Um diálogo outro na formação dos professores: experiências, subjetividades, interfaces e mediações

AutorAmilton Alves de Souza, Antonio Amorim, Neide Maria Ferreira Lopes
CargoUniversidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil
Páginas419-439
Cadernos do CEAS, Salvador/Recife, v. 47, n. 256, p. 419-439, maio/ago. 2022 | ISSN 2447-861X
UM DIÁLOGO OUTRO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES:
EXPERIÊNCIAS, SUBJETIVIDADES, INTERFACES E MEDIAÇÕES
Another dialogue in teacher training: experiences, subjectivities, interfaces and
mediations
Amilton Alves de Souza
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil
Antonio Amorim
Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil
Neide Maria Ferreira Lopes
Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil
Informações do artigo
Recebido em 16/10/2022
Aceito em 16/11/2022
doi>: https://doi.org/10.25247/2447-861X.2022.n256.p419-439
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons
Atribuição 4.0 Internacional.
Como ser citado (modelo ABNT)
SOUZA, Amilton Alves de; AMORIM, Antonio; LOPES,
Neide Maria Ferreira. Um diálogo outro na formação dos
professores: experiências, subjetividades, interfaces e
mediações. Cadernos do CEAS: Revista Crítica de
Humanidades. Salvador/Recife, v. 47, n. 256, p. 419-
439, maio/ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.25247/2447-
861X.2022.n256.p419-439
Resumo
Este artigo trata de um diálogo outro na formação dos professores:
experiências, subjetividades, interfaces e mediações. Neste intuito,
propõe como objetivo geral: analisar de que maneira as experiências de si
contribuem na formação do cente continuada. E como objetivos
específicos: (I) identificar as percepções docentes sobre as experiências
de si e a subjetividade; (II) perceber que tipos de experiências são
construídas na sala de aula tendo as Tecnologias da Informação e
Comunicação (TICs) como interface; (III) refletir epistemologicamente
sobre as experiências de si, subjetividade e formação docente, a partir das
experiências da escola na modalidade Educação de Jovens e Adultos
(EJA). O problema investigado partiu da questão Como pensar a
formação docente continuada, a partir da experiência de si? A
metodologia foi pautada na abordagem qualitativa, e como instrumento
para coleta de dados foi adotado o questionário online, o qual contemplou
questões sobre a formação docente, subjetividades e tecnologias, a fim
de estabelecer uma relação entre fo rmação docente e as experiências. A
triangulação das informações foi representada por tabe las e descrição
das vozes dos sujeitos. Concluiu-se que a pesquisa abre novas
possibilidades sobre a formação docente continuada significativa,
imprimindo outros sentidos das aprendizagens e sabere s, a partir da
prática, apropriando-se por meio da experiência de si e de princípios
dialógicos, a reflexividade crítica e o encontro com o outro.
Palavras-Chave: Educação de Jovens e Adultos. Experiência. Formação
Docente Continuada. Subjetividade.
Abstract
This article deals with another dialogue in teacher education:
experiences, subjectivities, interfaces and mediations. For this, it
proposes as a general objective: To analyze how self-experience s
contribute to continuing teacher education. And as specific objectives: (I)
Identify teachers' perceptions about self-experiences and subjectivity; (II)
Realize what types of experiences are built in the classroom with
Information and Communication Technologies (ICTs) as an inter face; (III)
Reflect epistemologically on the experiences of the self, subjectivity and
teacher t raining, from the school experien ces in the Youth and Adult
Education (YAE) modality. The p roblem investigated s tarted with the
question: How to think about continuing teacher education, based on the
experience of oneself? The methodology was based on a qualitative
approach, and as an instrument for data survey, the online questionnaire
was adopted, which included questions about teacher training,
subjectivities and technologies, in order to establish a relationship
between teacher training and experien ces. The triangulation of
information was represented by tables, and the description of the
subjects' voices. It w as concluded that the research opens up new
possibilities for significant continuing teacher education, impressing
other meanings of learning and kn owledge, based on pract ice,
appropriating through the experience of oneself and dialogic principles,
critical reflexivity and the encounter with the Other.
Keywords: Youth and Adult Education. Experience. Continuing Teacher
Training. Subjectivity.
Cadernos do CEAS, Salvador/Recife, v. 47, n. 256, p. 419-439, maio/ago. 2022.
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Um diálogo outro na formação dos professores... | Amilton Alves de Souza, Antonio Amorim e Neide Maria Ferreira Lopes
INTRODUÇÃO
O presente estudo surge, a partir das leituras e das experiências de formação docente
continuada no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e das Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC), que foram vivenciadas pelos professores que lecionam na
modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no município de Araçás, bem como por nós
enquanto pesquisadores d e Tecnologias da infor mação e comunicação, subjetividades,
formação docente durante o curso da disciplina Formação D ocente e Docência Online:
Subjetividade, Interfaces e Mediação, no Programa de Pós-Graduação em Educação e
Contemporaneidade (PPGEduC).
As nossas experiências formativas durante o planejamento com os professores na
escola e as leituras/discussões realizadas no âmbito da formação docente, além das
experiências dos demais colegas durante as aulas do Programa de Pós-Graduação,
entrelaçados com as discussões e com as suas práticas docentes contribuíram com o desejo
de realizar uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, mas com discussão teórica sobre
experiência, formação docente, subjetividade e TIC, juntando com as experiências dos
docentes do município de Araçás-Ba, que lecionam na modalidade Educação de Jovens e
Adultos.
O problema que foi investigado apresenta o seguinte questionamento: Como pensar
a formação docente continuada, a partir da experiência de si? Ele nasce das nossas
inquietações durante os espaços e os tempos formativos docentes que ocorrem
semanalmente, no âmbito da escola. Durante as nossas formações ficávamos a indagar como
as nossas experiências na sala de aula nos ajudavam na formação e na reflexão da melhoria
da nossa prática docente. Tivemos sempre as temáticas de formação docente na EJA como
preocupação, a exemplo de: sujeito, subjetividade e modos de subjetivação e experiências,
subjetividades, interfaces e mediações.
Por isso, nesse contexto investigativo, propomos como objetivo geral: analisar como
as experiências de si contribuem na formação docente continuada. Propomos como
objetivos específicos: identificar as percepções docentes sobre as experiências de si e a
subjetividade; perceber que tipos de experiências são construídas na sala de aula tendo as
Tecnologias da informação e comunicação como interface; refletir epistemologicamente

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