Editorial

AutorEduardo Biacchi Gomes
CargoEditor Gerente da RDFD - UniBrasil
Páginas1-2

Page 1

Prezados membros da Comunidade Acadêmica: é com satisfação que apresentamos o quinto volume da Revista de Direitos Fundamentais e Democracia da UniBrasil, a qual, em seu terceiro ano, cada vez mais se consolida como um periódico de qualidade e de referência nos meios acadêmicos.

Neste volume contamos, mais uma vez, com artigos de juristas renomados, como a Doutora Barbara Hudson, com a sua contribuição Minory Report – Prevendo o Futuro na Vida Real e na Ficção, tradução efetuada pelo nosso Professor do Mestrado, o Doutor Eliezer Gomes da Silva.

Contamos, também, com artigos do Professor Dimas Macedo, que bem demonstra a sua vertente constitucional e nos brinda com dois artigos de referência: O Processo Constitucional no Brasil e O Pensamento Jurídico de Paulo Bonavides.

Álvaro Borges de Oliveira e Marcos Leandro Maciel examinam o tema voltado ao Estado da Arte nas Ações Possessórias.

André Viana Custódio e Ismael Francisco de Souza abordam a necessidade da existência de uma política voltada ao combate do trabalho infantil.

Na seção voltada aos Professores do Mestrado, contamos com o excelente artigo do Professor Doutor Alexandre Coutinho Pagliarini, com o título: Constituição Supranacional: uma internacionalização do Direito Constitucional?

A mestranda Larissa Alcântara Pereira, do Programa de Mestrado em Direito Constitucional da UniBrasil, abordou a temática voltada à proteção dos Direitos Humanos, que decorre da necessidade, cada vez maior, de cooperação entre os Estados.

Os nossos alunos da Graduação, tanto dos Cursos de Direito, como do Curso de Relações Internacionais, com os artigos que examinam o exercício da cidadania como forma de respeito e dignidade à pessoa humana, e o exercício de uma emancipação participativa dos cidadãos do MERCOSUL em prol de se promover a inclusão social, respectivamente.

Destacamos, ainda, os artigos apresentados pela Comunidade Científica, dentre eles o da Professora Francielli Morêz, em que aborda a questão dos refugiados e a questão da identificação oficial no Brasil; Rejane Esther Vieira e Betina Souza Mendes, que examinam a Democracia segundo Rousseau. E mais, Nicole Gonçalves aborda em Page 2 seu artigo a crise do Poder Legislativo e a necessidade da reconstrução da Democracia.

Na temática voltada aos direitos sociais e à pessoa portadora...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT