Prontidão do capital humano: vetores, funções e competências estratégicas - caso Brasil Telecom

AutorJosé Moreira da Silva Neto - Neymar Wandis Campos Lima - Rosilene Locks - Selma Netto Borges
CargoUniversidade Federal de Rondônia - UFR - Brasil - Universidade Federal de Rondônia - UFR - Brasil - Universidade Federal de Rondônia - UFR - Brasil - Universidade Federal de Rondônia - UFR - Brasil
Páginas115-134
ano 03, v.1, n°5, Jan./Jun., 2006, p. 115-134 115
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Jo Moreira da Silva Neto
Universidade Federal de Rondônia - UFR - Brasil
Neymar Wandis Campos Lima
Universidade Federal de Rondônia - UFR - Brasil
Rosilene Locks
Universidade Federal de Rondônia - UFR - Brasil
Selma Netto Borges
Universidade Federal de Rondônia - UFR - Brasil
Resumo
Analisam-se neste trabalho vetores, funções e competências estratégicas dentro de uma perspectiva
de aprendizado e crescimento. Esta análise visa fundamentalmente evidenciar um dos ativos
estratégicos mais importantes das organizações contemporâneas que é a prontidão do capital
humano. A pesquisa desenvolvida foi de natureza qualitativa e nível exploratório, tendo sido
delineada sobre um estudo de caso. A aplicação da análise ocorreu por meio de dados da empresa
Brasil Telecom unidade de negócios de Rondônia, com o intuito de testar alguns conceitos vitais
sobre a prontidão do capital humano. A fundamentação, com base nos conceitos da metodologia
de gestão Balanced Scorecard” em consonância com os dados coletados na empresa estudada,
viabilizou o relacionamento das funções e competências estratégicas com a estratégia adotada
pela empresa.
Palavras-chave: Prontidão do capital humano, Mapas e Competências estratégicas.
Abstract
In the present work vectors, functions and competence are analyzed within a learning and growing
perspective. The main objective of the analysis is to evince one of the most important strategic
assets in the present organizations, the promptness of the human capital. The research undertaken
had a qualitative and exploratory quality. The application of the analysis occurred through the
data collected at Brazil Telecom Rondônia business unit, with the aim of testing some vital
concepts concerning the promptness of the human capital. The theoretical background, based on
the Balanced Scorecard management methodology, together with the data collected at the organi-
zation, made it possible to relate the strategic competence and functions with the strategy adopted
by the organization.
Key words: Promptness of the human capital, Maps e Strategic competence.
Prontidão do Capital Humano: vetores, funções e
competências estratégicas caso Brasil Telecom
Promptness of the human capital: vectors, functions and strategic competence- the Brazil
Telecom case
ano 03, v.1, n°5, Jan./Jun., 2006, p. 115-134
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José Moreira da Silva Neto, Neymar Wandis Campos Lima, Rosilene Locks e Selma Netto Borges
1 Introdução
1.1 Contexto
Com as grandes transformações que estão sempre ocorrendo nos sistemas
econômicos, as organizações passaram a buscar flexibilidade nas suas operações, com
o objetivo de conquistar novas oportunidades, aumentar sua competitividade e gerenciar
os riscos e as ameaças aos seus negócios.
Mesmo contando com recursos financeiros e tecnológicos para operar nesse
ambiente de grandes transformações, as organizações entenderam que os aspectos
mais relevantes de todas as suas estratégias, ou seja, aqueles que de fato geram um
diferencial competitivo, o os aspectos relacionados ao capital humano.
Assim, a prontidão para agir é um ponto importante, ou seja, necessita-se de
pessoas p-ativas que possam ousar, buscando novas soluções para antigos problemas
e que se sintam motivadas para fazê-lo, criando assim valor para a organização.
Dessa forma, a avaliação do capital humano é um dos importantes desafios a
serem vencidos pela contabilidade. Esse desafio precisa ser vencido mediante pesquisa
e experiências práticas. Adicionalmente, torna-se necessário evidenciar o retorno
proporcionado pelo capital humano. Portanto, este trabalho busca evidenciar aspectos
do ativo estratégico da organização, ou seja, atributos da prontio do capital humano.
1.2 Situação Crítica
O capital humano, como parte integrante de um organismo empresarial precisa
atender as necessidades do mesmo, além de trabalhar de forma alinhada com as
estratégias do negócio. Este alinhamento torna-se evidente quando da análise dos
resultados dos negócios ao longo dos anos. O retorno pode ser em termos de
lucratividade, geração de oportunidades de trabalho, participação no mercado e do
clima organizacional, entre outros.
Diante deste contexto, a questão crítica deste trabalho é a seguinte: como se
relacionam as funções e competências estratégicas do capital humano com as
perspectivas estratégicas da organização?
1.3 Objetivos
1.3.1 Geral
Avaliar o relacionamento das funções e competências estratégicas do capital
humano da empresa Brasil-Telecom Unidade de Rondônia / Acre, com a estratégia
corporativa do grupo.

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