Administrativo - Constitucional

Páginas36-37

Page 36

CONCURSO PÚBLICO - INVESTIGAÇÃO de VIDA PREGRESSA - CANDIDATO que responde a AÇÃO PENAL sem TRÂNSITO EM JULGADO da SENTENÇA CONDENATÓRIA - Exclusão - Ofensa ao PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DA INOCÊNCIA

Supremo Tribunal Federal

Ag. Regimental no Rec. Extraordinário nº 559.135/DF

Órgão julgador: 1a. Turma

Fonte: DJ, 13.06.2008

Relator: Min. Ricardo Lewandowski

Agravante: Distrito Federal

Agravado: Paulo Adriano Teixeira de Andrade

CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. CONCURSO PÚBLICO. POLÍCIA MILITAR. CANDIDATO. ELIMINAÇÃO. INVESTIGAÇÃO SOCIAL. ART. 5º, LVII, DA CF. VIOLAÇÃO.

I - Viola o princípio constitucional da presunção da inocência, previsto no art. 5º, LVII, da Constituição Federal, a exclusão de candidato de concurso público que responde a inquérito ou ação penal sem trânsito em julgado da sentença condenatória. Precedentes. II - Agravo regimental improvido.

ACÓRDÃO

Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, sob a Presidência do Senhor Ministro Marco Aurélio, na conformidade da ata de julgamentos e das notas taquigráficas, por decisão unânime, negar provimento ao agravo regimental no recurso extraordinário, nos termos do voto do Relator. Ausente, justificadamente, a Ministra Cármen Lúcia.

Brasília, 20 de maio de 2008.

Min. Ricardo Lewandowski - Relator

RELATÓRIO

O Sr. Ministro Ricardo Lewandowski: Trata-se de agravo regimental contra decisão que negou seguimento ao recurso extraordinário.

A parte agravante sustenta, em suma, que a decisão agravada deve ser reformada, insistindo, dessa forma, no processamento do recurso extraordinário.

É o relatório

VOTO

O Sr. Ministro Ricardo Lewandowski (Relator): Este o teor da decisão ora agravada:

"Trata-se de recurso extraordinário contra acórdão que possui a seguinte ementa:

'ADMINISTRATIVO. CONCURSO PÚBLICO. POLÍCIA MILITAR. CANDIDATO. ELIMINAÇÃO. INVESTIGAÇÃO SOCIAL. DELITO DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO. ILEGALIDADE. - O ato administrativo que considerou o impetrante 'não recomendado' na fase de Investigação Social e Sindicância da Vida Pregressa, motivado pela existência de procedimento regido pela Lei nº 9.099/95, não pode prevalecer, uma vez que se trata de infração de menor potencial ofensivo em que houve a suspensão do Page 37 processo, e, uma vez cumpridos os seus termos, deve-se prestigiar o objetivo da lei penal, que é o de apagar as conseqüências do crime. - Deu-se provimento à apelação. Unânime.' (fl. 168).

Neste RE...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT