Gerações e Âncoras de Carreira: Um Estudo Envolvendo Futuros Tecnólogos em Gestão de Pessoas

AutorLaíse Navarro Jardim e Júlio Cesar da Silva
Páginas111-135
111
GERAÇÕES E ÂNCORAS DE CARREIRA:
UM ESTUDO ENVOLVENDO FUTUROS TECNÓLOGOS
EM GESTÃO DE PESSOAS
Laíse Navarro Jar dim
Júlio Cesar da Silva
Resumo: As organizações são formadas por diferentes indivíduos que
compartilham do mesmo espaço no processo histórico e social, o que
condiciona a cada um uma série de experiências, características e
formas de pensar, sentir e se comportar. Além dessas diferenças, cada
ser possui, no âmbito profissional, uma âncora de careira, definida por
Edgar Schein como um conjunto de valores que orientam a escolha
profissional. Esta pesquisa de campo, descritiva, de abordagem
quantitativa, teve como objetivo identificar as gerações e âncoras de
carreira presentes entre acadêmicos de um curso de Tecnologia em
Gestão de Recursos Humanos. Para coleta dos dados, utilizou-se um
questionário estruturado, constituído por 47 questões. Após o
levantamento, os dados foram analisados segundo frequência simples e
relativa, utilizando o software Excel e, os resultados, apresentados sob
a forma de gráficos e tabelas. Entre os pesquisados predomina, de forma
geral, a Geração Z e, nesta, a âncora de carreira definida como
segurança/estabilidade, em ambos os sexos. Os resultados encontrados
neste estudo podem auxiliar as organizações a identificarem as gerações
a que pertencem futuros profissionais de recursos humanos, bem como
suas motivações para exercerem um trabalho de forma eficiente e
eficaz.
Palavras-chave: Âncoras de Carreira; Curso de Tecnologia; Gerações;
Gestão de Pessoas.
Abstract: Organizations are formed by different individuals who share
the same space in the historical and social process, which conditions to
112
each one a series of experiences, characteristics and ways of thinking,
feeling and behaving. In addition to these differences, each being has,
in the professional sphere, a career anchor, defined by Edgar Schein as
a set of values that guide professional choice. This descriptive field
research, with a quantitative approach, aimed to identify the generations
and career anchors present among academics in a Technology Course
in Human Resource Management. For data collection, a structured
questionnaire was used, consisting of 47 questions. After the survey,
the data were analyzed according to simple and relative frequencies
using Excel software, and the results were presented in the form of
graphs and tables. Among those surveyed, Generation Z predominates
in general, and the career anchor was defined as security/stability in
both genders. The results found in this study can help organizations to
identify the generations to which future human resources professionals
belong, as well as their motivations to carry out work efficiently and
effectively.
Keywords: Career Anchors; Technology Course; Generations; People
Management.
INTRODUÇÃO
Para sobreviverem em um cenário de mudanças competitivas e
atenderem a nova lógica social de mercado, as organizações buscam
cada vez mais investir em inovações (SANTOS et al., 2011). No
entanto, segundo esses autores, o grande diferencial das empresas é o
investimento em pessoas, já que são elas as responsáveis por idealizar
e encaminhar ações que beneficiam a produtividade e a rentabilidade
das instituições.
Por isso, para valorizar o capital humano, as empresas devem,
conforme explicam Santos et al. (2011), conhecer, reconhecer e
contratar profissionais de diferentes gerações para compor seus quadros
de funcionários. Para Fantini e Souza (2015), geração refere-se ao
conjunto de indivíduos que nasceram em uma determinada época e,

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT