ANÁLISE DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS DIRIGIDA A PROFISSIONAIS DE SAÚDE

AutorMarcela Campos Esqueff Abdalla, Selma Rodrigues de Castilho
CargoMestre em Ciências Aplicadas a Produtos de Saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Farmacêutica; servidora federal do Ministério da Educação na UFF.
Páginas101-120
Tema em Debate / Artigo Original
R. Dir. sanit., São Paulo v.18 n.1, p. 101-120, mar./jun. 2017
DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v18i1p101-120
Marcela Campos Esqueff Abdalla1
Selma Rodrigues de Castilho1
ANÁLISE DA PROPAGANDA DE
MEDICAMENTOS DIRIGIDA A PROFISSIONAIS
DE SAÚDE
Analysis of drug adversiting targeted to health professionals
Recebido em: 30/03/2016. Revisado: 21/06/2016. Aprovado: 24/06/2016.
1 Universidade Federal Fluminense. Niterói/RJ, Brasil.
Correspondência: Selma Rodrigues de Castilho. E-mail: selmarc@id.uff.br.
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Abdalla M. C. E., Castilho S. R.
R. Dir. sanit., São Paulo v.18 n.1, p. 101-120, mar./jun. 2017
RESUMO
A propaganda de medicamentos consiste na divulgação do produto pela indústria farmacêu-
tica, com ênfase na marca, visando a promover sua prescrição e/ou aquisição. Essa prática deve
cumprir os preceitos legais vigentes determinados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
O presente trabalho objetivou analisar peças publicitárias de medicamentos disponibilizadas
pela indústria dirigidas aos prossionais de saúde. A captação de peças publicitárias ocorreu
em consultórios médicos de diversas especialidades, hospitais públicos e privados e revistas
direcionadas a prossionais de saúde. A análise das peças coletadas envolveu a vericação da
legibilidade e visualização de informações obrigatórias, bem como o atendimento da legislação
sanitária que regulamenta a promoção e publicidade de medicamentos no Brasil – Resolução
da Diretoria Colegiada n. 96/2008. Os resultados demonstraram que nenhuma peça cumpre a
legislação sanitária na íntegra. A maioria das indústrias emprega estratégias que dicultam o
acesso a informações de restrição de uso do medicamento, como contraindicações, por exemplo,
constituindo um obstáculo ao uso racional. Também foi observada a presença de indicações
outras que não as aprovadas pela agência, bem como indicação de uso para faixas etárias dife-
rentes das especicadas no registro do produto. É evidente a necessidade de um novo modelo
scalizador e regulador mais rígido, que priorize, acima de todos os interesses particulares,
um interesse maior, que é o da sociedade. Esta deve ser protegida da propaganda enganosa e
abusiva, sendo conscientizada sobre o uso racional do medicamento.
Palavras-Chave
Medicamento; Propaganda; Regulação; Uso Racional de Medicamentos.
ABSTRACT
e advertising of medicines is the dissemination of the product by the pharmaceutical
industry, with emphasis on brand, aiming to promote their prescription and/or purchase.
is practice must comply with the legal provisions in eect determined by Brazilian National
Surveillance Agency. e present work aimed to analyze advertisements of medicines oered
by the industry to health professionals. e capture of advertisements covered physician
oces of various specialties, public and private hospitals and magazines directed at health
professionals. e analysis of the collected parts involved the verication of legibility and
viewing of information required, as well as the compliance with the health legislation that
regulates the promotion and advertising of medicines in Brazil – agency’s resolution n.
96/2008. e results showed that no piece meets the health legislation in full. Most indus-
tries employs strategies that hinder access to restricted information of use of the medicine, as
contra-indications, for example, constituting an obstacle to rational use. It was also observed
the presence of indications other than those approved by the agency and use indication for
dierent age groups in the specied product registration. It is obvious the need for a new
model controller and more rigid regulator that prioritize above all particular interests, a major
importance, that is the society. is must be protected from false advertising and abusive,
promoting the rational use of medicines.
Keywords
Advertising; Brazilian National Surveillance Agency; Drug; Rational Use of Drugs; Regulation.

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