Universidade Estadual Paulista - Reitoria

Data de publicação30 Outubro 2023
68 – São Paulo, 133 (105) Diário Ofi cial Caderno Executivo - Seção I segunda-feira, 30 de outubro de 2023
Art. 299: omitir, em documento público ou particular, decla-
ração que dele devia constar, ou nele inserir declaração falsa ou
diversa da que devia ser escrita, com fim de prejudicar direito, criar
obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:
Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o docu-
mento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o
documento é particular.
Portaria GR nº 109/2023, de 25/10/2023
Designa Presidente da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da
Universidade Estadual de Campinas.
O Reitor da Universidade Estadual de Campinas, no uso de
suas atribuições legais, e em vista do disposto no §1º, artigo 5º
da Resolução GR-014/2019, de 03/04/2019, baixa a seguinte
Portaria:
Artigo 1º - Reconduz a Dra. Ana Carolina de Moura Delfim
Maciel para exercer a Presidência da Cátedra Sérgio Vieira de
Mello da Universidade Estadual de Campinas.
Artigo 2º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua
publicação.
DIRETORIA EXECUTIVA DE ADMINISTRAÇÃO
DIRETORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO
Divisão de Contratos
Apostilamento nº 04 ao Contrato 78/2019 - Processo 01-P-
02094/2019. Contratante: Universidade Estadual de Campinas.
Contratada: KUHL ENGENHARIA E CONSTRUCAO EIRELI - ME.
Com fundamento no art. 65, § 8º, da Lei Federal nº 8.666/93, os
valores unitários ficam reajustados em 4,29%, conforme varia-
ção do IPC-FIPE - Decreto Estadual nº 48.326/2003, no período
de 05/2022 a 05/2023. Com este reajuste a nova base mensal
é de R$ 142.793,31.
EXTRATO DE CONTRATO
CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Nº 260/2023 -
PROCESSO Nº 20-P-19429/2022 - CONTRATANTE: Universidade
Estadual de Campinas - CITY CONNECT SOLUÇÕES EM TECNO-
LOGIA LTDA.- OBJETO: prestação de serviços de monitoramento
de sistemas e ambientes computacionais, conforme especi-
ficações detalhadas no Anexo I. - VALOR: 323.679,36, cujas
despesas correrão à conta de verbas orçamentárias na funcional
programática 12.122.1043.6351 e no elemento econômico
3339-99 do orçamento da Universidade. - MODALIDADE: Pregão
Eletrônico DGA 537/2023 homologada em 29/09/2023 pela
autoridade competente. VIGÊNCIA: A vigência do contrato será
de 12 (doze) meses, contados a partir de 01/11/2023, podendo
ser prorrogada, mediante termo aditivo, na forma do inciso II do
artigo 57 da Lei Federal n.º 8.666/1993, desde que haja justifica-
tiva por escrito e autorização pela autoridade competente. DATA
DE ASSINATURA: 27/10/2023.
Universidade Estadual
Paulista
REITORIA
RESOLUÇÃO UNESP 103, DE 18-10-2023
Estabelece a estrutura curricular do curso de Arquivologia
da Faculdade de Filosofia e Ciências do câmpus de Marília.
O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO
DE MESQUITA FILHO”, no uso das atribuições que lhe foram
conferidas pelo inciso IX, do artigo 24, do Regimento Geral,
nos termos do Despacho 106-2022 - CCG/SG, tendo em vista o
deliberado pela CCG, em sessão de 1-12-2022, com fundamento
no artigo 24A, inciso II, alínea b do Estatuto; nos termos do Des-
pacho 343-2022 - CEPE/SG, deliberado pelo CEPE, em sessão de
6-12-2022, com fundamento no artigo 24, inciso VIII do Estatuto;
baixa a seguinte RESOLUÇÃO:
Artigo 1º - O currículo do curso de Arquivologia da Faculda-
de de Filosofia e Ciências do câmpus de Marília será integrado
por Disciplinas obrigatórias do núcleo comum com o curso de
Biblioteconomia, Disciplinas obrigatórias, Disciplinas Optativas,
Estágio Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso e Ati-
vidades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão
Universitária.
Parágrafo Único - O número mínimo de créditos a ser inte-
gralizado será de 178 créditos/2.670 horas.
Artigo 2º - O elenco de Conteúdos Obrigatórios e respecti-
vos créditos constarão do anexo a esta resolução.
Artigo 3º - O aluno deverá cumprir:
I - 124 créditos (1.860 horas) em disciplinas obrigatórias;
II - 10 créditos (150 horas) em disciplinas optativas;
III - 8 créditos (120 horas) no Trabalho de Conclusão de
Curso
IV - 12 créditos (180 horas) no Estágio Supervisionado;
V - 6 créditos (90 horas) em Atividades Complementares;
VI - 18 créditos (270 horas) Atividades Curriculares de
Extensão Universitária.
Artigo 4º - A matrícula será feita por disciplinas ou conjunto
de disciplinas.
Artigo 5º - O prazo mínimo e máximo de integralização do
curso será de quatro e seis anos, respectivamente.
Artigo 6º - Esta resolução entra em vigor na data de sua
publicação.
(Proc. 548-2012-Vol. 5-FFC)
ANEXO À RESOLUÇÃO UNESP 103-2023
I - DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS – CRÉDITOS
Ambientes Arquivísticos Digitais 4
Arquivos Correntes e Intermediários 4
Arquivos Institucionais 4
Arquivos Permanentes 4
Atuação Profissional em Arquivologia 2
Classificação Arquivística 4
Descrição Arquivística 4
Diplomática 4
Documentação Notarial 2
Escrita Científica 4
Fundamentos da Biblioteconomia 2
Fundamentos das Ciências da Comunicação e da Informação 4
Fundamentos Teóricos da Arquivologia 2
Gestão da Informação e do Conhecimento 2
Gestão de Documentos Digitais 4
História do Brasil Contemporâneo 4
História dos Arquivos e Bibliotecas no Brasil 4
Introdução à Extensão Universitária 2
Introdução ao Direito Administrativo 4
Introdução ao Direito Público e Privado 4
Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação 4
Legislação e Políticas Públicas em Arquivo 2
Linguagens e Gêneros Documentais 4
Memória e Patrimônio 4
Metadados de Objetos Digitais em Arquivos 2
Metodologia Científica 4
Metodologia da Pesquisa Científica 4
Normalização de Trabalhos Acadêmicos 2
Organização, Sistemas e Métodos para Arquivos 2
Paleografia 2
Planejamento e Gestão Organizacional 4
Políticas de Preservação Documental 2
Preservação e Autenticidade Digital 4
Produção Documental 4
Serviços e Usuários de Informação em Arquivos 2
Sociedade, Cultura e Registros do Conhecimento 4
Teoria Geral da Administração 4
Vocabulários Controlados em Arquivos 2
A crise do Antigo Regime europeu: Liberalismo e revoluções
burguesas.
Período Contemporâneo
A crise dos impérios coloniais, os processos de independên-
cia e a formação dos Estados-nações nas Américas.
A consolidação do Estado burguês; nacionalismo e revolu-
ções no século XIX.
As transformações do mundo do trabalho: a formação do
sistema fabril e do trabalhador assalariado; industrialização e
urbanização; as doutrinas socialistas; abolicionismos e a crise do
escravismo; permanências e rupturas nas formas de escravidão;
as migrações em massa.
Pensamento e cultura no século XIX: filosofia, arte e política.
O imperialismo europeu; expansão industrial e nova partilha
colonial.
O pensamento filosófico no século XIX.
O Brasil no século XIX – da chegada da corte portuguesa
à proclamação da República: aspectos políticos, econômicos,
sociais e culturais.
Intelectuais, imprensa e protagonismos politico-culturais
nas Américas.
A questão da escravidão e do tráfico transatlântico: pro-
cessos e legados.
A República no Brasil até 1930: política, movimentos
sociais, economia, crises e cultura.
O Brasil entre 1930-1945: política, movimentos sociais,
economia, crises e cultura.
As revoluções no século XX: México, Rússia, China, Cuba.
A crise do liberalismo político e econômico após 1929.
Fascismos e regimes totalitários.
As guerras mundiais e a formação de um mundo polarizado.
A guerra fria e as zonas de tensão internacional.
Populismos na América Latina e na Europa.
Origens históricas dos conflitos no Oriente Médio. A criação
de Israel e a questão palestina.
História do tempo presente
Os processos de descolonização na África e na Ásia.
A ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985): estado de
exceção, processos sociais, políticos, culturais, a questão das
memórias e a violação dos direitos humanos.
O Brasil após-1985: política, movimentos sociais, economia,
crises e cultura.
Cultura de massas, artes, movimentos alternativos, militaris-
mo, ditaduras e redemocratizações na América Latina.
O fim dos regimes comunistas na Europa e a nova ordem
mundial.
Transformações no mundo árabe.
O processo de globalização: dinâmicas e tensões.
Protagonismos, conquistas femininas e debates de gênero.
Multiculturalismo, transformações sociais, comportamentais
e culturais no século XXI.
ANEXO IV
DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS DA UNICAMP POR CURSO PARA
INGRESSO EM 2024
Cursos Vagas Edital
Vestibular Indígena
Vagas Extras
Administração (Noturno) 2 Sim
Administração Pública (Noturno) 2 Sim
Arquitetura e Urbanismo (Noturno) 2 Sim
Artes Cênicas (Integral) 2 Sim
Artes Visuais (Integral) 2 Sim
Ciência da Computação (Noturno) 2 Sim
Ciências Biológicas - Licenciatura (Noturno) 2 Não
Ciências Biológicas (Integral) 2 Não
Ciências do Esporte (Integral) 2 Não
Ciências Econômicas (Integral) 2 Sim
Ciências Econômicas (Noturno) 2 Sim
Ciências Sociais (Integral) 2 Sim
Ciências Sociais (Noturno) 2
Sim Comunicacão Social-Midialogia (Integral) 2 Sim
Dança (Integral) 2 Sim
Educação Física (Integral) 2 Sim
Educação Física (Noturno) 2 Sim
Enfermagem (Integral) 2 Não
Eng. Fís/Fís/Fís Med. e Biomed./Mat./Mat.Aplic. Comp. (Integral) 2 Sim
Engenharia Agrícola (Integral) 2 Sim
Engenharia Ambiental (Noturno) 2 Não
Engenharia Civil (Integral) 2 Sim
Engenharia de Alimentos (Integral) 2 Não
Engenharia de Alimentos (Noturno) 2 Não
Engenharia de Computação (Integral) 2 Sim
Engenharia de Controle e Automação (Noturno) 2 Não
Engenharia de Manufatura (Integral) 2 Não
Engenharia de Produção (Integral) 2 Não
Engenharia de Telecomunicações (Integral) 2 Não
Engenharia de Transportes (Noturno) 2 Não
Engenharia Elétrica (Integral) 2 Sim
Engenharia Elétrica (Noturno) 2 Sim
Engenharia Mecânica (Integral) 2 Não
Engenharia Química (Integral) 2 Não
Engenharia Química (Noturno) 2 Não
Estatística (Integral) 2 Sim
Estudos Literários (Integral) 2 Sim
Farmácia (Integral) 2 Sim
Filosofia (Integral) 2 Sim
Física - Licenciatura (Noturno) 2 Sim
Fonoaudiologia (Integral) 2 Não
Geografia (Integral) 2 Sim
Geografia (Noturno) 2 Sim
Geologia (Integral) 2 Sim
História (Integral) 2 Sim
Letras - Licenciatura (Integral) 2 Sim
Letras - Licenciatura (Noturno) 2 Sim
Licenciatura Integrada Química/Física (Noturno) 3 Sim
Linguística (Integral) 2 Sim
Matemática - Licenciatura (Noturno) 2 Sim
Medicina (Integral) 2 Não
Música: Licenciatura (Integral) 2 Não
Nutrição (Integral) 2 Não
Odontologia (Integral) 2 Não
Pedagogia - Licenciatura (Integral) 4 Sim
Pedagogia - Licenciatura (Noturno) 4 Sim
Química (Integral) 2 Sim
Química Tecnológica (Noturno) 2 Sim
Sistemas de Informação (Integral) 2 Não
Tecnologia em Análise e Des. de Sist. (Noturno) 2 Não
Tecnologia em Saneamento Ambiental (Noturno) 5 Não
Total de Vagas 130
ANEXO V
D E C L A R A Ç Ã O
Eu, ______, abaixo assinado, de nacionalidade _______,
nascido(a) em ____/____/____, no município de _______,
Estado _____, filho(a) de _______ e de _______, estado
civil _______, residente e domiciliado(a) na __________,
CEP: ________, portador(a) da cédula de identidade (RG) nº
______, expedida em ___/____/_____, declaro, sob as penas
da lei, que não cursei, em nenhum momento, parte do Ensino
Médio em escola particular, mesmo como bolsista e estou ciente
de que, em caso de falsidade ideológica, ficarei sujeito(a) às
sanções prescritas no Código Penal* e às demais cominações
legais aplicáveis.
_______ , ______ de ______ de _____.
___________________________________________
Assinatura do(a) Candidato(a)
Assinatura do pai ou responsável no caso de candidato(a)
menor de idade
*O Decreto Lei nº 2.848, de 07 de dezembro de 1940 - Códi-
go Penal - Falsidade Ideológica
Mecanismos da interação Hidrosfera x Atmosfera x Criosfe-
ra para a dinâmica terrestre
Dinâmicas atmosféricas, a zonalidade climática e os tempos
associados.
Elementos do clima (temperatura, umidade e pressão
atmosférica) e classificações climáticas em múltiplas escalas.
Alterações climáticas na escala local: o clima urbano.
O ciclo hidrológico e a dinâmica da água na superfície
terrestre.
Bacias hidrográficas: unidade natural e unidade de gestão.
Os oceanos e mares: dinâmicas, processos e interações com
demais esferas terrestres.
A criosfera e as mudanças ambientais globais.
A Biosfera e a questão ambiental no sistema terrestre
Os biomas e os domínios naturais em diferentes escalas.
As Unidades de Conservação e os hotspots de biodiversidade.
Análise integrada dos componentes naturais: os domínios
morfoclimáticos.
Recursos naturais: mecanismos de apropriação, exploração
e a gestão pública.
Riscos e desastres ambientais e seus impactos socioespaciais.
A interferência do homem na dinâmica dos processos naturais.
A inserção do Brasil no diálogo internacional sobre o meio
ambiente.
Regionalização do espaço mundial
A organização político-territorial em escala mundial
As escalas de análise geográficas e sua articulação.
Globalização e regionalização mundial (África, América,
Ásia, Europa, Oceania).
Geopolítica e geoeconomia mundial: poder estatal, militar
e econômico.
Conflitos territoriais, étnicos, militares, ambientais e eco-
nômicos.
Organizações multilaterais, regionais e a ONGs internacionais.
Diferentes matrizes energéticas e a disputa por recursos
Dimensões demográficas, urbanas, produtivas e sociais
A população no mundo: conceitos e evolução demográfica,
movimentos populacionais e estrutura populacional.
A urbanização mundial, as cidades globais e as megaci-
dades: condições de vida nas cidades e estruturação urbana;
formas de segregação e violência.
Os circuitos da produção mundial: indústria, serviços e
agropecuária.
Evolução das trocas internacionais e especialização do
comércio internacional
Globalização financeira e produtiva e a divisão territorial
do trabalho.
Geografia das redes: fluxos materiais e imateriais na globa-
lização; o controle da informação.
Transformações no mundo do trabalho; emprego e desem-
prego na atualidade.
A dimensão cultural na globalização; cultura e comunicação
de massa: música, televisão, internet, cinema, artes, literatura.
Movimentos sociais mundiais e as populações tradicionais.
Direitos civis, direitos políticos, direitos sociais e direitos
humanos.
Violências simbólicas, físicas e psicológicas no mundo
contemporâneo.
Brasil: dinâmica territorial
A organização político territorial do Brasil
Formação territorial do Brasil: lógica do povoamento, ocu-
pação, fronteiras.
O Brasil e sua inserção no sistema-mundo.
As políticas territoriais e o processo de modernização.
Divisão regional no Brasil ontem e hoje.
Formas de participação popular na história do Brasil.
Estado e governo; sistemas de governo; organização dos pode-
res: Executivo, Legislativo e Judiciário; eleições e partidos políticos.
A população brasileira e a dinâmica social
A estrutura populacional: evolução e tendências.
Diversidade nacional e regional da população.
Migração, emigração e imigração.
Movimentos sociais no campo e nas cidades.
Diversidade e identidade cultural no Brasil.
Reprodução da violência e da desigualdade social.
Cidadania e democracia.
Economia e território.
O processo de industrialização; a geografia dos serviços e
das finanças.
Produção agropecuária e questão agrária no Brasil.
Desenvolvimento, mercado de trabalho, emprego e renda.
Mercado interno e externo.
Nova divisão social e territorial do trabalho.
Redes de energia, telecomunicações, transportes; a questão
logística.
O processo de urbanização
Urbanização: evolução e tendências.
Estrutura urbana: redes, hierarquias e análise intraurbana.
O processo de metropolização ontem e hoje; o novo papel
das cidades médias.
Os centros de gestão do território.
As cidades e as especializações produtivas.
A política urbana e seus principais instrumentos.
Segregação socioespacial e violência no Brasil.
Movimentos sociais urbanos e o direito à cidade.
História e Filosofia
Conjunto de habilidades exigidas na prova
Compreender de forma crítica documentos históricos de
múltiplas naturezas (textual, iconográfica, cartográfica, material,
entre outros), produzidos por diferentes atores sociais.
Relacionar os documentos históricos aos seus contextos de
produção e sentidos em relação aos tempos históricos em que
estão inseridos, estabelecendo relações e conceitos com aderên-
cia e pertinência histórica.
Capacidade de compreender as relações entre os tempos
históricos (passado, presente e futuro), focando-se na historici-
dade dos temas abordados.
Descrever, analisar e relacionar conceitos básicos da História
em suas múltiplas temporalidades: História Moderna e Contempo-
rânea (no caso da História Mundial) e História do Brasil Indígena,
Colonial, Império e República (no caso da História do Brasil).
Relacionar narrativas históricas em diferentes localidades,
valorizando as relações entre os eventos em questão.
Cotejar fontes, estudos historiográficos e estudos histó-
ricos entre si, a fim de perceber as eventuais relações tecidas
entre os processos históricos e suas operações de memória e
esquecimento.
Conteúdo programático
Diversidades e complexidades do conhecimento histórico:
eixos norteadores dos recortes temáticos.
O tempo presente e os usos do passado.
Leitura crítica do documento histórico e análise reflexiva
dos contextos em questão.
Os procedimentos de uma história não eurocêntrica: povos,
sociedades e culturas em um contexto plural.
A noção de cidadania e os direitos civis, sociais e políticos.
Período Moderno
Renascimento e Reformas: fundamentos artísticos, científi-
cos e religiosos; conflitos culturais e religiosos.
O pensamento moderno: filosofia, religiosidade e ação
política O Estado Moderno: a formação das monarquias confes-
sionais, o absolutismo e o mercantilismo.
Expansão marítima europeia; descobrimentos e choques
culturais; formação dos impérios coloniais.
Conquista e colonização das Américas: religião, política,
cultura, economia e sociedade coloniais.
Indígenas e africanos: missionação, identidades, formas de
resistência e de interação no mundo colonial americano.
Iluminismo: correntes filosóficas e experiências sociais.
Leis de segregação mendeliana e padrões de herança.
Origem e evolução da vida
Origem e diversificação da vida.
Variabilidade genética e o papel das mutações.
Seleção natural.
Evolução biológica e intervenção antrópica.
O Ambiente e a Vida
Fluxos de energia e matéria em ecossistemas e biomas.
Ecossistemas, populações e comunidades.
Interações ecológicas.
Problemas ambientais contemporâneos.
Diversidade, estrutura e função biológica
Bases biológicas da classificação dos seres vivos.
Biologia de vírus, bactérias, protistas e fungos.
Biologia das plantas e algas.
Biologia dos animais.
Saúde humana
O que é saúde?
Estrutura e função dos órgãos e sistemas.
Biologia da reprodução: concepção, métodos contraceptivos
e hormônios reprodutivos. Doenças sexualmente transmissíveis.
Agressões à saúde das populações, saneamento e serviços
de saúde.
Doenças causadas por microrganismos e vetores transmis-
sores de doenças.
Matemática
Objetivos Gerais
A prova de Matemática deverá ser orientada no sentido de que
o(a) candidato(a) possa demonstrar capacidade de: realizar uma
leitura atenta dos enunciados das questões; articular as ideias de
modo coerente; expressar-se com clareza, elaborar os cálculos com
cuidado e com atenção ao uso correto das unidades, e articular o
conhecimento dos conteúdos dos ensinos Fundamental e Médio.
Objetivos Específicos
As questões de Matemática deverão avaliar: a compreensão
dos conceitos e princípios matemáticos estudados nos Ensinos
Fundamental e Médio; a clareza do raciocínio lógico e a comu-
nicação efetiva de ideias matemáticas, presentes em situações
problemas do cotidiano; o reconhecimento de aplicações mate-
máticas presentes em contextos cotidianos.
Conteúdo Programático
Conjuntos numéricos
Representação de conjuntos, subconjuntos, união e inter-
seção de conjuntos.
Números primos, fatoração, número de divisores, máximo
divisor comum e mínimo múltiplo comum.
Sistema de numeração na base 10.
Números reais (racionais e irracionais): operações, módulo,
desigualdades, representação decimal.
Operações envolvendo os conjuntos dos Números Naturais,
Inteiros, Racionais e Reais.
Sequências numéricas, progressões: aritmética e geométrica.
Funções e gráficos
Conceitos fundamentais de função.
Aplicação do conceito de função em situações do cotidiano.
Estudo dos diferentes tipos de função (afim, quadrática e
modular).
Coordenadas no plano cartesiano.
Leitura e interpretação de gráficos de função.
Resolução de equações e inequações.
Operações com polinômios.
Contagem e probabilidade
Princípios de contagem: inclusão-exclusão e multiplicativo.
Noções de arranjos, permutações e combinações simples.
Leitura e interpretação do acaso e de eventos simples.
Geometria plana
Relações entre os conceitos de medida e grandezas (contí-
nuas e discretas).
Aplicação do conceito de área e perímetro de figuras planas.
Estudo de figuras geométricas simples: reta, semirreta,
segmento, ângulo, polígonos, circunferência e círculo.
Relações métricas nos triângulos, polígonos regulares e círculo.
Geometria espacial
Poliedros, prismas e pirâmides.
Cilindros, cones e esferas.
Cálculo de áreas e volumes de prisma, pirâmides, cilindro,
cone e esfera.
Trigonometria
Medidas de ângulos, graus e radianos.
Funções trigonométricas básicas e seus gráficos.
Geografia e Sociologia
Conjunto de habilidades exigidas na prova
Resolver problemas geográficos mobilizando conceitos
fundamentais dessa área do conhecimento: espaço, território,
região, lugar, escala, paisagem.
Aprimorar o raciocínio geográfico desenvolvendo o pensa-
mento espacial, aplicando os princípios geográficos (analogia,
conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e
ordem) para compreender aspectos da dinâmica socioespacial.
Compreender a espacialização dos fenômenos a partir da
interpretação de textos, gráficos, tabelas, cartogramas e mapas,
ou seja, que revele capacidade para utilizar os instrumentos de
que a Geografia dispõe para compreender e interpretar o mundo.
Descrever, analisar e relacionar processos espaciais em suas
múltiplas escalas: mundo, territórios nacionais, região, lugar e
cotidiano.
Conhecer a dinâmica dos territórios nacionais por meio
de distintas abordagens envolvendo aspectos físico-naturais,
urbano-regionais, socioeconômicos e culturais, geopolíticos e
políticos, recursos naturais e energéticos.
Conteúdo programático
Os conceitos fundamentais
Espaço geográfico, território, paisagem, meio, região e lugar.
As redes técnicas; as escalas; as fronteiras.
O homem como ser social; a inserção em grupos sociais:
família, escola, vizinhança, trabalho; relações e interações
sociais; sociabilidade.
Etnias; classes sociais; gênero; geração.
Linguagem cartográfica e a aplicação das geotecnologias
na representação espacial
Fundamentos de orientação na superfície terrestre
Meios de orientação na superfície Terrestre.
As coordenadas geográficas e seus princípios de localização
no sistema Terra.
Os movimentos da órbita terrestre e os fusos horários.
Cartografia como uma linguagem na Geografia
Princípios da Cartografia Sistemática: elementos do mapa.
As projeções cartográficas.
Mapas e Cartas Temáticas.
Escala cartográfica e escala geográfica dos fenômenos
espaciais.
As geotecnologias no estudo do espaço geográfico
GPS.
Sensoriamento Remoto.
Sistemas de Informação Geográfica.
Os componentes físico-naturais constituintes do espaço
geográfico: do território brasileiro à escala global
Os processos geológico-geomorfológicos como constituin-
tes da Litosfera
Formação e diferenciação das diferentes camadas da Terra.
Minerais e ciclo das rochas.
As teorias da Deriva Continental, Expansão do Assoalho
Oceânico e Tectônica Global.
Processos endógenos e exógenos da configuração do relevo
em múltiplas escalas.
Formas de relevo: processos e mecanismos de gênese e
evolução.
A diversidade de solos na paisagem terrestre: formação,
classificação e impactos associados.
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sao Paulo - Prodesp
garante a autenticidade deste documento quando visualizado diretamente no
portal www.imprensaoficial.com.br
segunda-feira, 30 de outubro de 2023 às 05:02:00

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