Editorial

AutorOs editores

Prezados leitores,

Que o intolerável imposto pela força e pelo silêncio, cesse de ser aceito. Nossa inquirição não foi feita para acumular conhecimentos, mas para aumentar nossa intolerância e fazer dela uma intolerância ativa.

MICHEL FOUCAULT

Com o escopo de explicar o sistema disciplinar de vigilância das sociedades modernas, Foucault examina o Panopticon, uma espécie de instrumento tecnológico idealizado por Jeremy Bentham, capaz de vigiar tudo e a todos. A nação de vigilância, aliás, permeia diariamente a vida contemporânea e é, em certa medida, o tema presente em dois trabalhos desta edição da nossa revista. Os textos dos professores Américo Bedê e Sylvia Kierkegaard discorrem acerca da problemática interceptação de correio eletrônico no ambiente de trabalho versus direitos fundamentais.

A semelhança do modelo de Bentham com o nome deste periódico não passa de mera coincidência. Panóptica deriva, na verdade, da expressão Pan-óptico, isto é, “que permite uma visão total”, abrangente. E só. Nada tem que ver com totalitarismo ou forma de vigilância. Ademais, é com essa visão abrangente do Direito que a Equipe da Panóptica tem se preocupado desde o início de seus trabalhos em 2006.

A oitava edição é um marco para nós todos, na medida em que concretiza a maioria dos nossos objetivos iniciais, quais sejam, proporcionar acesso facilitado a um conteúdo jurídico de qualidade; estruturar uma revista jurídica séria, com perspectivas internacionais; publicar artigos em línguas portuguesa, espanhola, inglesa, alemã e francesa.

Primeiro ponto a ser observado é a tradução do conteúdo da página da revista para o inglês, tornando-a muito mais acessível.

Segundo ponto: o esforço contínuo por publicar artigos em língua portuguesa, não só de brasileiros, mas também de outras nações que adotam esta língua. Vale lembrar que em nossa terceira edição havíamos publicado dois artigos: um do professor António Manuel Hespanha e outro da professora Carla Maria Amado Gomes. Cinco edições depois, mais um, o do professor...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT