Direitos e garantias: A pandemia, o delivery e o entregador

AutorJean Rommy Jr. - Eliana Carneiro
CargoAdvogado - Advogada
Páginas19-20
TRIBUNA LIVRE
19
REVISTA BONIJURIS I ANO 33 I EDIÇÃO 670 I JUN/JUL 2021
Jean Rommy Jr.ADVOGADO
Eliana CarneiroADVOGADA
A PANDEMIA, O DELIVERY E O ENTREGADOR
Desde fevereiro de 2020 o
brasileiro sofre as con-
sequências da pandemia
do novo coronavírus. No
primeiro semestre do ano pas-
sado, o isolamento social foi a
principal medida tomada pelos
governantes para evitar a dis-
seminação do vírus e o colapso
do sistema de saúde. Tomado
pelo medo da nova doença, o
brasileiro deixou de realizar
atividades simples, como ir ao
mercado, farmácia, restauran-
tes, ou até mesmo ao petshop.
A alternativa dos empresá-
rios e dos próprios consumi-
dores foi a busca pelo serviço
de delivery. Inúmeros são os
estabelecimentos que hoje so-
brevivem graças ao sistema de
entrega. Assim, a população,
mesmo que socialmente iso-
lada, permaneceu consumin-
do por intermédio da entrega
de produtos e serviços, o que
manteve uma fatia do merca-
do aquecido mesmo em meio
à crise.
Segundo pesquisa realizada
pela Mobills, startup de gestão
de finanças pessoais, as vendas
por delivery cresceram quase
100% entre janeiro e maio de
2020. A empresa analisou da-
dos de mais de 160 mil usuários
e constatou que os gastos com
os principais aplicativos de
entregas (Rappi, Ifood e Uber
Eats) cresceram 94,67% no pe-
ríodo de pandemia.
Consequentemente, ao lado
do crescimento do delivery,
aumenta também a oportu-
nidade para os maiores res-
ponsáveis pela conexão entre
empresas e consumidores: os
entregadores. De acordo com
dados divulgados pela Federa-
ção Nacional da Distribuição
de Veículos Automotores (F
), as vendas de motos
cresceram 85,6% em julho de
2020.
Infelizmente, com maior
número de veículos no trânsi-
to, maior a quantidade de aci-
dentes. Além disso, em geral,
quando a colisão envolve um
motociclista, as consequências
são piores.
Segundo o balanço do
 (Batalhão da Polícia
Militar de Trânsito), o ano de
2020 teve 3,4 mil acidentes com
motocicletas em Campo Gran-
de, dos quais a maior parte (2,9
mil) teve vítimas, e em pelo
menos 46 houve mortes. Em
alguns casos, as lesões dos mo-
tociclistas são permanentes,
causando afastamento de suas
funções e até mesmo a impos-
sibilidade de exercício de qual-
quer trabalho.
Entre os direitos e garantias
para quem se envolve em al-
gum acidente de trânsito está
o seguro . Porém, mui-
to além disso, existem outros
meios de ter os danos repara-
dos e até mesmo uma pensão
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/drantoniokrieger
drantoniokrieger
Médico ortopedista
especialista em cirurgia
de coluna minimamente
invasiva e reabilitação
de atletas.
EXCELÊNCIA EXCELÊNCIA
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