Metodologias Ativas Aplicadas ao Curso de Psicologia

AutorDaniela Belchior Mota, Laíse Navarro Jardim e Lídia Reis Fernandes
Páginas91-110
91
METODOLOGIA ATIVAS APLICADAS AO
CURSO DE PSICOLOGIA
Daniela Belchior Mota
Laíse Navarro Jardim
Lídia Reis Fernandes
Resumo: De acordo com o artigo 5º do Ministério da Educação, a
formação em Psicologia exige que a proposta do curso articule os
conhecimentos, habilidades e competências em torno dos fundamentos
epistemológicos e históricos que permitam ao formando o
conhecimento das bases epistemológicas presentes na construção do
saber psicológico, desenvolvendo a capacidade para avaliar
criticamente as linhas de pensamento em Psicologia. Além disso,
fundamentos teórico-metodológicos que garantam a apropriação crítica
do conhecimento disponível, assegurando uma visão abrangente dos
diferentes métodos e estratégias de produção do conhecimento
científico em Psicologia, são fundamentais. A formação do profissional
de psicologia, portanto, deve oferecer conteúdos que considerem as
características de aprendizagem e de desenvolvimento dos alunos, o
contexto socioeconômico e cultural em que atuarão na organização
didática de conteúdos, bem como na escolha das estratégias e técnicas
a serem empregadas em sua promoção. Neste sentido, a metodologia
ativa é uma concepção educacional que coloca os estudantes da
graduação como principais agentes de seu aprendizado. Nela, o
estímulo à crítica e reflexão é incentivado pelo professor que conduz a
aula, mas o centro desse processo é, de fato, o próprio aluno. A grande
proposta desse método é aperfeiçoar a autonomia individual do
estudante, desenvolvendo-o como um todo. Dessa maneira, ele será
capaz de compreender aspectos cognitivos, socioeconômicos, afetivos,
políticos e culturais. O presente estudo teve como objetivo fazer uma
reflexão sobre a utilização de metodologias ativas no ensino da
psicologia, bem como discutir sobre os avanços e desafios encontrados
92
pelos docentes ao assumir esse novo método de aprendizagem como
foco central da construção do conhecimento. Além disso, foram
exemplificadas práticas de metodologia ativa no curso de Psicologia do
Centro Universitário de Valença UNIFAA através de casos concretos.
É fundamental que o docente estimule os/as alunos/as a compreenderem
os conceitos das disciplinas e suas aplicações em contextos de prática
profissional. Ele pode expressá-los de forma mais conversacional e
provocadora do que expositiva. Portanto, entendemos que essa não é
uma capacidade espontânea, cabendo ao professor ser educado e
assessorado na evolução dessa forma de desenvolver sua prática
profissional.
Palavras-chave: metodologia ativa, psicologia, trabalho docente,
didática.
Abstract: According to fifth article of the Ministry of Education,
training in Psychology requires that the course proposal articulate the
knowledge, skills and competences around the epistemological and
historical foundations that allow the trainee to know the epistemological
bases present in the construction of psychological knowledge,
developing the capacity to critically evaluate the lines of thought in
Psychology. In addition, theoretical-methodological foundations that
guarantee the critical appropriation of available knowledge, ensuring a
comprehensive view of the different methods and strategies for
producing scientific knowledge in Psychology, are fundamental. The
training of the psychology professional, therefore, must offer content
that considers the characteristics of students' learning and development,
the socioeconomic and cultural context in which they will act in the
didactic organization of content, as well as in the choice of strategies
and techniques to be employed in your promotion. In this sense, the
active methodology is an educational concept that places undergraduate
students as the main agents of their learning. In it, the stimulus to
criticism and reflection is encouraged by the teacher who conducts the
class, but the center of this process is, in fact, the student himself. The

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT