O cavaleiro negro em Tropa de Elite: arquétipos, dispositivos e imaginários / The Dark Knight in Elite Squad: archetypes, apparatus and the imaginary

AutorMarcus V. A. B. De Matos
CargoProfessor efetivo (Lecturer) em Brunel University. Foi pesquisador de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGD/UFRJ), e bolsista do CNPq durante o periodo de escrita deste artigo. Doutor em Direito (PhD) pelo Birkbeck College, Mestre e bacharel em Direito pela Faculdade Nacional em ...
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Rev. Direito e Práx., Rio de Janeiro, Vol. 12, N. 04, 2021, p. 2847-2875.
Marcus V. A. B. De Matos
DOI: 10.1590/2179-8966/2021/61914 | ISSN: 2179-8966
O cavaleiro negro em Tropa de Elite: arquétipos, dispositivos
e imaginários
The Dark Knight in Elite Squad: archetypes, apparatus and the imaginary
Marcus V. A. B. De Matos¹
¹ Brunel University, Kingston, Londres, Inglaterra. E-mail: marcus.dematos@brunel.ac.uk.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7858-9105.
Artigo recebido em 25/08/2021 e aceito em 10/10/2021.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
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Rev. Direito e Práx., Rio de Janeiro, Vol. 12, N. 04, 2021, p. 2847-2875.
Marcus V. A. B. De Matos
DOI: 10.1590/2179-8966/2021/61914 | ISSN: 2179-8966
Resumo
A soberania do estado é um paradoxo fundante nas teorias do direito e da constituição, e
tem sido constantemente ressignificada ao longo da história, para servir a interesses
políticos diferentes e frequentemente contraditórios. Direito e Estado, justificados pela
emergência de uma teoria moderna da soberania, foram historicamente descritos através
da razão e da razoabilidade, porém nunca deixaram de ser construídos de maneira fictícia.
A soberania já foi discutida dentro das categorias de espaço e tempo, e descrita através
dos efeitos das decisões soberanas. Mais recentemente, esse debate incluiu também uma
virada dos paradigmas espaço-temporais, para uma abordagem visual. Neste artigo, estes
temas serão discutidos a partir de métodos desenvolvidos nos campos do direito e
literatura, direito e psicanálise, e direito e cinema, para visualizar o que é a noção que
compreendemos contemporaneamente como soberania. Para isso, será desenvolvida
uma investigação visual da ideia de soberania, tomando-a não apenas como um conceito
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figura de linguagem, uma narrativa metafórica, alegórica, e ilustrada; capaz de ser
modernizada, porém, mantendo suas características iniciais. Esse artigo busca investigar
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de uma investigação sobre um arquétipo que emergiu, repetidamente, na história da
cultura ocidental, mas que nunca foi completamente explorado na teoria política e no
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construção da personagem Capitão Nascimento, no filme Tropa de Elite (2007) de José
Padilha, e na maneira como este filme atualizou o arquétipo d  
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décadas de 1990; e ressignificado-o com a emergência da virada conservadora no início
do século 21.
Palavras-chave: Soberania; Direito e Cinema; Estado de Exceção; Personificação;
Arquétipos; Dispositivos.
Abstract
State sovereignty is a foundational paradox in jurisprudence and constitutional theory,
and it has been constantly re-signified throughout history, to serve different and often
contradictory political interests. Law and State, justified by the emergence of a modern
theory of sovereignty, were historically described through reason, but they have never

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