Auto, autos, autoestima, autocriticar-se

AutorMaria Tereza de Queiroz Piacentini
CargoLicenciada em Letras e mestra em Educação pela UFSC
Páginas82-82

Page 82

O substantivo auto tem vários significados:

  1. veículo sobre rodas, carro ou automóvel: Meu avô saía de auto e chamava a atenção de todos na vila.

  2. na área jurídica, trata-se do termo ou narração circunstanciada de determinada diligência judicial ou administrativa, escrita e autenticada por tabelião ou escrivão, passando a constituir prova, registro ou evidência de uma ocorrência: auto de infração, por exemplo. No plural, é o nome dado às peças (petição, certidões, termos de audiências etc.) produzidas no decorrer de um processo judicial: O nome da sua consorte não constava nos autos.

  3. cerimônia pública: auto de fé; tipo de representação dramática, ligada ao ciclo de festas do Natal, que inclui cantos e danças: auto de natal; gênero do teatro medieval europeu: Leu o Auto da Visitação, de Gil Vicente, escrito em 1502.

O prefixo aut(o) tem o significado de "próprio ou (eu) mesmo, (tu) mesmo, (ele) mesmo, (si) mesmo". A partir dele surgiu o antepositivo auto, com o valor de 'automóvel' (do francês automobile, 'que se move por si mesmo'): autobomba, autoescola, autoestrada, auto-ônibus, auto-peças, autosserviço, autotransporte, autovia, autoviação.

Com esta introdução, vejamos duas perguntas de leitores do Língua Brasil relacionadas ao prefixo auto.

Gostaria de saber se é redundante a frase: "A criança se autodesmama". Flavia Vicenzi

É redundante, aparentemente, porque em princípio dizer "ela se desmama" já poderia dar a ideia de autodesmame. E no plural seria ambíguo, pois na frase "muitas crianças desmamam-se aos 8 meses" o verbo poderia se confundir com a voz passiva (desmamam-se = são desmamadas). De outra parte, nem sempre o pronome ‘se’ tem valor reflexivo; por exemplo, em "eles se agrediram" o significado pode ser de "um ao outro" ou "a si mesmos". Note-se também que "eu me...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT