O uso da biblioteca escolar como parte integrante das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem: panorama nacional

AutorLuciana Rodrigues da Silva, Ana Cecília Estévão
CargoCentro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET- MG Departamento Engenharia Civil e Meio Ambiente Curvelo, MG, Brasil / Biblioteca - CEFET- MG Curvelo, MG, Brasil
Páginas1-22
Encontros Bibli, Florianópolis, v. 29, 2024: e94049
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924.
DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e94049
Artigo
Original
O USO DA BIBLIOTECA ESCOLAR COMO PARTE
INTEGRANTE DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: PANORAMA
NACIONAL
The use of the school library as an integral part of the active ethodologies in the teaching and
learning process: national overview
Ana Cecília Estévão
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas
Gerais - CEFET- MG
Departamento Engenharia Civil e Meio Ambiente
Curvelo, MG, Brasil
anacestevao@cefetmg.br
https://orcid.org/0009-0001-6026-2948
Luciana Rodrigues Silva
Biblioteca - CEFET- MG
Curvelo, MG, Brasil
lucianarodrigues@cefetmg.br
https://orcid.org/0009-0001-6026-2948
A lista completa com informações dos autores está no final do artigo
RESUMO
Este estudo partiu da premissa de que é possível estabelecer um diálogo entre biblioteca, ensino e aprendizagem,
considerando que são partes complementares.
Objetivo: O objetivo deste artigo foi mapear trabalhos científicos que demonstraram como se deu a integração das
bibliotecas brasileiras no uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem.
Método: O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, à luz da Análise do Conteúdo.
Resultado: Os resultados demonstraram que aliar a b iblioteca às metodologias de aprendizagem ativa contribuem para
uma formação i ntegrada, pautada pela autonomia e protagonismo do estudante na construção do s eu conhecimento e
sugerem que fazer a interlocução da biblioteca com a prática educativa, requer sobretudo, um diálogo entre a biblioteca,
o corpo docente e a equipe pedagógica.
Conclusões: Espera-se contribuir para a construção de novos sentidos para a biblioteca escolar, que explorem todo seu
potencial formativo. Conclui-se que a biblioteca escolar se relaciona com o processo de ensino e aprendizagem de forma
tensa, mas que existe um diálogo sendo construído à passos lentos, rumo ao alinhamento de sua função às propostas
pedagógicas que objetivam uma formação mais integrativa do estudante.
PALAVRAS-CHAVE: Biblioteca. Metodologia de aprendizagem ativa. Ensino e aprendizagem. Competência
informacional. Autonomia.
ABSTRACT
This study was based on the premise that it is possible to establish a dialogue between library, teaching and learning,
considering that they are complementary parts.
Objetivo: The objective of this article was to map scientific works that demonstrated how Brazilian libraries were integrated
into the use of active methodologies in the teaching and learning process.
Methods: The method used was bibliographical research with a qualitative approach, in the light of Content Analysis.
Results:The results demonstrated that combining the library with active learning methodologies contributes to integrated
training, guided by the student's autonomy and protagonism in the construction of their knowledge and suggest that
interconnecting the library with educational practice requires, above all, a dialogue between the library, teaching staff and
pedagogical team.
Conclusions: It is expected to contribute to the construction of new meanings for the school library, which explore its full
educational potential. It is concluded that the school library relates to the teaching and learning process in a tense way,
Encontros Bibli, Florianópolis, v. 29, 2024: e94049
Universidade Federal de Santa Catarina. ISSN 1518-2924.
DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e94049
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but that there is a dialogue being built slowly, towards aligning its function with pedagogical proposals that aim for a more
integrative training of the student.
KEYWORDS: Library. Active learning methodology. Teaching and learning. Informational competence. Autonomy.
1 INTRODUÇÃO
No final do século XX, o avanço da tecnologia trouxe mudanças culturais, sociais e
tecnológicas remodelando as formas tradicionais de acesso à informação. Tais mudanças
impactaram na prática escolar e no processo de ensino e aprendizagem, pois a informação
agora está em toda parte. A construção de novos conhecimentos é, agora, atravessada
pela multiplicidade de informações e pelo dinamismo dos meios de acessá-las.
Bacich e Moran (2018) questionam qual o sentido da escola e da universidade frente
aos novos meios de comunicação e informação, que se tornaram atemporais, sem
limitações espaciais e institucionais e apontam que a escola do século XXI demanda
profissionais da educação que tenham uma visão ampla e aprofundada do processo de
ensino e aprendizagem, com foco no aprendizado do estudante.
Buscando remodelar a forma de transmitir o conhecimento, histórica e
estruturalmente conteudista, entraram em cena as metodologias de aprendizagem ativa.
Um processo de ensino no qual o estudante é protagonista do seu próprio aprendizado e o
professor, por meio de sua prática, se torna o mediador do conhecimento. Segundo Bacich
e Moran (2018), metodologia de aprendizagem ativa é, (...) “a inter-relação entre educação,
cultura, sociedade, política e escola, sendo desenvolvida por métodos ativos e criativos,
centrados na atividade do estudante com a intenção de propiciar a aprendizagem” (Bacich
e Moran, 2018, p. 17).
O uso de metodologia de aprendizagem ativa na prática educativa, seja integrando
meios tecnológicos ou não, se tornou cada vez mais comum, mas, segundo Moran (2015)
incluí-la na prática educativa está para além da mudança da prática em sala de aula, exige
mudança curricular, nas atividades didáticas, no tempo e espaço, além de colaboração do
corpo docente (Moran, 2015, p. 19).
Moran (2015) deixa evidente que o sucesso no uso das metodologias ativas no
processo educativo está condicionado a diversos fatores dentre eles a interação e
colaboração entre todos os atores e espaços que envolvem o ambiente escolar. Assim, este
estudo destaca a biblioteca escolar como um espaço de produção de saberes e construção
da autonomia dos estudantes, uma vez que, a transmissão do conhecimento não é algo

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