Trump: mídia, opinião pública e a espiral do silêncio

AutorFernanda Magnotta - Victor Grinberg
CargoMestre e doutoranda pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) - Especialista em Mídia, Política e Sociedade pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP)
Páginas396-409
Direito autoral e licença de uso: Este artigo está licenciado sob uma Licença Creative
Commons. Com essa licença você pode compartilhar, adaptar, para qualquer m, desde que atribua a
autoria da obra, forneça um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações.
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2017v24n38p396
Trump: mídia, opinião pública e a espiral do silêncio
Trump: media, public opinion and the spiral of silence
Fernanda Magnotta1
Victor Grinberg2
Resumo: Após o desfecho de uma eleição presidencial histórica que consagrou
Donald Trump como 45º presidente dos Estados Unidos, muitos cientistas
políticos voltaram a analisar toda a trajetória da candidatura dos presidenciáveis
para entender o que levou as pesquisas de opinião a apontarem um resultado
diferente. Nesse sentido, esse trabalho busca explorar os acontecimentos desse
pleito desde o lançamento das candidaturas nas primarias, sob a ótica da teoria
da espiral do silêncio da Elisabeth Noelle-Neumann e conceitos adjacentes,
buscando interpolar o papel da mídia, o perl do eleitorado e a inuência desses
fatores na opinião pública desta eleição.
Palavras-chave: eleições presidenciais de 2016, mídia tradicional, opinião
pública, espiral do silêncio
Abstract: After a historic presidential election that lead Donald Trump to
be 45th president of the United States, many political scientists analyzed
the entire course of presidential candidates’ candidacy since the primaries to
understand what prompted opinion polls to point to a dierent outcome. This
work seeks to explore the events of this election since the announcement of
the candidacies from the perspective of the Elisabeth Noelle-Neumann’s spiral
of silence theory and adjacent concepts, seeking to interpolate the role of the
media, the prole of the electorate and the inuence of these factors on the
opinion public in the election.
Keywords: 2016 Presidential Elections, Traditional Media, Public Opinion,
Spiral of Silence
Artigo

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT