Infraestrutura de transportes: reestruturação como política de desenvolvimento no Brasil

AutorJeferson Sousa Oliveira, Marcelo Benacchio
CargoDoutorando em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)/Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)
Páginas62-82
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SCIENTIA IURIS, Londrina, v.25, n.2, p. 62-82, jul. 2021. DOI: 10.5433/2178-8189.2021v25n2p62
INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES: REESTRUTURAÇÃO COMO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO NO
BRASIL
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Jeferson Sousa Oliveira*
Marcelo Benacchio**
Como citar: OLIVEIRA, Jeferson Sousa; BENACCHIO, Marcelo.
Infraestrutura de transportes: reestruturação como política de
desenvolvimento no Brasil. Scientia Iuris, Londrina, v. 25, n.
2, p. 62-82, jul. 2021. DOI: 10.5433/21788189.2021v25n2p62.
ISSN: 2178-8189.
Resumo: Ao longo da história moderna, a infraestrutura
de transportes se mostrou um importante elemento para o
desenvolvimento do mercado interno, fato este que ganhou
contornos internacionais com o advento da globalização. No
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necessário que o Estado adote uma estratégia de desenvolvimento
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decorrência da falta de integração entre os mesmos. Assim,
objetiva-se evidenciar a importância da reestruturação dos modais
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do aumento da competitividade nacional no mercado externo.
Palavras-Chave: infraestrutura; transportes; reestruturação;
integração; desenvolvimento.
Abstract: Throughout modern history, transport infrastructure
has proved to be an important element for the development of
the domestic market, a fact that has gained international contours
with the advent of globalization. However, in order to maximize
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a solid development strategy, which cannot be seen in Brazil,
notably due to the lack of integration between them. Thus, the
objective is to highlight the importance of restructuring Brazilian
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and increased national competitiveness in the foreign market.
Keywords: infrastructure; transport; restructuring; integration;
development.
*Doutorando em Direito Político
e Econômico pela Universidade
Presbiteriana Mackenzie (UPM)
E-mail: jeferson@joliveiraadv.
com.br
**Doutor em Direito pela
Pontifícia Universidade Católica
de São Paulo (PUC/SP)
Professor em Direito da
Universidade Nove de
Julho (UNINOVE) E-mail:
benamarcelo@gmail.com
DOI: 10.5433/2178-8189.2021v25n2p62
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JEFERSON SOUSA OLIVEIRA E MARCELO BENACCHIO
SCIENTIA IURIS, Londrina, v.25, n.2, p. 62-82, jul. 2021. DOI: 10.5433/2178-8189.2021v25n2p62
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento sempre foi tido como um objetivo a ser alcançado por diversos países,
ensejando estudos e debates a seu respeito, o que resultou em diferentes políticas econômicas e
regulatórias por todo mundo.
Compreender as razões do subdesenvolvimento não é algo simples, mas que deve
estar pautado em características próprias de cada Estado, visando, com isso, corrigir os fatores
causadores da estagnação econômica.
Nesse contexto, o Brasil, enquanto economia emergente, demanda uma profunda análise
dos fatores que podem auxiliar no seu desenvolvimento. Para isso, a infraestrutura de transportes
se mostra um importante elemento deste processo, à medida em que torna as operações logísticas
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no mercado externo.
O Brasil, por sua vez, conta com uma infraestrutura de transportes sucateada, desprovida
de investimentos e integração, o que gera uma imediata necessidade de reestruturação física,
técnica e regulatória, pautada em uma sólida estratégia de desenvolvimento.
O sucateamento dos modais no Brasil é fruto de diversas políticas de expansão, voltadas
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empreendimento.
Desta forma, por se tratar de um setor sensível à economia nacional, ainda que não
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analisar a necessidade de reestruturar e integrar os modais de transporte no Brasil. Para tanto,
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ora proposto.
1 DESENVOLVIMENTO E INFRAESTRUTURA
Há décadas o tema “desenvolvimento” tem estado em voga, fazendo-se presente na pauta
política de diversos países, sendo alvo de repetidos debates tanto nacional quanto internacionalmente.
Vê-se, atualmente, uma distinção teórica entre o desenvolvimento puramente econômico
e o desenvolvimento social, os quais atuam de forma complementar para que se possa ter um real
desenvolvimento nacional (OLIVEIRA, 2020).
Nesse sentido, destaca-se, por exemplo, a posição de Amartya Sen (2010, p. 24), que
frisa a importância de “dar o devido valor aos mercados, mas também apreciar o papel de outras
liberdades econômicas, sociais, e políticas que melhoram e enriquecem a vida que as pessoas
podem levar”.
Contudo, os debates sobre o desenvolvimento muitas vezes tomam contornos econômicos,

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