Das modalidades das obrigações

AutorBassil Dower, Nelson Godoy
Ocupação do AutorProfessor Universitário e Advogado em São Paulo
Páginas55-62

Page 55

4. 1 Apresentação

Obrigação é uma relação jurídica, que se forma entre pessoas, na qual alguém assume o dever de dar, fazer ou não fazer alguma coisa em favor de outrem. Constatamos, aí, a presença de duas pessoas e de uma prestação. Esses são os elementos essenciais para a existência da obrigação.

Numa obrigação pode haver pluralidade de sujeitos, sejam eles credores, sejam eles devedores, assim como pode haver, também, multiplicidade de prestações. Enfim, poderá haver diferen-tes espécies de obrigações ou

Page 56

diferentes maneiras pelas quais elas se apresentam. Nosso Código Civil as trata como Modalidades das Obrigações.

4. 2 As várias espécies de obrigações tratadas pelo código civil
4.2. 1 Espécies de obrigações quanto a seu objeto

O objeto da obrigação é a prestação. O Código Civil disciplina as várias espécies de obrigações, primeiramente, quanto ao seu objeto, dividindo-as em três modalidades: de dar, de fazer ou de não fazer.

4.2.1.1 Obrigação de dar

Obrigação de dar é aquela em que o devedor tem o dever de entregar uma coisa, móvel ou imóvel. É exemplo dessa modalidade a compra e venda. O vendedor tem a obrigação de entregar a coisa vendida (dar). Este tipo de obrigação, por sua vez, reveste de duas espécies: de dar coisa certa e de dar coisa incerta. Sobre elas nos ocuparemos no próximo capítulo.

4.2.1.2 Obrigação de fazer e de não fazer

Toda relação obrigacional implica um dar, fazer ou não fazer, de forma isolada ou conjuntamente. A obrigação de fazer ou de não fazer é aquela em que o devedor tem o dever de praticar, ou não, determinado ato em favor do credor. As obrigações de fazer, bem como as de dar, são denominadas obrigações positivas, enquanto que as de não fazer, são obrigações negativas. Trataremos dessas obrigações, de fazer ou de não fazer, com mais profundidade, nos capítulos 6 e 7.

4.2. 2 Espécies de obrigações quanto a seus elementos

Quando, na relação jurídica obrigacional, aparece somente um credor, um devedor e uma prestação, a obrigação é classificada como simples; quando

Page 57

aparece pluralidade de sujeitos ou de prestações, é classificada como obrigação complexa ou composta.

4.2.2.1 Obrigação composta de várias prestações

Quando há várias prestações, a obrigação pode ser: cumulativa, alternativa, ou facultativa. (Esta última não é apreciada pelo nosso Código).

1) OBRIGAÇÃO CUMULATIVA

Quando o devedor se obriga a cumprir mais de uma prestação, devendo atender a todas, a obrigação será cumulativa, ou seja, todas as obrigações assumidas devem ser atendidas pelo devedor. Este só se libera do dever pagando todas as prestações. Por exemplo, se me comprometo a entregar uma saca de feijão, outra de arroz e outra de café, para cumprir com minha obrigação, terei que entregar todas as sacas.

2) OBRIGAÇÃO ALTERNATIVA

Obrigação alternativa ocorre quando há várias prestações assumidas e o devedor se exonera do vínculo cumprindo apenas uma delas. Nesse caso, há a escolha: uma ou outra. Se me comprometo a entregar uma saca de arroz ou de feijão, basta entregar uma delas para cumprir minha obrigação.

Alternativas - escreve Antônio Chaves - são aquelas em que há também uma pluralidade de prestações, outorgando-se, porém, ao devedor (excepcionalmente ao credor) a escolha entre uma e outras".34Vale dizer, o cumprimento da prestação está subordinado à escolha de uma dentre várias prestações existentes.

3) OBRIGAÇÃO FACULTATIVA

Obrigação facultativa é aquela em que o devedor pode optar pelo cumprimento de outra prestação. É devida uma determinada coisa, mas o devedor...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT