Falácia democrática: uma reflexão sobre o paradigma estrutural brasileiro

AutorJosé Ricardo Rosa dos Santos, Juliana Oliveira da Silva
CargoDoutor em Ciências da Educação pela Universidade Americana (UA) - PY. Doutorando em Memória, Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Instituto Federal Baiano ? Campus Uruçuca / Especialista em Educação Científica e Cidadania pelo Instituto Federal Baiano - Campus Uruçuca.
Páginas01-14
1
Revistas de Ciências Jurídica s e Sociais da UNIPAR,, Umuarama, v.26, n.1, p. 01-14, 2023. ISSN 1982-1107
FALÁCIA DEMOCRÁTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O
PARADIGMA ESTRUTURAL BRASILEIRO
Recebido em: 03/01/2023
Aceito em: 03/02/2023
DOI: 10.25110/rcjs.v26i1-001
José Ricardo Rosa dos Santos 1
Juliana Oliveira da Silva 2
RESUMO: Este ensaio tem como objetivo demonstrar que a cultura dominante reforçada
por meio das estruturas simbólicas reproduz na sociedade uma realidade desigual,
tornando contraditória e ambígua a própria noção de democracia. Trata-se de uma revisão
de literatura, utilizando pesquisa bibliográfica e eletrônica. Tomou-se como base teórica
autores como Santos (2007), Freire (2002), Nidelcoff (1999) e Habermas (1997). A
pesquisa mostrou que é necessário um trabalho de conscientização sobre a importância
da participação democrática direta, pregada por Harbemas, através de uma educação
dialética cujo objetivo seja a justiça social.
PALAVRAS-CHAVE: Estrutura; Cultura; Educação; Democracia.
DEMOCRATIC FALLACY: A REFLECTION ON THE BRAZILIAN
STRUCTURAL PARADIGM
ABSTRACT: This essay aims to demonstrate that the dominant culture reinforced
through symbolic structures reproduces an unequal reality in society, making the very
notion of democracy contradictory and ambiguous. This is a literature review, using
bibliographic and electronic research. Authors such as Santos (2007), Freire (2002),
Nidelcoff (1999) and Habermas (1997) were taken as a theoretical basis. The research
showed that it is necessary to raise awareness about the importance of direct democratic
participation, preached by Harbemas, through a dialectical education whose objective is
social justice.
KEYWORDS: Structure; Culture; Education; Democracy.
FALACIA DEMOCRÁTICA: UNA REFLEXIÓN SOBRE EL PARADIGMA
ESTRUCTURAL BRASILEÑO
RESUMEN: Este ensayo pretende demostrar que la cultura dominante reforzada a través
de estructuras simbólicas reproduce una realidad desigual en la sociedad, haciendo que la
propia noción de democracia sea contradictoria y ambigua. Se trata de una revisión de la
literatura, utilizando investigación bibliográfica y electrónica. Se tomaron como base
teórica autores como Santos (2007), Freire (2002), Nidelcoff (1999) y Habermas (1997).
La investigación mostró que es necesario concienciar sobre la importancia de la
participación democrática directa, predicada por Harbemas, a través de una educación
dialéctica cuyo objetivo sea la justicia social.
1 Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Americana (UA) - PY. Doutorando em Memória,
Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Instituto Federal Baiano
Campus Uruçuca. E-mail: jose.ricardo@ifbaiano.edu.br.
2 Especialista em Educação Científica e Cidadania pelo Instituto Federal Baiano - Campus Uruçuca.
E-mail: julycoachingfmt@gmail.com.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT