Forensepédia – A Enciclopédia Jurídica Livre

Páginas215-218

Page 215

Panóptica entrevista Gustavo D’Andrea. Advogado, formado em ciências jurídicas e sociais pela Universidade de Ribeirão Preto, mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É fundador da Forensepédia e da rede social Advogados Networking. É autor do blog Forense Contemporâneo (e de sua nova versão, o Forên{J+}).

Panóptica - Como surgiu o projeto e quais os principais objetivos dele?

A Forensepédia surgiu a partir da experiência que tive de publicar posts no blog Forense Contemporâneo desde 2005 e receber comentários dos leitores.

À medida que eram publicados posts sobre novidades jurídicas, especialmente as legislativas (como a Lei Maria da Penha em 2006, a lei relativa à separação e divórcio extrajudiciais em 2007 etc.), os leitores acessavam o blog e postavam suas questões.

Muito embora muitas dessas questões ficassem sem resposta, por serem mais adequadas de serem resolvidas através de consultas pessoais com advogados, quer dizer, na tradicional relação advogado-cliente, a multiplicação de perguntas começou a fazer compreender cada vez mais a necessidade que as pessoas têm de obter acesso ao conhecimento jurídico, seja para uso profissional, seja para aplicar nas suas vidas enquanto sujeitos de direitos.

A partir disso, passei a refletir e pesquisar formas de promover a difusão do conhecimento jurídico, considerando especialmente as necessidades de quem busca tal conhecimento. Passei por ideias como publicação de arquivos em pdf, criação de fóruns, grupos em redes sociais, ou mesmo uma rede social inteiramente dedicada a advogados. Em 2008, fiz um breve experimento: criei uma wiki jurídica usando o Google Sites e inclui alguns verbetes, cerca de cinco.

A audiência se mostrou boa, logo na primeira semana, o que me fez parar o experimento e contratar profissionais para montar a estrutura do que hoje conhecemos por Forensepédia.

Os principais objetivos da Forensepédia são incentivar o livre fluxo de conhecimento jurídico, usando inclusive uma licença Creative Commons, e fazer isso de forma aberta e colaborativa.

Page 216

Panóptica - Um dos problemas enfrentados pela Wikipédia é o desafio em manter a segurança e a veracidade das informações disponíveis. Em sua opinião como é possível ponderar, na Forensepédia, a principal virtude nela presente (liberdade para construção colaborativa de conteúdo jurídico) com o seu maior desafio (gerar conhecimento jurídico seguro e de qualidade)?

Acredito na criatividade do ser humano...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT