Editorial

AutorProfª. Dra. Joana Stelzer
CargoEditora Responsável da Revista Novos Estudos Jurídicos (www.univali.br/nej) Programa de Pós-Graduação<i> Stricto Sensu</i> em Ciência Jurídica da UNIVALI - Cursos de Doutorado e Mestrado em Ciência Jurídica

Desde a edição passada, com a publicação especial sobre a União Europeia, a Novos Estudos Jurídicos (NEJ) passou a ser quadrimestral. Começa não somente uma nova fase da revista, mas dos periódicos científicos na área do Direito. Em atenção ao emergente paradigma, iniciamos um trabalho de alinhamento qualitativo, reforçando o trabalho desenvolvido pela Profª. Dra. Daniela Mesquita Leutchuk de Cademartori, que capitaneou a NEJ no período do ano de 2003 a 2008.

Nesse período, foram publicados 16 números da revista, totalizando mais de 130 artigos. Nessa fase, já emergiam preocupações e metas audaciosas, como evitar a endogenia dos autores, no sentido de estabelecer um diálogo do nosso Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI com outras pós-graduações jurídicas nacionais e estrangeiras. O objetivo era o de que todos os números tivessem um mínimo de 80% dos artigos de autoria de pesquisadores não oriundos da nossa instituição, sendo a sua maioria de fora do Estado de Santa Catarina e com pelo menos uma ou duas contribuições internacionais.

Na qualidade de editora, a Profª. Daniela também se preocupou com a fixação e a obediência dos artigos aos padrões metodológicos de modo a consolidar a cientificidade das contribuições que iriam ser publicadas na NEJ. Ademais, foi necessário otimizar o funcionamento do Conselho Editorial de modo a garantir a qualidade das publicações e preocupar-se com as primeiras indexações da revista junto à Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional.

A concretização desses objetivos e metas pode ser notada à medida que, no período, a revista ficou avaliada pelos critérios Qualis/CAPES como "A" Nacional, afinal, o periódico consolidava uma tradição em publicação de artigos de qualidade, refletindo o próprio interesse do Curso em estabelecer um foro de discussão e debate dos grandes temas atuais do Direito.

Na presente edição, envidaram-se novos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT