O controle de constitucionalidade das políticas públicas no Brasil e a importação de modelos de controle de constitucionalidade pela Constituição de 1988

AutorHector Cury Soares
Páginas121-150



[T]




[I]
The Judicial Review of the public policies in Brazil

[A]

 

      


[R]

     
    
 
      




   

  

[P]


Abstract
           
    
  

 


[K]
Keywords

Se, por um lado, a Constituição Federal (CF ) de 1988 deu ao
Supremo Tribu nal Federal a condição de g uarda da Constituição (HECK
2002, 2008), por outro criou uma série de instrumentos que possibili-
tassem o acess o ao Supremo. A tarefa de guard a da Constituição está
regulada no art. 102, caput. Também, regu la o direito de petição na ação
de inconstit ucionalidade, a qual se encontra regulad a no art. 102, I, CF.
Além disso, por meio da Emenda Constitucional n. 3 (EC), introduziu-
-se no ordenamento jurídico brasileiro a ação direta de inconstitucio-
nalidade. Ainda com base na citada emenda, criou-se a arguição de des-
cumprimento de preceito f undamental, previst a no art. 102, parágrafo
segundo, d a CF.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT