Avaliação de calor para fins de conforto

AutorTuffi Messias Saliba
Ocupação do AutorEngenheiro Mecânico. Engenheiro de Segurança do Trabalho. Advogado. Mestre em Meio Ambiente. Ex-professor dos cursos de Pós-Graduação de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Diretor Técnico da ASTEC ? Assessoria e Consultoria em Segurança e Higiene do Trabalho Ltda.
Páginas25-30

Page 25

I - Avaliação de calor para fins de conforto

Muitas vezes, o calor não constitui risco de sobrecarga térmica nos ambientes de trabalho, no entanto, produz grande desconforto, especialmente onde se desenvolvem trabalhos intelectuais, por exemplo, escritórios, laboratórios, sala de desenho, dentre outros.

A NR-17 da Portaria n. 3.214 estabelece os parâmetros de con-dições de trabalho com as características psicoisiológicas, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eiciente.

No subitem 17.5 da referida norma são estabelecidos os parâmetros das condições ambientais de trabalho. Com relação ao conforto térmico, o subitem 17.5.2 dispõe:

Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constante, tais como salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimentos ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

  1. Velocidade do ar não superior a 0,75 m/s;

  2. Índice de temperatura efetiva entre 20 e 23ºC;

  3. Umidade relativa do ar não inferior a 40% (quarenta por cento).

a) Avaliação da velocidade do ar

A velocidade do ar é determinada por meio de um anemômetro ou termoanemômetro (Fig. 6). A NR-17 determina que a velocidade do ar superior a 0,75 m/s torna o ambiente desconfortável. A forma correta e precisa de determinar a velocidade é por meio do termoanemômetro ou anemômetro. Todavia, muitas vezes, é necessário fazer-se uma es-

Page 26

timativa da velocidade do ar, sem contar com o auxílio do anemômetro ou termoanemômetro. Segundo a Engenheira Berenice Goelzer, como regra geral pode-se estimar da seguinte forma:

— Se não se sente o movimento do ar, a velocidade é inferior a 0,30 m/s (50 pés/min).

— Se for sentida uma ligeira brisa, a velocidade do ar é aproximadamente de 0,30 a 60 m/s (50 pés/min a 100 pés/min).

— Se o movimento do ar é suicientemente forte, como para fazer movimentar peças de vestir leves ou cabelo, sua velocidade é superior a 0,5 m/s (100 pés/min).

— Se há sensação de estar numa corrente forte de ar, a velocidade é provavelmente de 1,5 m/s (300 pés/min) ou mais.

Contudo, é importante ressaltar que, segundo a especialista, um bom investigador nunca deve pensar em avaliar um ambiente em seus sentidos quando resultados exatos são requeridos.1

b) Índice de Temperatura Efetiva

O índice de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT