O debate entre liberdade de expressão e liberdade acadêmica. Uma revisão da bibliografia anglo-americana

AutorArnaldo Bastos Santos Neto, Vinicius Naguti Resende
CargoUniversidade Federal de Goiás/Universidade de São Paulo
Páginas123-139
123
O DEBATE ENTRE LIBERDADE DE EXPRESSÃO E LIBERDADE
ACADÊMICA: UMA REVISÃO DA BIBLIOGRAFIA ANGLO-
AMERICANA
THE DEBATE BETWEEN FREEDOM OF EXPRESSION AND
ACADEMIC FREEDOM: A REVIEW OF THE ANGLO-AMERICAN
BIBLIOGRAPHY
Arnaldo Bastos Santos Neto
1
Vinícius Naguti Resende
2
RESUMO: O presente artigo constitui o resultado de uma pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório, que buscou
investigar a relação entre liberdade de expressão e liberdade acadêmica frequentemente, aplicadas de modo
intercambiável tendo como marco teórico inicial a contribuição de John Stuart Mill e prosseguindo com base em
reflexões teóricas da literatura especializada norte-americana. Assim sendo, a investigação possui os seguin tes
objetivos: i) apresentar as noções de liberdade de expressão em especial, as suas origens históricas e de liberdade
acadêmica; ii) diferenciar os propósitos e o campo de atuação dessas liberdades. Defende-se que a confusão entre
liberdade de expressão e liberdade acadêmica somente ocorre quando há um enfraquecimento ou desaparecimento do
conceito de disciplina, já que a primeira busca a proteção do processo de auto-governo (self-government) na formação
da opinião pública, já o discurso dentro da universidade serve ao propósito da educação, que reivindica uma estrutura
discursiva pautada por um outro tip o de regulação e proteção. Por fim, o artigo aborda um paradoxo envolvendo o
conceito de disciplina, que, dependendo da forma como é desdobrado na realidade acadêmica, é capaz de promover a
produção ou o confinamento do conhecimento científico.
PALAVRAS-CHAVE: Liberdade de expressão; Liberdade acadêmica; Pr imeira Emenda.
SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO; 2 LI BERDADE DE EXPRESSÃO: DE JOHN STUART MILL A OLIVER
WENDELL HOLMES JR; 3 LIBERDADE ACADÊMICA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO: SINÔNIMOS? 4 O
PARADOXO DA DISCIPLINA; 5 CONCLUSÃO
ABSTRACT This paper seeks to investigate the relationship between freedom of expression and academic freedom
often applied interchangeably based on theoretical reflections from North American specialized literature.
Therefore, the investigation has the following objectives: i) to present the notions of freedom of expression especially
its historical origins in the US environment and academic freedom; ii) differentiate the purposes and scope of these
freedoms. It is argued that the confusion between freedom of expression and academic freedom only occurs when
there is a weakening or disappearan ce of the concept of discipline, since the former seeks to protect the process of
self-government in the formation of public opinion, while the discourse on the university serves the purpose of
education, which claims a discursive structure guided by another type of regulation and protection. Finally, the article
addresses a paradox involving the concept of disciplin e, which, depending on how it is deployed in academic reality,
is capable of promoting the production or confinement of scientific knowledge.
KEYWORDS: Freedom of expression; Academic freedom; First Amendmen t.
SUMMARY: 1 INTRODUCTION; 2 FREEDOM OF EXPRESSION: FROM JOHN STUART MILL TO OLIVER
WENDELL HOLMES JR; 3 ACADEMIC FREEDOM AND FREEDOM OF EXPRESSION: SYNONYMS? 4 THE
PARADOX OF DISCIPLINE; 5 CONCLUSION
1 INTRODUÇÃO
“Os alunos de hoje são, em resumo, a própria personificação da falta de liberdade
acadêmica e, como os alunos de hoje são os líderes de amanhã, sua falta de liberdade é tudo menos
Artigo enviado em 03/11/2022
Artigo aprovado em 13/12/2022
1
Doutor em Direito Público pela Unisinos, Professor da Faculdade de Direito da UFG
2
Mestrando em Direito pela USP
124
acadêmica”
3
. A potente frase de Adam Sitze ilustra movimentos políticos recentes que passaram a
mobilizar categorias como a liberdade de expressão para a discussão de aspectos relevantes do
mundo acadêmico nos Estados Unidos. No contexto norte-americano, organizações, como a
Foundation for Individual Rights in Education (FIRE), defendem a aplicação da jurisprudência
criada em torno da Primeira Emenda às universidades, a fim de garantir os direitos individuais dos
estudantes universitários, tendo em mente, principalmente o direito à liberdade de expressão.
O observador menos atento, a priori, não identificará problemas na aplicação indistinta da
liberdade de expressão dentro do campus universitário. Justamente por esse motivo, o presente
artigo busca investigar a relação entre liberdade de expressão e liberdade acadêmica,
frequentemente aplicadas de modo intercambiável. Esse extenso debate possui relevantes
contribuições para a discussão da relação entre professores e estudantes no ambiente universitário
e, por isso, a reflexão sobre a interação docente/discente adquire centralidade para o papel da
liberdade acadêmica nos dias de hoje. Assim sendo, a investigação constitui o resultado de uma
pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório, que teve como objetivos: i) apresentar as noções de
liberdade de expressão em especial, as suas origens históricas e de liberdade acadêmica; ii)
diferenciar os propósitos e o campo de atuação dessas liberdades.
Delimita-se a exploração a partir de uma revisão da literatura norte-americana, sem deixar
de apontar a contribuição inovadora do filósofo e economista inglês John Stuart Mill, verdadeiro
marco teórico sobre o tema. Importante ressaltar que, mediante uma análise histórica, a liberdade
no ambiente universitário pode ser vista como o resultado das lutas pela liberdade de expressão,
no entanto, essa afirmação não permite concluir que as duas liberdades compartilhem o mesmo
objeto e âmbito normativo
4
. Daí a necessidade de mobilizar a bibliografia anglo-americana
supracitada, a qual possui expoentes teóricos fundamentais para estabelecer os pressupostos do
presente debate e questionar a falta de diferenciação entre as noções de liberdade de expressão e
de liberdade acadêmica.
2 LIBERDADE DE EXPRESSÃO: DE JOHN STUART MILL A OLIVER WENDELL
HOLMES JR.
Iniciar a discussão sobre liberdade de expressão através do segundo capítulo da obra On
Liberty, intitulado Sobre a Liberdade de Pensamento e de Debate, de John Stuart Mill, certamente
tornou-se um cânone teórico no campo filosófico e jurídico. Mill parte da noção de que o homem
deve considerar uma base de evidências completas para apreender como realmente são as coisas,
3
SITZE, Adam. Academic Unfreedom, Unacademic Freedom: Part One of Two. The Massachusetts Review, vol. 58,
n. 4, pp. 589-607, 2017.
4
OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de; REPOLÊS, Maria Fernanda Salcedo; PRATES, Francisco de Castilho. A
liberdade acadêmica em disputa: um olhar com e contra a Suprema Cor te dos Estados Unidos. Ver. DEDIR/PPGD.
Direito UFOP, Ouro Preto, n. 3, PP. 148-180, set/out. 2017

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT