Pesquisa Sobre a Utilização das Tecnologias da Informação e dos Recursos de Internet: Micro e Pequenas Empresas do Comércio Varejista de Londrina

AutorRosinalva Castro Del Colli Silva/Márcia Cristina dos Reis
CargoUniversidade Norte do Paraná (UNOPAR).
Páginas57-65

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1 Introdução

A crescente competitividade do ambiente de negócios está desafiando os gestores da atualidade. A emergência e o fortalecimento da economia global; a transformação da sociedade industrial em uma sociedade baseada na informação e no conhecimento; a transformação dos negócios e muitos outros fatores estão exigindo mudanças no modo de gerir as organizações, tornando a informação uma ferramenta fundamental não só para o crescimento, mas para a sobrevivência das empresas.

Segundo Torres (1995), sendo a informação o centro de todo o processo, é fundamental saber usá-la de forma estratégica, pois o sucesso empresarial passa a depender, fundamentalmente, da capacidade da organização em administrar sua base informacional e aproveitar as oportunidades de diferenciação que as Tecnologias da Informação (TI) oferecem. Dessa forma, fica evidente que na sociedade da informação, as modernas Tecnologias da Informação têm influenciado decisivamente as organizações, tanto as grandes quanto e Pequenas Empresas (MPEs).

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No mundo empresarial, onde as mudanças são constantes, o uso estratégico da informação e da TI, torna-se essencial para que as MPEs possam competir de forma mais equilibrada, promovendo um crescimento mais sustentável. A utilização das TIs, pode contribuir na redução de custos, em ganhos de produtividade, na prospecção de novos mercados, na melhoria do relacionamento com clientes e fornecedores, na busca e atualização de informações sobre o mercado de atuação, dentre outros fatores imprescindíveis a qualquer empresa que busque maior participação e consolidação no mercado global.

Além da utilização das diversas ferramentas de TI disponíveis no mercado, os recursos da Internet também vêm sendo cada vez mais explorados pelas empresas. De acordo com O'Brien (2004), as organizações estão se tornando empresas interco-nectadas por meio da Internet, das intranets e de outras redes de telecomunicações, sendo que estes recursos apóiam as diversas atividades realizadas internamente na empresa e externamente, com seus clientes, fornecedores e outros parceiros comerciais.

Tendo em vista este cenário, a presente pesquisa teve como principal objetivo levantar dados sobre a utilização das TIs e dos recursos da Internet nas Micro e Pequenas Empresas do comércio varejista de Londrina. Além disso, procurou identificar a percepção destas empresas quanto aos benefícios que podem ser trazidos com a utilização e exploração dos recursos de informática disponíveis atualmente.

Desta forma, a relevância do estudo está na possibilidade de levantar os conceitos básicos sobre as principais ferramentas de TIs disponíveis no mercado e os recursos da Internet, bem como a sua utilização pelas MPEs. Foi importante identificar a percepção destas empresas quanto aos benefícios que podem ser trazidos, uma vez que, futuramente, este estudo poderá servir de base para o desenvolvimento de políticas de auxílio às MPEs.

2 Fundamentação Teórica
2. 1 Tecnologias da informação

Na nova economia atual, a competição no mercado encontra-se em uma amplitude mundial, não mais local ou regional. Os fatos que ocorrem em um determinado local podem ter repercussão no resto do mundo. Para tanto, cada vez mais há a necessidade da presença da tecnologia nas atividades do dia-a-dia (TOSSI, 2006).

De acordo com Laurindo (2005), a Tecnologia da Informação é vista como um fator de viabilização desta integração em abrangência mundial, bem como de criação de novas estratégias de negócio, de novas estruturas organizacionais e de novas formas de relacionamento entre empresas e entre empresas e seus consumidores.

Na visão de Alecrim (2006), a Tecnologia da Informação pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, percebe-se que as aplicações para TI são muitas e estão ligadas às mais diversas áreas, não existindo uma definição única que consiga determiná-la por completo.

Para Munhoz (2004), a TI, apesar de ser um conceito amplo, restringe-se às maneiras de lidar com as informações, em quaisquer níveis e âmbitos. Neste sentido, cabe ressaltar que nos últimos anos, especialmente a partir de 1996, a quantidade de informações disponíveis a qualquer pessoa cresceu vertiginosamente, e um dos motivos foi a expansão da Internet.

Na visão de Albertin (2004) e Laurindo (2005), a Internet aparece como a aplicação de TI mais visível neste cenário, por oferecer a infra-estrutura sobre a qual são desenvolvidas aplicações estratégicas de TI, destacando o e-business e o e commerce. Com estes recursos surgem as organizações virtuais, contendo empresas que atuam exclusivamente ou parcialmente por meio da web, permitindo assim, novas formas de associação e relacionamento.

Pode-se dizer que através da utilização de recursos de hardware, software e telecomunicações, a tecnologia da informação viabiliza complexos processos de negócio, ao mesmo tempo em que oferece diferentes visões para o gerenciamento e a manipulação das informações importantes para a tomada de decisões (TURBAN; RAINER; POTTER, 2003).

2. 2 O uso da TI nas empresas

As micro e pequenas empresas no geral não possuem sistemas informatizados, ou seja, seus controles são feitos quase que exclusivamente de maneira manual, por meio de papéis.

Conforme Solomon (1986 apud PRATES, 2003), uma dada tecnologia não é inerentemente boa ou má para a micro e pequena empresa. Seu resultado dependerá da maneira como esta tecnologia será aplicada. Na verdade, o aumento da precisão organizacional auxiliada por sistemas de informação, trará maior eficiência na administração de seus processos, recursos e atividades e, conseqüentemente, maior eficácia na obtenção de resultados previamente estabelecidos.

De acordo com Beraldi e Escrivão Filho (2000), o custo cada vez menor dos computadores e a onda de gestão integrada por software parecem incentivar cada vez mais o pequeno empresário a investir nesse setor, em busca de um melhor desempenho da empresa com relação aos concorrentes. Esse tipo de investimento pode ser muito desastroso para a empresa, caso ela e os funcionários não estejam totalmente capacitados a lidar com essa nova tecnologia.

Ainda na visão dos autores supra citados, é aconselhável uma avaliação antes de investir em equipamentos e tecnologia, levando-se em conta alguns aspectos, como a quantidade de clientes e fornecedores, as encomendas, o orçamento, o estoque, as análises financeiras, a quantidade de empregados, a quantidade de registros e documentos etc.

Beraldi e Escrivão Filho (2000) enfatizam que, depois de identificada a necessidade de implantação de um sistema de informação, a empresa deverá avaliar o que

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realmente precisa, para assim comparar todos os pacotes oferecidos no mercado considerando o custo/benefício e, então, escolher um sistema mais eficaz para sua gestão. Relatam ainda que, para um processo de informatização ser bem sucedido, deve-se seguir uma abordagem dividida em etapas ordenadas, conforme abaixo:

  1. aprender sobre informatização visitando empresas similares que já tenham sido informatizadas; b) contratar pessoas especializadas, se necessário, pois, quanto melhor for a avaliação inicial, maiores os benefícios que poderão ser alcançados; c) analisar o sistema manual utilizado pela empresa, envolvendo as pessoas responsáveis por cada processo; d) identificar os processos que devem ser informatizados, as possíveis melhorias e necessidades informacionais desses processos; e) analisar a adoção de rede interna, talvez uma intranet, a criação de uma rede que possibilite a comunicação com clientes, fornecedores e outros, como a extranet e a conexão para comunicação externa, internet; f) definir claramente as expectativas para a informatização, grau, prazos, custos, benefícios esperados etc; g) comparar os custos e os benefícios; h) estabelecer um cronograma para a informatização; i) preparar os funcionários para a informatização, promovendo a conscientização de cada um deles e apresentando os benefícios que podem ser alcançados. Além disto, é necessário treinar as pessoas envolvidas, discutir as necessidades de mudanças e a melhor maneira de fazê-las com todos os envolvidos etc;

  2. definir e obter primeiramente os software...

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