Instrumentos de Medição

AutorTuffi Messias Saliba
Ocupação do AutorEngenheiro Mecânico. Engenheiro de Segurança do Trabalho. Advogado. Mestre em Meio Ambiente. Ex-professor dos cursos de Pós-Graduação de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Diretor Técnico da ASTEC ? Assessoria e Consultoria em Segurança e Higiene do Trabalho Ltda.
Páginas18-24

Page 18

I - Escalas termométricas

As principais escalas de medidas de temperatura são: Centígrado ou Celsius, Farenheit e Kelvin, sendo as duas primeiras mais utilizadas em higiene do trabalho. Assim, muitas vezes, é necessário fazer a transformação de escalas.

As escalas se baseiam em pontos de referência da fusão do gelo e ebulição da água.

Na escala Celsius ou Centígrado, o ponto de fusão do gelo é 0ºC e o ponto de ebulição da água é de 100ºC. Essa faixa é dividida em 100 partes.

Na escala Farenheit, a fusão do gelo ocorre a 32ºF e a ebulição da água a 212ºF, sendo a escala dividida em 180 partes.

Para transformar Celsius em Farenheit e vice-versa, temos a se-guinte fórmula:

Page 19

EXEMPLO:

Transformar 24,0ºC em Farenheit

II - Termômetro de bulbo seco (Tbs)

É um termômetro composto de mercúrio comum, ou algum outro tipo de sensor que possui leitura idêntica, por exemplo, os sensores eletrônicos que atualmente vêm sendo amplamente utilizados.

Para o termômetro de mercúrio, é recomendada a graduação de 0ºC até 60ºC, com subdivisão de 0,1ºC, com bulbo de mercúrio.

A temperatura do bulbo seco é a temperatura obtida ao colocar o bulbo seco do termômetro em contato com uma mistura de ar úmido, até que este atinja o equilíbrio térmico, ou seja, nada mais é do que a temperatura do ar ambiente sem a presença de calor radiante. A tem-peratura do ar ambiente deve ser medida na altura superior do tórax do trabalhador ou em outros locais escolhidos em função dos objetivos.

Para proteger o bulbo do termômetro contra a ação do calor ra-diante, deve-se revesti-lo com uma camada de prata polida, que relete cerca de 99,5% do calor radiante incidente.

III - Termômetro de globo (Tg)

Este instrumento é constituído de um termômetro de mercúrio com graduação de 0ºC a 150ºC, com subdivisão de 0,2ºC, ou outro tipo de sensor de temperatura que dê leitura idêntica.

Page 20

O globo consiste em uma esfera oca de cobre com 15,24 centímetros de diâmetro (6 polegadas), pintada externamente de tinta preta fosca, a im de absorver o máximo de calor radiante (radiação térmica ou energia radiante) incidente.

O bulbo de termômetro comum ou sensor é colocado no interior dessa esfera (no centro da esfera), a qual ica suspensa, sem contato com o suporte...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT