Cinema e direitos humanos (das mulheres): sentir e pensar potencializados / Cinema and human rights (of women): feeling and thinking empowered
Autor | Gabriela Perissinotto de Almeida, Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, Carmem Lúcia Rodrigues |
Cargo | Doutoranda no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com bolsa do CNPq. Mestra e graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP). Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Direito, Psicologia e Interdisciplinaridades (DIPSIN). Pesquisadora do Núcleo de ... |
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Rev. Direito e Práx., Rio de Janeiro, Vol. 12, N.04, 2021, p. 2876-2898.
Gabriela Perissinotto de Almeida, Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer e Carmem Lúcia Rodrigues.
DOI: 10.1590/2179-8966/2021/62915| ISSN: 2179-8966
Cinema e direitos humanos (das mulheres): sentir e pensar
potencializados
Cinema and human rights (of women): feeling and thinking empowered
Gabriela Perissinotto de Almeida¹
¹ Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil. E-mail:
gabiperissinotto@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1556-7133.
Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer²
² Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil. E-mail: alps@usp.br. ORCID:
https://orcid.org/0000-0001-6088-2496.
Carmem Lúcia Rodrigues³
³ Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, Minas Gerais, Brasil. E-mail:
carmem.rodrigues@unifal-mg.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2876-5801.
Artigo recebido em 25/08/2021 e aceito em 09/10/2021.
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Rev. Direito e Práx., Rio de Janeiro, Vol. 12, N.04, 2021, p. 2876-2898.
Gabriela Perissinotto de Almeida, Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer e Carmem Lúcia Rodrigues.
DOI: 10.1590/2179-8966/2021/62915| ISSN: 2179-8966
Resumo
Neste artigo, relatamos a experiência do projeto de extensão Ciclo de Estudos e Cine-debates
entre o DiHCA (UNIFAL) e o NADIR (USP), com destaque para o terceiro de quatro encontros
cujo tema foi a violência de gênero. Tanto no projeto quanto neste texto, convergem os
objetivos de apresentar o cinema como recurso pedagógico na difusão dos direitos humanos
e de fomentar o uso do documentário brasileiro Silêncio das Inocentes para discussões sobre
violência contra mulheres. O projeto m ostrou-se potente tanto pela sensibilização teórico-
política promovida pelos encontros quanto pelo envolvimento das(os) estudantes, tornando-
se um fator protetivo em tempos de pandemia, o que esperamos que se amplie para outros
públicos que leiam este texto.
Palavras-chave: Projeto de extensão; Cinema; Direitos humanos (das mulheres).
Abstract
Cine-
meetings whose theme was gender violence. Both in the project and in this text, the
objectives of presenting cinema as a pedagogical resource in the dissemination of human
rights and promoting
discussions on violence against women converge. The project proved to be powerful both by
the theoretical-political response promoted by the meetings and by the involvement of
students, becoming a protective factor in pandemic times which we hope will be extended to
other audiences who read this text.
Keywords: Extension project; Cinema; Human rights (of women).
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