Duplamente queer: filme-ensaio brasileiro, narrativas dissidentes e direitos insurgentes / Genre/gender: Brazilian essay film, dissident narratives, and insurgent rights

AutorDouglas Antônio Rocha Pinheiro
CargoProfessor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Brasília. Doutor e Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa 'Eixos, planos, ficções: grupo brasiliense de Direito e Arte' (...
2899
Rev. Direito e Práx., Rio de Janeiro, Vol. 12, N. 04, 2021, p. 2899-2925.
Douglas Antônio Rocha Pinheiro
DOI: 10.1590/2179-8966/2021/62912 | ISSN: 2179-8966
Duplamente queer: filme-ensaio brasileiro, narrativas
dissidentes e direitos insurgentes
Genre/gender: Brazilian essay film, dissident narratives, and insurgent rights
Douglas Antônio Rocha Pinheiro¹
¹ Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil. E-mail: darpinheiro@unb.br.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0970-0842.
Artigo recebido em 25/08/2021 e aceito em 09/10/2021.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
2900
Rev. Direito e Práx., Rio de Janeiro, Vol. 12, N. 04, 2021, p. 2899-2925.
Douglas Antônio Rocha Pinheiro
DOI: 10.1590/2179-8966/2021/62912 | ISSN: 2179-8966
Resumo
O artigo aborda a afirmação de direitos de pessoas dissidentes de sexualidade e de gênero
no Brasil de 1990 a 2020 por meio de duas obras audiovisuais ensaísticas de temática
queer: Seams (1993) e Bixa Travesty (2018). O texto explora, ainda, como o filme-ensaio,
forma cinematográfica avessa a classificações, garante uma linguagem suficientemente
fluida para se narrar experiências LGBTQIA+ invisibilizadas. Por fim, o artigo reflete sobre
a contribuição da ensaística audiovisual à epistemologia jurídica.
Palavras-chave: Direito e cinema; Direitos LGBTQIA+; Filme-ensaio.
Abstract
The article addresses the affirmation of the rights of sexual and gender dissenters in Brazil
from 1990 to 2020 through two queer-themed essay films: Seams (1993) and Bixa
Travesty (2018). The text also explores how the essay film, a cinematographic form averse
to classifications, guarantees a language sufficiently fluid to narrate invisible LGBTQIA+
experiences. Finally, the article reflects on the contribution of audiovisual essays to legal
epistemology.
Keywords: Law and film; LGBTQIA+ rights; Essay film.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT