Canal de Mensagens de Trânsito

AutorEgon Cervieri Guterres
CargoGraduado em Engenharia Mecatrônica e graduando em Direito pela Universidade de Brasília. Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e Membro Pesquisador do Grupo de Estudos em Direito das Telecomunicações (GETEL/UnB). Contato: egon@anatel.gov.br.
Páginas213-230
Canal de Mensagens de Trnsito (p. 213-230) 213
Revista de Direito, Estado e Telecomunicaes, v. 2, n. 1, p. 213-230 (2010)
DOI: https://doi.org/10.26512/lstr.v2i1.21689
Canal de Mensagens de Trânsito
Telecommuni cation Sector Update
Traffic Messa ge Channel (TMC)
Submetid o(
submitted
): 17 de no vembro de 20 09
Egon Cervieri Guterres*
Parecer(
revised
): 3 de de zembro de 2009
Aceito(
accepted
): 14 de de zembro de 200 9
Informe setori al
Atualizado até outubro de 2009
O trânsito e o Canal de Mensagens de Trânsito: introdução
O Canal de Mensagens de Trânsito (Tra ffic Message Chan nel - TMC) é
uma padronização internacional para a distribuição de informações
(conteúdo) sobre a situação do trânsito urbano local e inter-regional, em
tempo real, de forma eletrônica e diretamente aos motoristas. Traz para os
cidadãos, em mensagens eletrônicas simples e acessíveis, informações sobre
congestionamentos, acidentes, obras na pista, problemas climáticos
(alagamentos, asfalto escorregadio, nevoeiro...) e desvios de rota, além de
muitos outros eventos de trânsito, oferecendo, em linguagem padronizada de
fácil compreensão, a descrição do incidente, área de efeito, duração esperada
e, quando possível, caminhos alternativos para evitá-lo.
Como solução tecnológica, é certamente das mais úteis, pois alveja um
dos problemas mais críticos das grandes (e médias) metrópoles brasileiras, o
trânsito cada vez mais caótico:
Os grandes aglomerados urba nos brasileiros amargam
congestionamentos cad a vez maiores. De acordo com dados do
Departamento Nacional de Trânsito (Dena tran), circulam pelas ruas e
*
Graduado em Engenharia Mecatrônica e graduando em Direito pe la Universidade de
Brasília. Especialista em Regulação de Serviç os Públicos de Telecomunicações da
Agência Nacional de Tele comunicações (AN ATEL) e Membro Pe squisador do
Grupo de Estudos e m Direito das Telecomu nicações (G ETEL/UnB). Contato:
egon@anatel.gov.br.
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Canal de Mensagens de Trnsito (p. 213-230)
Revista de Direito, Estado e Telecomunicaes, v. 2, n. 1, p. 213-230 (2010)
DOI: https://doi.org/10.26512/lstr.v2i1.21689
estradas do país cerca de 45 milhõe s de veículos, entre eles a utomóveis,
caminhões, motocicletas, tratores e ônibus. A re gião Sudeste concentra
24 mi lhões de veículos, e desses, 6 milhões transitam nos 17.000
quilômetros de vias da cidade de São Paulo. Além da capital pa ulista,
Rio de Ja neiro, Brasília e Reci fe são algumas das capitais que não
suportam mais os freqüentes engarrafamentos. O trânsito excessivo nas
grandes cidades provoca conseqüê ncias muito mais graves do que os
atrasos e tr anstornos enfrentados diaria mente pel os motori stas. Os
congestionamentos custam muito dinheiro , prejudic am a saúde da
população e atrapalham o crescimento do país. Portanto, resolver (ou
amenizar) o problema não é a penas uma questão de conforto e bem estar
é também um impo rtante incentivo ao desenvolvimento econômico e
social.
(...)
A Secretaria de Estado dos Transpor tes Metropolitanos estima que
as perdas financeiras com acidentes de trânsito, pol uição e
engarrafamentos em São Paul o sejam de 4,1 bilhões de reais por ano . Já
o Instituto de Estudos Avançados da USP calcula perdas diárias de 11
milhões de reais com t empo e combustí vel nos congestionamentos. O
estudo considera a média de 80 quilômetros de lentidão por dia, com
picos de 200 quilômetros. No total, os cus tos a nuais che gariam a 3,3
bilhões. As soma do tempo perdido pelas pessoas no trân sito a tinge a
média de 240.000 horas a nuais. São desperdiça dos cerca de 200 milhões
de litros de gasolina e álcool e 4 milhões de litros de diesel por an o nos
engarrafamentos na cidade. A paralisia d o trânsito tem impacto na
economia como um t odo.
1
(VEJA.com) (grif ei)
De imediato, o que o T MC faz é informar constantemente ao motorista a
situação da via em que trafega, para que possa optar pelo melhor caminho,
ou ao menos lhe dar uma previsão de tempo, caso já esteja preso no
congestionamento. T ambém pode ser muito útil para o pedestre, para
1
VEJA.com.
O impact o do caos nas ruas
. Disp onível no sít io eletrônico:
veja.abril.com.b r. Acesso e m: 18 de outubro de 2009. Nessa reportagem especi al da
coluna “Em profundidade” tam bém h á dad os mui to pr eocupantes dos efeitos dos
congestioname ntos para a saúde. Além dos problemas auditivos, os mais evid entes,
as lon gas horas desperdiçadas no trânsito ca usam sensação de exaust ão, enxaqueca,
aumento da pressão art erial (aumentando o risco de enfarto e derrame), gastrit e,
úlcera, prisão de ventre e impotência.

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