Tradicional cultura chinesa coloca dificuldade para nova lei de bem-estar animal

AutorSong Wei
CargoAdvogado e Professor da Universidade de Ciência e Tecnologia da China ? USTC
Páginas93-98

Page 93

Poucas pessoas na China se importam sobre os sentimentos dos animais ou possuem o conceito do bem-estar animal. Alguns fatores tradicionais exercem um papel positivo nesse campo.

Desde a infância, qualquer coisa sobre animais, a maioria das crianças chinesas entram em contato com o que foi, sem dúvida colocar o homem sobre eles. Até mesmo algumas musicas de crianças descrevem a natureza e os animais como maliciosos, como em "A raposa escorregadia" e em "Lobo cruel" e daí por diante, o que não só cria uma sombra negra sobre seus corações ingênuos, mas também deixa um enorme espaço entre animais e crianças. Em seguida , aprece na ideologia humana a discriminação de inferioridade e superioridade, eminência e humildade, primário e secundário. Isso tudo pode ser visto com um olhar sob um velho ditado: O homem é o mestre do universo. O desdém em espírito pode levar a crueldade em ação.

Como resultado, o homem dota a si mesmo de direitos naturais de dominar o universo com o pensamento "Direitos huma-

Page 94

nos são dados por Deus", e tiram a vida dos animais em questões insignificantes. Ao lado do contínuo desenvolvimento da "civilização" humana, o eco-ambiente piora, e o número de espécies reduz, consideravelmente. Mais de dez delas entram em extinção todo dia. Humanos tem pelo menos acordado para a realidade que irão sofrer o mesmo final se nada for feito para parar isso. Conseqüentemente, a estratégia de um desenvolvimento sustentável foi posta para trás. Isso é, contudo, não reconfortante, porque enquanto a mesma idéia está contida no atual lei de proteção de vida selvagem ( a qual é aprovada para proteger e salvar a valiosa vida selvagem em perigo iminente, para proteger, desenvolver e explorar razoavelmente os recursos dos animais selvagens, e para manter o balanço do ecossistema). Mas a lei virou nada mais do que a mais recente e maneira prática que os humanos encontraram para fazer "uso" de recursos naturais para razões egoístas, e não mais um longo termo do bem estar de qualquer dos animais.

O homem "civilizado" sempre divide as criaturas em "humanidade" e "animais". A razão é sem dúvida que o homem pensa alto sobre ele mesmo. Então essa prioridade enraizada humana é realmente verdade? Por quê nos devemos insistir na inferioridade dos animais? Darwin comparou particularmente o intelecto do homem e chamou de animais de baixa ordem. Ele manteve a opinião que agora nos sabemos que os órgãos sensoriais, intuição, todos os tipos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT