Usos do passado sensível no ambiente digital: o 'Brasil: Nunca Mais Digital' e o projeto 'eva.stories

AutorMiguel Barboza Castro
Páginas249-263
Esboços, Florianópolis, v. 27, n. 45, p. 249-263, maio/ago. 2020.
ISSN 2175-7976 DOI https://doi.org/10.5007/2175-7976.2020.e68390 250/345
RESUMO
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utilizados como objetos de análise duas iniciativas: o “Brasil: Nunca Mais Digital” e o “eva.stories”. A
primeira iniciativa diz respeito ao projeto lançado em 2013, que insere o acervo do “Brasil: Nunca Mais”
na era digital, tornando seus arquivos acessíveis a qualquer pessoa em qualquer parte do mundo –
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stories”, criado em 2019, que parte da seguinte premissa: “E se uma menina, durante o Holocausto,
tivesse Instagram?” A iniciativa se utiliza do Instagram (principalmente do formato “stories”) para
desenvolver setenta episódios retratando eventos ocorridos com Eva Heyman – adolescente de 13
anos enviada ao campo de concentração em Auschwitz-Birkenau, em 1944. O objetivo do artigo visa
por em perspectiva essas iniciativas (inseridas em seus respectivos contextos históricos, técnicos,
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em ambiente digital (e no escopo da histórica pública). A ideia é pensar o papel da internet enquanto
catalisadora de formas de disseminar, resistir e pensar sobre a memória e eventos traumáticos, além
de compreender sua interação com diferentes audiências.
PALAVRAS-CHAVE
História Digital. Usos do passado. Internet.
ABSTRACT
                 
initiatives are approached as objects of analysis: “Brasil Nunca Mais Digital” [the “Brazil: Never Again”
      
inserts the “Brasil: Nunca Mais” documentation into the digital age by making its archives accessible to
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collections). The second initiative is the “eva.stories” project, created in 2019 with the following premise:
“What if a girl in the Holocaust had Instagram?” It uses Instagram (mainly, its “stories”-feature) to produce
seventy episodes depicting events with Eva Heyman – a 13-year-old girl sent to the Auschwitz-Birkenau
concentration camp in 1944. The aim of this paper is to put these initiatives into perspective (considering
their respective historical, technical and methodological contexts, among other aspects) to think about
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disseminate, resist and think about memory and traumatic events, while understanding its interactions
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KEYWORDS
Digital History. Uses of the past. Internet.

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