A efetividade das técnicas de metodologias ativas no ensino do curso de direito

AutorAlessandro Dorigon, Helton Adriano de Souza
CargoMestre em direito pela Universidade Paranaense; Especialista em direito e processo penal pela Universidade Estadual de Londrina; Graduado em direito pela Universidade Paranaense; Professor adjunto do curso de direito da Universidade Paranaense, nas unidades de Umuarama e Paranavaí; Advogado/Graduado em Geografia pela UNESPAR/FAFIPA - Paranavaí;...
Páginas23-47
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DORIGON, A.; SOUZA, H. A. de.
Rev. Ciênc. Juríd. Soc. UNIPAR, v. 22, n. 1, p. 23-47, jan./jun. 2019
A EFETIVIDADE DAS TÉCNICAS DE METODOLOGIAS ATIVAS NO
ENSINO DO CURSO DE DIREITO
Alessandro Dorigon1
Helton Adriano de Souza2
DORIGON, A.; SOUZA, H. A. de. A efetividade das técnicas de metodologias
ativas no ensino do curso de direito. Rev. Ciênc. Juríd. Soc. UNIPAR. Umuara-
ma. v. 22, n. 1, p. 23-47, jan./jun. 2019.
RESUMO: O trabalho em estudo trata de uma pesquisa bibliográca sobre a
real efetividade das técnicas de metodologias ativas para o ensino na graduação
universitária de direito. Muito se discute sobre as melhores formas, melhores
metodologias de ensino para os universitários, principalmente para os cursos
mais tradicionais, como o curso de direito. O curso universitário é diferente dos
demais, principalmente pelos perl de alunos, visto que quase todos são adultos
e estão em busca de um aprendizado técnico e pessoal para a vida prossional.
Assim, é questionado se as técnicas de metodologias ativas seriam mais interes-
santes e efetivas para esta classe de discentes, uma vez que modicaria a atual e
mais usada forma de ensino, a qual, os alunos e professores já estão acostumados
e adaptados.
PALAVRAS-CHAVE: Metodologias Ativas; Ensino; Didática; Aprendizado;
Curso de direito.
THE EFFECTIVENESS OF THE ACTIVE METHODOLOGY
TECHNIQUES IN LAW COURSES
ABSTRACT: This study is a literature review on the real eectiveness of the
active methodology techniques for teaching at a university undergraduate course
of law. Much is discussed about the best forms, the best teaching methodologies
for university students, especially for the more traditional courses, such as law
school. University courses are dierent, mainly due to the type of students, since
almost all of them are adults and are in search of technical and personal learning
DOI: 10.25110/rcjs.v22i1.2019.7861
1Mestre em direito pela Universidade Paranaense; Especialista em direito e processo penal pela
Universidade Estadual de Londrina; Graduado em direito pela Universidade Paranaense; Professor
adjunto do curso de direito da Universidade Paranaense, nas unidades de Umuarama e Paranavaí;
Advogado.
2 Graduado em Geograa pela UNESPAR/FAFIPA – Paranavaí; Especialista em Gestão Ambiental e
Psicopedagogia Clínica e Institucional. Integrante do corpo docente da Unipar – Umuarama e profes-
sor da Rede Pública de Ensino do estado do Paraná.
24 A efetividade das técnicas...
Rev. Ciênc. Juríd. Soc. UNIPAR, v. 22, n. 1, p. 23-47, jan./jun. 2019
1 INTRODUÇÃO
Com a evolução da sociedade, discute-se muito a forma de ensino que
as escolas e instituições de ensino superior têm adotado para o aprendizado de
seus alunos, visto que o método tradicional de ensino, que concentra todas as
atenções no professor como detentor do saber, com alunos passivos e ouvintes
deste professor, não tem gerado resultados satisfatórios para o ensino/aprendiza-
gem, visto que tais alunos se tornaram pessoas sem iniciativa para resolver seus
problemas diários no trabalho, na família e pessoais.
Diante disso, deu-se início à criação de formas mais interessantes e e-
cazes de ensino, onde o aluno passa a ser o responsável por adquirir o conheci-
mento e o crescimento intelectual e pessoal, mediante o auxílio do professor, que
se tornou um mediador das atividades, deixando o espírito de detentor de todo o
saber e de toda a atenção.
Estas formas de aprendizado têm sido denominadas de técnicas de me-
todologias ativas, que utilizando a teoria do conteúdo e sua aplicação prática,
for their professional life. Thus, it is questioned whether the active methodology
techniques would be more interesting and eective for this class of students,
since it would modify the current and most used form of teaching, to which
students and teachers are already used and adapted.
KEYWORDS: Active Methodologies; Teaching; Didactics; Learning; Law
Course.
LA EFICACIA DE LAS TÉCNICAS DE METODOLOGÍAS ACTIVAS
EN LA ENSEÑANZA DEL CURSO DE DERECHO
RESUMEN: Este trabajo es una investigación bibliográca sobre la efectividad
real de las técnicas de metodologías activas para la enseñanza en la licenciatura
en derecho. Se discute mucho sobre las mejores formas, las mejores metodologías
de enseñanza para estudiantes universitarios, especialmente para cursos más
tradicionales como la facultad de Derecho. El curso universitario es diferente
de los demás, principalmente por el tipo de estudiantes, ya que casi todos son
adultos y buscan un aprendizaje técnico y personal para la vida profesional.
Por lo tanto, se cuestiona si las técnicas de metodologías activas serían más
interesantes y efectivas para esa clase de estudiantes, ya que modicaría la forma
de enseñanza actual y más utilizada, a la que los estudiantes y maestros ya están
acostumbrados y adaptados.
PALABRAS CLAVE: Metodologías Activas; Enseñanza; Didáctica; Aprendi-
zaje; Curso de Derecho.

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