Diminutivo de foto, sumaríssimo, estender e transdisciplinaridade

AutorMaria Tereza de Queiroz Piacentini
CargoLicenciada em Letras e mestra em Educação pela UFSC Revisora da Constituição de Santa Catarina em 1989
Páginas82-82

Page 82

Por favor, qual o diminutivo de foto? Fotinho está correto? Por ex: Seguem as fotinhos. Ana Maria

Sim, é esse o diminutivo correto, como nos exemplos seguintes:

Que fotinhos lindas!

Infelizmente, todas as fotinhos que você me pediu foram deletadas.

Seguem duas fotinhos do aniversário de um ano da Carol.

A dúvida ou a estranheza decorre do fato de foto ser uma rara palavra feminina terminada com o, por se tratar de redução da palavra fotografia. Assim, poderíamos ter dois diminutivos: fotografiazinha e fotozinha. Mas os jovens hoje preferem a forma com o diminutivo “inho”, que aliás é mais erudito do que “zinho”. Então, como é que se usa tal sufixo na flexão gradual das paroxítonas terminadas em o e a?

Elimina-se a vogal e acrescenta-se inho (se a vogal final for o) ou inha (se a vogal final for a), como se exemplifica: livro > livrinho, cama > caminha, mosquito > mosquitinho, argola > argolinha. Nestes dois casos (diferentemente das paroxítonas terminadas em e, nas quais o diminutivo se baseia no gênero do substantivo, como o chefe > o chefinho / a chefe > a chefinha), não importa o gênero em si, mas sim a vogal final, como já dito. Veja-se que chamamos o bandeira de futebol de O bandeirinhA. Do mesmo modo se faz o diminutivo relativo a outros ofícios desempenhados por homem e cuja denominação deriva de objetos: o caixinha, o trombetinha, o cabecinha, o guardinha.

Qual a melhor forma para o uso deste superlativo: seriíssimo ou seríssimo? E o superlativo de sumário? Maria

O superlativo absoluto sintético se forma basicamente com o acréscimo do sufixo -íssimo(a) ao adjetivo. Quando este termina com vogal, elimina-se a vogal final. Observe: certo > cert + íssimo > certíssimo / bela > bel+ íssima > belíssima. Assim, para formar o superlativo de sério temos: seri + íssimo > seriíssimo. Entretanto, aos poucos está se perdendo a noção da origem dos dois is, razão pela qual alguns dicionários já trazem como alternativa a grafia seríssimo.

É o mesmo caso de sumariíssimo, o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT