Educação jurídica e busca de aprendizagem ativa, personalizada e afetiva no ambiente online: estudo de caso

AutorPaulo Rogério Marques de Carvalho
Ocupação do AutorDoutor em Ciências Jurídico-políticas pela Universidade de Lisboa com estágio doutoral na Università degli Studi di Roma 'La Sapienza'
Páginas73-87
73
Capítulo 3
EDUCAÇÃO JURÍDICA E BUSCA DE APRENDIZAGEM
ATIVA, PERSONALIZADA E AFETIVA NO AMBIENTE
ONLINE: ESTUDO DE CASO
Prof. Dr. Paulo Rogério Marques de Carvalho1
Resumo: O artigo é formato de relatos de experiências de planejamento de
aulas online durante o ano de 2020 em curso de graduação em Direito.
Parte do pressuposto de impossibilidade de transplante de metodologias e
narrativas de aulas presenciais para as aulas online. As ações foram
baseadas em técnicas metodológicas em vista de uma aprendizagem ativa.
Além de recorrer a elementos da cultura digital, as práticas preocuparam-
se em estabelecer protagonismo dos alunos e humanização das aulas.
Reconhece que a aprendizagem e afeição estão imbricados nesse processo.
O relato indica a divisão de aulas em seis ciclos organizados com o objetivo
de busca de aprendizagem personalizada a partir dos projetos de vida dos
alunos e seus horizontes socioemocionais afetados pela pandemia.
1. Introdução
O conhecimento é uma exigência existencial, válvula dinâmica do
cotidiano, pressuposição de adaptação da pessoa à realidade. A
universidade é uma representação dessa exigência social enquanto
1 Doutor em Ciências Jurídico-políticas pela Universidade de Lisboa com estágio doutoral
na Università degli Studi di Roma “La Sapienza”. Mestre em Direito pela Universidade
Federal do Ceará. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo in stituto de Direito
do Trabalho da Universidade de Lisboa. Professor de Direito e Processo do trabalho no
Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), integrando a sua coordenação acadêmica.
Coordenador do grupo de estudos e pesquisa em trabalho e contemporaneidade (CNPq).
E-mail: paulomarquesdeca rvalho@gmail.com

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT