Alternativas de política econômica e novos instrumentos

AutorJosé Roberto Afonso, Carlos Cavalcanti, Fabio Silveira, Geraldo Biasoto Jr., Marcel Caparoz, Marcelo Pereira da Cunha, Melina Rocha Lukic
Páginas157-160
CAPÍTULO 8
Alternativas de Política Econômica
e Novos Instrumentos
O fortalecimento da atividade exportadora de produtos manufaturados é uma
necessidade absoluta para o país. Pelo menos três pontos devem ser destacados
como elementos de grande impacto para a economia brasileira. O primeiro é
relativo à geração de divisas.
Como já demonstrado, o Brasil passou a ter o desempenho de sua balança
comercial numa dependência excessiva do comportamento dos mercados in-
ternacionais de commodities. Não é ruim lucrar com bons preços de produtos
em que o país tem óbvias vantagens comparativas, mas é desastroso que o Bra-
sil tenha suas contas externas prisioneiras da dinâmica de mercados que são
determinados por elementos bastante específicos, entre os quais, a volatilidade
dos preços dos mercados futuros. A recuperação da participação de produtos
industrializados na pauta de exportações é crucial para mitigar esta dependência,
pois: (a) seus preços internacionais, em moeda forte, são relativamente mais
estáveis; (b) geram maior benefício macroeconômico em termos de emprego e
renda; e (c) pode impulsionar a recuperação da indústria de transformação no
país, cujos atuais níveis de produção são um dos mais baixos dos últimos 50 anos.
Nesse sentido, há um segundo elemento a destacar, que diz respeito às
condições produtivas da indústria brasileira. Não há dúvida de que não existe
pior obstáculo aos ganhos de produtividade do que o excessivo fechamento de
uma economia, ou seja, a baixa participação de suas empresas nos mercados
globais. A competição em preços e qualidade, assim como a convivência com
a atualização tecnológica, em termos de produtos e processos, nos mercados
internacionais é aspecto essencial na dinâmica de inovação e incorporação de
progresso técnico aos produtos vendidos no mercado interno. De fato, o esforço
exportador não se limita às vendas externas, mas extravasa para o conjunto das
atividades de cada empresa, relacionamentos com fornecedores, prestadores de
serviço etc. Reforçam-se, assim, compromissos entre parcerias operacionais, que

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