A/em favor, pronúncia de gratuito, muito e hetero

AutorMaria Tereza de Queiroz Piacentini
CargoLicenciada em Letras e mestra em Educação pela UFSC Revisora da Constituição de Santa Catarina em 1989
Páginas82-82

Page 82

Qual é a regência correta: Evite argumentar em seu favor ou Evite argumentar a seu favor? Tem como explicar? Sheilla

As duas locuções (com em ou com a) são igualmente corretas e têm o significado de “para o benefício de; favoravelmente”. Exemplos:

Teve cinco votos a seu favor, o que o deixou satisfeito.

Felizmente ele sempre agiu em meu favor.

A lei atua em favor da justiça. Quando ocorreu o incidente, eles velejavam a favor do vento.

Ouço muitas pessoas falando palavras como circuito, intuito e principalmente gratuito dando ênfase na pronúncia à letra i como se fosse acentuada. Gostaria de saber se a pronúncia correta seria como se houvesse acento agudo no i, ou normal como outro ditongo. José Carlos

Pronuncia-se gra-túi-to (e não gratu-í-to), palavra paroxítona, sílaba tônica no ditongo ui. Do mesmo modo, devese dizer cir-cui-to e for-tui-to, justamente porque u e i não formam um hiato [u-i]. Se o i dessas palavras fosse pronunciado separadamente do u, elas teriam um acento agudo no i, como em Tatuí, juíza e prejuízo, o que não é o caso.

Quantos fonemas existem na palavra muito? E por que muitas pessoas colocam n depois do i? Reinaldo

Na palavra muito há cinco fonemas, sendo o i nasal. Como a linguagem oral precede a escrita, a pergunta deveria ser: “Por que se escreve ‘muito’, e não ‘muinto’, já que esta é a nossa pronúncia?”

Ocorre que na origem da língua portuguesa se usava com igual intensidade a forma apocopada mui, que o espanhol conserva em muy e que sofreu uma nasalização em Portugal (à exceção da região de Trás-os-Montes), fenômeno linguístico típico daquele país e portanto herdado por nós. Essa nasalação do ditongo já foi representada na escrita. No famoso “Cancioneiro da Ajuda” se encontra a grafia muyn, e em outros documentos antigos acham-se alguns muin juntamente com mui.

De outra parte, a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT