Elementos básicos para um bom ensino jurídico

AutorWalter Martín Arellano Torres
CargoDoutor e Mestre em Direito Civil pelo INADEJ e Mestre em Direito pela UNAM dentro do padrão de excelência CONACYT
Páginas254-269
Rev. direitos fundam. democ., v. 27, n. 3, p. 254-269, set./dez. 2022.
DOI: 10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v27i32564
ISSN 1982-0496
Licenciado sob uma Licença Creative Commons
ELEMENTOS BÁSICOS PARA UNA BUENA DOCENCIA JURÍDICA
ELEMENTOS BÁSICOS PARA UM BOM ENSINO JURÍDICO
BASIC ELEMENTS FOR GOOD LEGAL TEACHING
Walter Martín Arellano Torres
É professor da Faculdade de Direito da Universidade Nacional Autônoma do México
(UNAM) desde 2012. Leciona cursos de graduação e pós-graduação,
principalmente em: Filosofia do Direito, Direitos Humanos e Teoria Jurídica
Contemporânea. Licenciatura em Direito (UNAM), Psicologia (UVM), Ciências da
Comunicação (UIN) e Filosofia (UNAM). Dentro de sua pós-graduação, é Doutor e
Mestre em Direito Civil pelo INADEJ e Mestre em Direito pela UNAM dentro do
padrão de excelência CONACYT. Recebeu o prêmio "Raúl Cervantes Ahumada"
pela melhor dissertação de mestrado. Atualmente é Coordenador de Formação e
Docência do Programa Universitário de Estudos sobre Justiça, Democracia e
Sociedade da UNAM e é professor da Faculdade de Direito na graduação e pós-
graduação da UNAM.
Resumo
El objetivo principal de este trabajo de investigación es problematizar acerca de lo
que consideramos son los elementos básicos para un ejercicio docente
sistematizado. En un primer momento analizaremos la importancia y los límites de
considerar aspectos lúdicos en el aula; consideramos que uno de los elementos
más importantes para la buena docencia es la de fomentar la motivación y el interés
en el alumnado; otro factor ineludible es considerar la inclusión de otras disciplinas
y temas con vinculación a los problemas políticos como económicos sociales,
filosóficos, culturales históricos entre otros para poder comprender íntegramente
las vicisitudes que enfrenta el derecho contemporáneo; una comunicación asertiva
en la que se presupone que va a haber un contexto de escucha activa por parte de
todos los implicados en el marco de un lenguaje correcto, directo y respetuoso; la
responsabilidad qué tiene el docente de tener una visión que esté sustentada en
diferentes perspectivas teóricas y no sólo unas cuentas, es decir, la transparencia
ideológica de la persona académica; la necesidad de incluir una flexibilidad en la
evaluación, el compromiso ético y político de la docencia de labrar un camino hacia
la emancipación y, por supuesto, la importancia de la congruencia, es decir, que el
docente cuente con un paralelismo entre lo que dice y lo que hace.
Palabras clave: docencia jurídica; comunicación asertiva; transparencia
ideológica; emancipación; compromiso ético; problemas políticos; problemas
económicos e sociales; problemas filosóficos; problemas culturales e históricos
Resumo
O objetivo principal deste trabalho de pesquisa é problematizar sobre o que
consideramos ser os elementos básicos para um exercício de ensino
255
Rev. direitos fundam. democ., v. 27, n. 3, p. 254-269, set./dez. 2022.
DOI: 10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v27i32564
ELEMENTOS B
Á
SICOS PARA UNA BUENA DOCENCIA JUR
Í
DICA
sistematizado. Num primeiro momento analisaremos a importância e os limites de
se considerar os aspectos lúdicos em sala de aula; acreditamos que um dos
elementos mais importantes para um bom ensino é estimular a motivação e o
interesse dos alunos; outro fator incontornável é considerar a inclusão de outras
disciplinas e questões ligadas a problemas políticos como econômicos, sociais,
filosóficos, históricos, culturais, entre outros, para compreender plenamente as
vicissitudes que o direito contemporâneo enfrenta; comunicação assertiva em que
se pressupõe que haverá um contexto de escuta ativa de todos os envolvidos no
quadro de uma linguagem correta, direta e respeitosa; a responsabilidade que o
professor tem de ter uma visão sustentada em diferentes perspectivas teóricas e
não apenas em alguns relatos, ou seja, na transparência ideológica do acadêmico;
a necessidade de incluir a flexibilidade na avaliação, o compromisso ético e político
do ensino para trilhar um caminho de emancipação e, claro, a importância da
coerência, ou seja, que o professor tenha um paralelismo entre o que diz e o que
faz.
Palavras-chave: ensino jurídico; comunicação assertiva; transparência ideológica;
emancipação; compromisso ético; problemas políticos; problemas econômicos e
sociais; problemas filosóficos; questões culturais e históricas.
Abstract
The main objective of this research work is to problematize about what we consider
to be the basic elements for a systematized teaching exercise. At first we will
analyze the importance and limits of considering ludic aspects in the classroom; we
believe that one of the most important elements for good teaching is to encourage
motivation and interest in students; another inescapable factor is to consider the
inclusion of other disciplines and issues linked to political problems such as
economic, social, philosophical, historical, cultural, among others, in order to fully
understand the vicissitudes that contemporary law faces; assertive communication
in which it is assumed that there will be a context of active listening by all those
involved within the framework of correct, direct and respectful language; the
responsibility that the teacher has to have a vision that is supported by different
theoretical perspectives and not just a few accounts, that is, the ideological
transparency of the academic person; the need to include flexibility in the
evaluation, the ethical and political commitment of teaching to forge a path towards
emancipation and, of course, the importance of consistency, that is, that the teacher
has a parallelism between what he says and what it does.
keywords: legal teaching; assertive communication; ideological transparency;
emancipation; ethical commitment; political problems; economic and social
problems; philosophical problems; cultural and historical issues
1. CONSIDERACIONES INICIALES
El objetivo principal de este trabajo de investigación es problematizar acerca de lo
que consideramos son los elementos básicos para un ejercicio docente sistematizado y que
tenga la posibilidad de convertirse en significativo encontraste con la enseñanza
tradicionalista que apuesta por prácticas rancias como el autoritarismo docente, la estéril
memorización y la repetición injustificada así como el que consideramos el mayor de los
cánceres: la academia reiterativa e improvisada.
En un primer momento analizaremos la importancia y los límites de considerar
aspectos lúdicos en el aula, no solo a nivel licenciatura sino también a nivel posgrado donde

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT