Entrevista com o filósofo australiano Peter Singer sobre as prioridades do movimento de direito animal no Brasil

AutorPeter Singer
CargoProfessor de Bioética da Princeton University (Estados Unidos)
Páginas9-11

Ver nota 1

Page 9

1 - O que o senhor pensa sobre a utilização de instrumentos jurídicos para garantir a integridade físico-psicológica dos animais, como, por exemplo, o habeas corpus impetrado no Brasil em favor da chimpanzé Suíça, para garantir seu direito à liberdade, vez que se encontrava aprisionada no zoológico de Salvador onde, embora tardia, pois prolatada após o misterioso falecimento de Suíça, a decisão inédita que julgou o mencionado writ reconheceu pela primeira vez na história um animal não humano como sujeito de direito?

Singer - Tais decisões são um importante avanço. No passado, a lei garantia direitos apenas aos seres humanos, mas agora que sabemos mais sobre os animais não humanos, especialmente os grandes símios,

Page 10

não há qualquer justificação para negar-lhes alguns direitos básicos também. Supor que você tem que pertencer a uma determinada espécie para ter direitos não é uma posição defensável moral.

2 - Como o senhor enxerga os movimentos políticos e sociais de defesa dos animais, hoje, no mundo? Quais são as perspectivas?

Singer - São muitos, de tipos muito diferentes. A longo prazo, os mais radicais querem a abolição do especismo, e querem ver o princípio da igualdade de consideração para os interesses de todos os seres incorporados a nossa ética e a nossa lei. Mas outros, bastante razoáveis, visam objetivos mais imediatos, como a supressão de algumas das piores formas de exploração pela fábrica: a gaiola em bateria para as galinhas, celas individuais para as porcas e vitelos, e assim por diante.

3 - Dentre as correntes que hoje norteiam a questão animal, qual o senhor entende ser a mais adequada?

Singer - Não é de surpreender que a minha opinião seja a que eu defendia na Libertação Animal e muitos escritos desde! Isto é, o princípio da igualdade de consideração dos interesses, o que significa o fim do especismo.

4 - O senhor sofreu duras críticas, sobretudo nos Estados Unidos e na Alemanha. A que o senhor atribui essas reações?

Singer - Principalmente, a idéia de que todos os seres humanos têm algum sacrossanto - talvez, feito à imagem de Deus - e que existe um enorme fosso entre os seres humanos e os animais que não deve ser fechado ou mesmo diminuído.

5 - Recentemente, na Faculdade de Direito, junto com um colega, desenvolvi um seminário que mostrava a forma desumana como são tratados os animais nas experiências científicas. Durante a elaboração, sofremos muitas críticas por vários colegas que afirmavam...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT