Universidade Estadual de Campinas - Reitoria

Data de publicação13 Setembro 2022
SeçãoCaderno Executivo 1
52 – São Paulo, 132 (185) Diário Of‌i cial Poder Executivo - Seção I terça-feira, 13 de setembro de 2022
Universidade Estadual
Paulista
REITORIA
Retificação no Extrato de contrato publicado no DO
de 10-9-2022
Onde se lê: "Processo nº 158-2022; ......."
Leia-se: "Processo 1587-2022; ..."
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
CAMPUS DE ARAÇATUBA
FACULDADE DE ODONTOLOGIA
Extrato de Contratação - Nota de Empenho
Nota de Empenho nº 0799/0540
Processo nº 00651/2022-FOA
Modalidade de licitação: Pregão Eletrônico nº 06/2021-
FMVA - Ata de Registro de Preços nº 03/2021-FMVA
Contratante: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mes-
quita Filho”, Campus de Araçatuba, Faculdade de Odontologia
- CNPJ 48.031.918/0013-68
Contratada: Info-Sig Comércio de Suprimentos de Informá-
tica EIRELI - CNPJ 23.442.506/0001-56
Objeto: Aquisição de material de escritório, papelaria e
impressos.
Data da assinatura: 06/09/2022
Valor: R$ 2.000,00
Recursos orçamentários: Recursos do Tesouro do Estado,
Recursos Próprios - Administração Indireta e Recursos Próprios
- Administração Indireta - Superávit Financeiro, de classifi-
cação programática 12.364.1043.5304, 12.392.1043.5306 e
12.364.1043.5305, e categoria econômica 3.3.90.30.41 - Mate-
rial de Escritório, Papelaria e Impressos.
Prazo de entrega: 15 dias corridos.
Parecer jurídico nº: 486/2019-AJ, de 21/10/2019, da Asses-
soria Jurídica da UNESP.
Extrato de Contratação - Nota de Empenho
Nota de Empenho nº 0803/0542 e 0805/0543
Processo nº 00652/2022-FOA
Modalidade de licitação: Pregão Eletrônico nº 06/2021-
FMVA - Ata de Registro de Preços nº 03/2021-FMVA
Contratante: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mes-
quita Filho”, Campus de Araçatuba, Faculdade de Odontologia
- CNPJ 48.031.918/0013-68
Contratada: EPM Transportes & Logística EIRELI - CNPJ
40.889.986/0001-17
Objeto: Aquisição de artigos de higiene pessoal.
Data da assinatura: 06/09/2022
Valor: R$ 6.138,30
Recursos orçamentários: Recursos do Tesouro do Estado e
Recursos Próprios - Administração Indireta - Superávit Financei-
ro, de classificação programática 12.364.1043.5304 e categoria
econômica 3.3.90.30.15 - Artigos de Higiene Pessoal.
Prazo de entrega: 15 dias corridos.
Parecer jurídico nº: 486/2019-AJ, de 21/10/2019, da Asses-
soria Jurídica da UNESP.
Extrato de Contratação - Nota de Empenho
Nota de Empenho nº 0806/0544
Processo nº 00653/2022-FOA
Modalidade de licitação: Pregão Eletrônico nº 06/2021-
FMVA - Ata de Registro de Preços nº 03/2021-FMVA
Contratante: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mes-
quita Filho”, Campus de Araçatuba, Faculdade de Odontologia
- CNPJ 48.031.918/0013-68
Contratada: Castilhos & Gamba Conexões Comércio Ataca-
dista de Alimentos LTDA - CNPJ 40.738.368/0001-76
Objeto: Aquisição de artigos de higiene pessoal.
Data da assinatura: 06/09/2022
Valor: R$ 1.922,25
Recursos orçamentários: Recursos do Tesouro do Estado,
de classificação programática 12.364.1043.5304 e categoria
econômica 3.3.90.30.15 - Artigos de Higiene Pessoal.
Prazo de entrega: 15 dias corridos.
Parecer jurídico nº: 486/2019-AJ, de 21/10/2019, da Asses-
soria Jurídica da UNESP.
Extrato de Contratação - Nota de Empenho
Nota de Empenho nº 0807/0015, 0808/0545, 0810/0547
e 0811/0016
Processo nº 00654/2022-FOA
Modalidade de licitação: Pregão Eletrônico nº 03/2021-
FMVA - Ata de Registro de Preços nº 02/2021-FMVA
Contratante: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mes-
quita Filho”, Campus de Araçatuba, Faculdade de Odontologia
- CNPJ 48.031.918/0013-68
Contratada: A F R Distribuidora de Produtos LTDA - CNPJ
34.813.172/0001-04
Objeto: Aquisição de material médico, hospitalar e odon-
tológico.
Data da assinatura: 06/09/2022
Valor: R$ 1.351,00
Recursos orçamentários: Recursos do Tesouro do Estado,
Recursos Próprios - Administração Indireta e Recursos Próprios
- Administração Indireta - Superávit Financeiro, de classifi-
cação programática 12.364.1043.5304, 12.392.1043.5306 e
12.364.1043.5305, e categoria econômica 3.3.90.30.31 - Mate-
rial Médico, Hospitalar e Odontológico.
Prazo de entrega: 15 dias corridos.
Parecer jurídico nº: 486/2019-AJ, de 21/10/2019, da Asses-
soria Jurídica da UNESP.
Extrato de Contratação - Nota de Empenho
Nota de Empenho nº 0812/0548, 0813/0016 e 0815/0550
Processo nº 00655/2022-FOA
Modalidade de licitação: Pregão Eletrônico nº 03/2021-
FMVA - Ata de Registro de Preços nº 02/2021-FMVA
Contratante: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mes-
quita Filho”, Campus de Araçatuba, Faculdade de Odontologia
- CNPJ 48.031.918/0013-68
Contratada: Volpi Distribuidora de Drogas LTDA - CNPJ
64.533.797/0001-75
Objeto: Aquisição de material médico, hospitalar e odon-
tológico.
Data da assinatura: 06/09/2022
Valor: R$ 13.568,40
Recursos orçamentários: Recursos do Tesouro do Estado,
Recursos Próprios - Administração Indireta e Recursos Próprios
- Administração Indireta - Superávit Financeiro, de classificação
programática 12.364.1043.530 e, 12.392.1043.5306, e cate-
goria econômica 3.3.90.30.31 - Material Médico, Hospitalar e
Odontológico.
Prazo de entrega: 15 dias corridos.
Parecer jurídico nº: 486/2019-AJ, de 21/10/2019, da Asses-
soria Jurídica da UNESP.
Extrato de Contratação - Nota de Empenho
Nota de Empenho nº 0816/0017, 0817/0551 e 0818/0552
Processo nº 00656/2022-FOA
Modalidade de licitação: Pregão Eletrônico nº 07/2021-
FMVA - Ata de Registro de Preços nº 01/2022-FMVA
Contratante: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mes-
quita Filho”, Campus de Araçatuba, Faculdade de Odontologia
- CNPJ 48.031.918/0013-68
Contratada: Cirúrgica São José LTDA - CNPJ
55.309.074/0001-04
Objeto: Aquisição de material médico, hospitalar e odon-
tológico.
Data da assinatura: 06/09/2022
Valor: R$ 201,00
INSTITUTO OCEANOGRÁFICO
INSTITUTO OCEANOGRÁFICO
COMUNICADO
O Diretor do Instituto Oceanográfico da USP homologa o
resultado da Eleição para representantes discentes de diver-
sos Colegiados do Instituto Oceanográfico (Portaria IOUSP nº
40/2022), com mandatos de um ano, a contar de 14 de setembro
de 2022. Encerrado o período previsto para recursos, segue
relação dos representantes titulares e respectivos suplentes: (a)
Congregação, eleito pelos pós-graduandos: Rafaela Farias do
Nascimento (titular), sem suplente. (b) Congregação, eleito pelos
graduandos: Luiz Rafael Castro Lopes e Souza (titular), Iasmin
Dias Domingues de Souza (suplente). (c) Comissão de Pós-Gra-
duação: Henrique Amato Peres (titular), Luiza Ferreira Soares
(suplente). (d) Voto para Comissão de Ética e Direitos Humanos,
eleito pelos pós-graduandos: Francesco Silveira Machado Chio-
atto (titular) Camila Aya Tanaka Kato (suplente). (e) Comissão de
Ética e Direitos Humanos, eleito pelos graduandos: Sofia Zucchi
de Souza (titular), Júlia Lima Monteiro de Carvalho (suplente). (f)
Comissão de Graduação: Nathalia Kushiyama Gomes de Souza
(titular), Andressa Lopes Pereira (suplente). (g) Comissão de
Coordenação e Acompanhamento: Giovanna de Araújo Trindade
Pedrão (titular), Júlia Lopes Felitte (suplente). (h) Voto para
Programa Acadêmico de Médio e Longo Prazo: Stefany Sarah
Lorenzeto de Souza (titular), Tatiane Leite Ramos (suplente).
(i) Conselho Técnico-Administrativo: Andressa Lopes Pereira
(titular), Natália Rossi Jorge (suplente). (j) Comissão de Cultura
e Extensão Universitária: Sarah Ferreira Lopes Queiroz (titular),
Júlia Lopes Felitte (suplente). (k) Comissão de Pesquisa: Júlia
Lima Monteiro de Carvalho (titular), sem suplente. (l) Conselho
do Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica:
Natália Rossi Jorge (titular), sem suplente. (m) Conselho de
Departamento de Oceanografia Biológica: Mariano Gonçalves
Bastos (titular), sem suplente.
Não houve representação discente eleita para a Comissão
Local de Qualidade de Vida e Segurança e para o Grupo de
Políticas Públicas do IOUSP.
INSTITUTO DE PSICOLOGIA
Universidade de São Paulo
Instituto de Psicologia
Processo 2022.1.429.47.7
Empenho 03088638 / 2022
Em atendimento ao parágrafo 1° do artigo 5° da Portaria
USP GR-4.710, de 25-02-2010, justificamos que o pagamento
ao fornecedor Tilibra S/A Produtos de Papelaria, referente a
nota fiscal eletrônica n. 1280962, Série 1, de 18-07-2022, não
obedeceu à ordem cronológica por problemas administrativos.
INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS
INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO CARLOS
Processo: 22.1.518.75.5.
Convenentes: Universidade de São Paulo, no interesse
do Instituto de Química de São Carlos, e The Regents of the
University of Michigan (EUA), no interesse do Departament of
Chemistry.
Objeto: Cooperação acadêmica na área de Química, a
fim de promover o intercâmbio de docentes/pesquisadores,
estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação (com
reconhecimento mútuo de estudos de graduação) e membros
da equipe técnico-administrativa das respectivas instituições.
Recursos financeiros envolvidos: Não há.
Data da assinatura: 09/09/2022.
Vigência: 5 anos.
Universidade Estadual
de Campinas
REITORIA
Despacho do Diretor Executivo de Administração
12-09-2022
Ratificando com fundamento no inciso I, do artigo 25, da
Lei Federal nº 8666/93, o ato de declaração de inexigibilidade
de licitação do Senhor Diretor Adjunto do Sistema de Bibliotecas
da Unicamp (Biblioteca Central Cesar Lattes/BCCL/Unicamp)
visando à contratação direta da empresa PEARSON EDUCATION
DO BRASIL LTDA., para assinatura de biblioteca virtual de
coleção de livros em português para graduação 2022. Processo
16-P-34114/2022.
DIRETORIA EXECUTIVA DE ADMINISTRAÇÃO
DIRETORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO
Finanças
Comunicado
Em cumprimento ao artigo 5º da Lei Federal - 8.666/1993,
apresentamos justificativa das alterações na ordem cronológica
dos pagamentos realizados no mês de 8/2022.
Os pagamentos relacionados abaixo não foram efetuados
no vencimento devido ao credor estar inscrito no Cadin Estadual.
Data Valor Credor NLD Empenho
30/08/2022 230,40 26921908000202 21523/2022 11352/2022
Comunicado
Em cumprimento ao artigo 5º da Lei Federal - 8.666/1993,
apresentamos justificativa das alterações na ordem cronológica
dos pagamentos realizados no mês de 8/2022.
Os pagamentos relacionados abaixo não foram efetuados
no vencimento devido a não disponibilização em tempo hábil
da documentação para o pagamento.
Data Valor Credor NLD Empenho
05/08/2022 72,85 51462471000152 22554/2022 11046/2022
19/08/2022 3500,00 43251668000114 29358/2022 2080/2022
Divisão de Contratos
Termo Aditivo nº 02 ao Contrato nº 54/2021 - Processo
01-P-11792/2021. Contratante: Universidade Estadual de Cam-
pinas - Contratada: União Alimentação e Serviços Terceirizados
Ltda. O presente termo tem por objeto: 1. Acrescer ao contrato o
valor de R$ 129.849,66 correspondente, até o fim da vigência, a
21,35% do valor inicial atualizado do contrato, conforme especi-
ficado no Anexo I; 2. Com o acréscimo o valor global do contrato
passa a ser de R$ 738.129,06; 3. As alterações passam a vigorar
a partir de 09/09/2022. Data da assinatura: 08/09/2022.
UNIDADES UNIVERSITÁRIAS
HOSPITAL DA MULHER PROF. DR. JOSÉ
ARISTODEMO PINOTTI - CTO. DE ATENÇÃO
INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER
Termo de Rescisão Unilateral
Processo nº 27P-9505/2021 - A Universidade Estadual de
Campinas, neste ato legal e estaturiamente representada, com
de rescindir a autorização de fornecimento (AF) nº 537/2022,
celebrada com a empresa MICROTECNICA INFORMÁTICA LTDA.,
inscrita no CNPJ nº 01.590.728/0006-98. Fica garantido o direito
de recurso no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados da data
de publicação deste ato, com vistas franqueadas aos autos do
processo para fins de direito.
trário à decisão da CCP referente ao processo seletivo inteiro,
deverá ser interposto pelo interessado no prazo máximo de 10
(dez) dias úteis, contados da data de divulgação do resultado
desta etapa. 4. DOCUMENTOS EXIGIDOS NA MATRÍCULA DO
CANDIDATO. 4.1 Os candidatos aprovados deverão apresentar
os seguintes documentos disponíveis na Secretaria do Programa
para efetivação da matrícula: 4.1.1 formulário de “Matrícula
Inicial” (disponível na secretaria do programa); 4.1.2 formulário
“Ciente do Ingressante” (disponível na secretaria do programa);
4.1.3 formulário de “Solicitação de Bolsas” (disponível na secre-
taria do programa); 4.1.4 Entregar na Secretaria do Programa (a)
o Comprovante da Solicitação de Permissão, (b) ou Comprovante
da Solicitação de Isenção, (c) ou Comprovante de Submissão de
Proposta à Comissão de Ética no Uso de Animais (detalhes no
link: http://fisio.icb.usp.br:4882/posgraduacao/etica/index_etica.
html) do ICB da USP (ou solicitação de isenção), ou Comprovan-
te de submissão à Plataforma Brasil de Proposta de Projeto de
Pesquisa em Humanos a ser avaliado pela comissão de Ética em
Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do ICB da USP, mesmo que
realize o projeto e/ou experimentos em outra Unidade da USP ou
Instituição de Ensino Superior (ver detalhe abaixo).IMPORTAN-
TE: Documentos da Comissão de Ética. A CPG/ICB-USP, em reu-
nião realizada em 18/02/2014, estabeleceu que: A matrícula de
um(a) aluno(a) aprovado(a) nos Programas de Pós-Graduação
do ICB só poderá ser efetuada mediante a apresentação de um
dos seguintes documentos: a) Comprovante da Solicitação de
Permissão de uso de animais, emitido pela Comissão de Ética
no Uso de Animais do ICB (CEUA-ICB/USP), quando o projeto
de pesquisa incluir manipulação de animais experimentais; b)
Comprovante da Solicitação de Permissão de uso de material
humano emitido pela Comissão de Ética em Pesquisa Envol-
vendo Seres Humanos do ICB (CEPSH-ICB/USP), quando os
estudos forem realizados em seres humanos; c) Comprovante
da Solicitação de Isenção de análise do projeto da Comissão de
Ética do ICB/USP, quando o estudo não implicar em coleta nem
uso de amostras biológicas e/ou células primárias provenientes
de seres humanos ou de animais que não estiverem sob a égide
seres humanos ou outros animais como veículo ou hospedeiro
para coleta e manutenção de insetos ou organismos invertebra-
dos. OBSERVAÇÃO: Vale lembrar que para cada situação acima
há um formulário específico de encaminhamento e solicitação,
assim como documentação pertinente. (http://www.fisio.icb.usp.
br/posgraduacao/etica/index_etica.html) OBSERVAÇÃO: não é
de responsabilidade da Secretaria do Programa alertar sobre
a questão acima. Ao contrário, são responsabilidades do aluno
(a)/candidato(a) aprovado (a) e de seu(ua) orientador(a) o
conhecimento dos prazos para entrega do material, do tempo
de tramitação e das providências necessárias; OBSERVAÇÃO: No
caso de dúvidas sobre o preenchimento e análise do processo
entre em contato por telefone (11) 3091-7733 ou cep@icb.usp.
br, A/C Janicleide de Lima Monteiro (secretária da Comissão de
Ética). A responsabilidade pela verificação de tais documentos é
da Coordenadoria/Secretaria de cada Programa. 4.2 Aos Estran-
geiros - De acordo com a Circular 33/2011 de 31/08/2011: 4.2.1)
Fica autorizada em caráter excepcional a matrícula do(a)s Estu-
dantes Estrangeiros nos programas de pós-graduação, portando
apenas o passaporte com o visto de estudante, acompanhado
do agendamento do Registro/Emissão de Carteira Identidade de
Estrangeiro, emitido pela Polícia Federal; 4.2.2) Após o compare-
cimento do(a) estudante a Polícia Federal, na data marcada, o(a)
interessado(a) deverá apresentar na Secretaria do [Programa de
Pós-Graduação de Fisiologia Humana] o protocolo/documento
expedido pela Polícia Federal, com o número do RNE, no prazo
máximo de 15 dias para regularização do cadastro no Sistema
Janus. 5. CONCESSÃO DE BOLSAS-AUXÍLIO. A aprovação no pro-
cesso seletivo aqui regulamentado não implica em recebimento
automático de bolsa do programa. A atribuição de bolsas aos
(às) candidato(a)s selecionado(a)s dependerá da disponibilidade
das mesmas e das regras e critérios vigentes determinados pela
Comissão Coordenadora do Programa (CCP).
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
PORTARIA IGc-08, de 12-09-2022
O Diretor do Instituto de Geociências da Universidade de
São Paulo, no uso de suas atribuições conferidas pela Portaria
GR 6561 de 16/06/2014 e com base no Artigo 67 da Lei Federal
8.666/93 e suas alterações posteriores, e no Artigo 10 do Decre-
to Estadual 42.857/1998, resolve:
Art. 1º — Designar os funcionários Julio de Jesus dos
Santos; Claudio Lima Rodrigues; Maria Celestina da Silva; Maria
Ivone Basso; Largila Regina Barboza Malheiros Figueira; Iolanda
Hiybali Guibo Nakasima; Solange Moni; Angela Mitie Nishimura;
Rita de Cássia Angelino da Silva, Claudia de Queiros Macedo,
Clodoaldo Machado Alcântara, Paulo Christian Pires e Carlos de
Alexandre de Camargo Dias, para constituírem a Comissão para
Julgamento de Licitações, nas modalidades contempladas pela
Lei Federal nº 8.666/1993 e alterações posteriores.
Art. 2º — A presidência da Comissão para Julgamento de
Licitações caberá ao funcionário Solange Moni, sendo substituí-
do nos seus impedimentos por Angela Mitie Nishimura.
Art. 3º — Esta Portaria entrará em vigor a partir de sua
publicação e terá validade por um ano.
Prof. Dr. Caetano Juliani
Diretor
PORTARIA IGc-09, de 12-09-2022
O Diretor do Instituto de Geociências da Universidade de
São Paulo - USP, no uso de suas atribuições conferidas pela
Portaria GR 6561 de 16/06/2014; e com base no Artigo 3º da Lei
Federal 10.520/2002, combinando com o disposto no insciso IV
do artigo 3º do Decreto Estadual 47.297 de 06/11/2002, resolve:
Art. 1º — Designar os funcionários Solange Moni – Cer-
tificação Fundap 162174, para atuar como Pregoeira nos
procedimentos licitatórios a serem instaurados no Instituto de
Geociências USP, nas modalidades Pregão Presencial, objetivan-
do a aquisição de bens e serviços comuns de valores abaixo de
R$ 650.000,00.
Art. 2º - Designar as funcionárias Angela Mitie Nishimura
- Certificação FUNDAP 324376 e Solange Moni – Certificação
Fundap 162174, para atuarem como Pregoeiras nos procedi-
mentos licitatórios a serem instaurados no Instituto de Geo-
ciências USP na modalidade Pregão Eletrônico, objetivando a
aquisição de bens e serviços comuns de valores abaixo de R$
650.000,00.
Art. 3º — Para compor a equipe de apoio ficam designados
os funcionários: Rita de Cássia Angelino da Silva Claudia de
Queiros Macedo, Erickson Zanon, Maria Ivone Basso, Maria
Celestina da Silva, Julio de Jesus dos Santos, Largila Regina
Barboza Malheiros Figueira; Iolanda Hiybali Guibo Nakasima ;
Clodoaldo Machado Alcântara, Paulo Christian Pires e Carlos de
Alexandre de Camargo Dias.
Art. 4º — Os Pregoeiros acima designados poderão atuar
como suplentes do Pregoeiro e-ou membros da equipe de apoio.
Art. 5º — Esta Portaria entrará em vigor a partir de sua
publicação e terá validade por um ano.
Prof. Dr. Caetano Juliani
Diretor
INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
Processo 2022.1.1406.45.4, Compra 157388/2022. Contra-
tada: Nova Alagoas Suprimentos para Escritorio Eireli - Objeto:
Materiais de Escritorio. Classificação dos recursos: 33903041
- Tesouro do Estado. Classificação Funcional Programática:
12.364.1043.5305. Multa pecuniária no valor de R$ 45,17
pelo atraso de 22 dias na entrega do objeto constante na
nota de empenho 03626435, conforme artigo 5 da Resolução
7601/2018.
2.1.2.6.2. Função, composição e regulação da secreção biliar,
gástrica e pancreática e salivar. 2.1.2.6.3. Princípios gerais da
digestão enzimática no trato gastrointestinal e da absorção de
macronutrientes, água e eletrólitos. FISIOLOGIA ENDÓCRINA.
2.1.2.7.1. Receptores hormonais e mecanismos de secreção
hormonal. 2.1.2.7.2. Transporte depuração hormonal e retroali-
mentação. 2.1.2.7.3. Efeitos biológicos dos hormônios clássicos.
Bibliografia sugerida: Fisiologia. Berne & Levy. Editora Elsevier,
sétima edição. Fisiologia. Aires. Editora Guanabara Koogan,
quinta edição. Fisiologia Básica. Rui Curi & Joaquim Procópio.
Editora Guanabara Koogan, segunda edição. 2.1.3 Data da
prova 29/11/2022 – das 9h00 às 11h30: a prova de Fisiologia
(1a etapa) será realizada de forma digital e remota, com moni-
toramento online pela Comissão. 2.1.4 Dinâmica de realização
da prova de conhecimentos gerais em fisiologia. 2.1.4.1 Cada
candidato (a) terá sua prova identificada somente pelo número
USP. 2.1.4.2. Durante a realização da prova de conhecimentos
gerais em fisiologia, o (a) candidato (a) deverá ter a câmera
aberta e microfone fechado. O(A) candidato(a) que ferir os
preceitos éticos sobre uma prova individual será desclassificado
(a) do processo seletivo. 2.1.5 Divulgação do resultado da prova
de conhecimentos gerais em fisiologia. 2.1.5.1 Nesta etapa não
haverá divulgação das notas. Será divulgado somente a lista
dos candidatos aprovados para a segunda etapa do processo
seletivo no site do Programa de Pós-Graduação (http://posfisio.
icb.usp.br/). 2.1.5.2 A secretaria do Programa não divulgará
resultados por ligação telefônica. 2.1.5.3 O recurso contrário
à decisão da CCP referente a avaliação da prova, deve ser
interposto pelo interessado até as 12h00 do dia 21/12/2022 (4ª
feira). O recurso deve conter, de forma pormenorizada, as razões
que o motivaram. 2.2. DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA A
2a ETAPA DE AVALIAÇÃO(ELIMINATÓRIA) – envio para o e-mail
posfisio@icb.usp.br:
Os candidatos classificados na prova de conhecimentos
gerais em fisiologia (1ª etapa) deverão apresentar os docu-
mentos abaixo relacionados (obrigatórios) para a 2a etapa
de avaliação que constará da análise curricular e arguição do
projeto de pesquisa. 2.2.1 Projeto de Pesquisa. 2.2.1.1 Do con-
teúdo e formatação do projeto: Enviar 1 (uma) cópia no formato
eletrônico PDF do projeto de pesquisa que deve ser apresentado
de maneira clara e resumida, ocupando no máximo 8 páginas
digitadas em espaço simples, contendo: Resumo (máximo 20
linhas); Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia
fundamental;
Objetivos; Plano de trabalho e cronograma de sua exe-
cução; Material e métodos; Forma de análise dos resultados.
Bibliografia
2.2.1.2 Do idioma do projeto: O idioma do projeto, bem
como o idioma da arguição, será o português. Excepcionalmente,
ambos poderão ser em inglês. Nesse caso, o candidato deverá
entregar um requerimento circunstanciado com a necessária
antecedência para avaliação da CCP, que será avaliado em até
72 horas. 2.2.2 Currículo Acadêmico 2.2.2.1 Enviar 1 (uma) cópia
do Currículo Lattes atualizado do candidato no formato eletrô-
nico PDF sem necessidade da documentação comprobatória
(http://lattes.cnpq.br), contendo o ORCID do candidato(a) (http://
posfisio.icb.usp.br/wp-content/uploads/2020/07/Tutorial_ORCID.
pdf
Em nenhuma hipótese será aceito outro tipo de currículo.
2.2.3 Certificado de proficiência em idiomas. 2.2.3.1) Comprova-
ção de PROFICIÊNCIA NO IDIOMA INGLÊS – envio para o e-mail
posfisio@icb.usp.br (ETAPA ELIMINÁTORIA). A comprovação de
proficiência em idiomas é obrigatória e de caráter eliminatório
para a realização do exame de ingresso. 2.2.3.2 DA PROFICIÊN-
CIA NA LÍNGUA INGLESA: A proficiência no idioma inglês será
exigida na ANÁLISE CURRICULAR E ARGUIÇÃO DO PROJETO
DE PESQUISA de todos os candidatos. Para isso exige-se o grau
Suficiente emitido pelo Centro de Línguas da FFLCH/USP após a
realização de sua prova. O exame de Suficiência terá validade
de 5 (cinco) anos para efeitos de seleção. Este setor fornece
somente uma LISTA do que obtiveram o Grau Suficiente. i - O
Grau Suficiente é obtido com nota 7 para Doutorado Direto.
ii – O Grau Suficiente é obtido com nota 6 para o Mestrado. As
inscrições para a Prova de Inglês deverão ser feitas no período
indicado no link do Centro Interdepartamental de Línguas da
FFLCH/USP: http://clinguas.fflch.usp.br/. - Inscrições: calendário
no sítio (site) http://clinguas.fflch.usp.br/ - Prova: calendário no
sítio (site) http://clinguas.fflch.usp.br/ IMPORTANTE: São consi-
derados equivalentes para a demonstração da proficiência na
língua inglesa os CERTIFICADOS emitidos pelas entidades e com
as exigências descritas abaixo: a – TEAP – válido por 5 anos. i –
50 pontos para os candidatos a Mestrado; ii – 60 pontos para os
candidatos a Doutorado Direto e Doutorado, portador do título
de Mestre. b – WAP – válido por 5 anos;
i – 50 pontos para os candidates a Mestrado; ii – 60 pontos
para os candidatos a Doutorado Direto e Doutorado. Portador
do título de Mestre.
c - TOEFL iBT – válido por 5 anos; i – 50 pontos para os
candidatos a Mestrado; ii – 60 pontos para os candidatos a
Doutorado Direto e Doutorado, portador do título de Mestre. d -
TOEFL ITP – válido por 5 anos; i – 450 pontos para os candidatos
a Mestrado; ii – 500 pontos para os candidatos a Doutorado
Direto e Doutorado portador do título de Mestre. e – Exames
da Universidade de Cambridge: e1. – PET - válido por 5 anos;
i - Aprovação níveis B e C para os candidatos a Mestrado ii -
Aprovação níveis B e C para os candidatos a Doutorado Direto
e Doutorado portador do título de Mestre. e2. – FCE - válido
por 5 anos; i - Aprovação níveis A, B ou C para os candidatos
a Mestrado. ii - Aprovação níveis A e B para os candidatos a
Doutorado Direto e Doutorado portador do título de Mestre. e3.
– CAE - válido por 5 anos; i - Aprovação níveis A, B ou C para os
candidatos a Mestrado. ii - Aprovação níveis A e B para os can-
didatos a Doutorado Direto e Doutorado portador do título de
Mestre. e4. – IELTS – válido por 5 (cinco) anos. i - 4,5 pontos para
os candidatos a Mestrado. ii - 5,5 pontos para os candidatos a
Doutorado Direto e Doutorado portador do título de Mestre.
OBSERVAÇÃO: Candidatos nativos de países de língua inglesa
estão dispensados da proficiência em inglês. 2.2.4 Critérios de
seleção dos candidatos na 2a etapa. Os critérios de seleção na
2a etapa de avaliação do(a)s candidato (a)s serão baseados na
análise curricular e na arguição do projeto de pesquisa por uma
comissão avaliadora. A nota da Análise Curricular e Arguição
do Projeto de Pesquisa é de 0 a 10. A nota da 2ª etapa é com-
posta pela média aritmética das notas atribuídas da Arguição
do Projeto de Pesquisa e do Currículo Lattes. Nesta etapa o(a)
candidato(a) deve demonstrar pleno conhecimento do contexto
e relevância do projeto a ser desenvolvido. No Currículo Lattes
serão considerados: a) produção científica (peso 5), b)formação
geral (peso 3), c) estágios e cursos realizados (peso 2).Para o(a)
s candidato(a)s ao Mestrado: a média mínima da 1ª e 2ª etapa
será 6,0 (seis). Para o(a)s candidato(a)s ao Doutorado Direto: a
média mínima da 1ª e 2ª etapa será 8,0 (oito). OBSERVAÇÃO 1:
A nota final do processo seletivo é a média da 1ª e 2ª etapa.
OBSERVAÇÃO 2: A lista dos aprovados com a média final estará
disponível por 1 semana no site do Departamento de Fisiologia
e Biofísica (http://fisio.icb.usp.br). OBSERVAÇÃO 3: Devido à
exigência do Sistema de Controle Administrativo Janus, o can-
didato aprovado nesta etapa deverá se matricular no Programa
de Pós-Graduação em até 30 dias. 2.2.5 Datas para a 2a etapa
do processo seleção 2.2.5.1) Entrega da documentação: os
candidatos classificados na 1a etapa (prova de conhecimentos
gerais em fisiologia) deverão entregar a documentação referente
à 2a etapa (análise curricular e arguição do projeto) até às
15h00 do dia 06/02/2023. 2.2.5.2) Análise Curricular e Arguição
do Projeto de Pesquisa: essa etapa do processo seletivo acon-
tecerá no dia 10/02/2023, a partir das 9h00 via Google Meet.
A CCP de Fisiologia Humana determinará os membros de uma
comissão julgadora que participará da avaliação dos candidatos.
3. VAGAS: São oferecidas 30 vagas neste edital. O recurso con-
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
terça-feira, 13 de setembro de 2022 às 05:04:46

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