Introdução

AutorRenata Ghisleni de Oliveira
Páginas16-27
1.
INTRODUÇÃO
O projeto, inicialmente apresentado no processo seletivo da
residência pós-doutoral, pretendia estudar metodologias que
potencializavam uma formação interdisciplinar e, quiçá, transdisciplinar
no ensino jurídico. Numa ampliação do que já vinha sendo objeto de
estudo no mestrado e aprofundado no doutorado, a ideia era conhecer os
projetos e programas de extensão da Faculdade de Direito da UFMG no
intuito de reconhecer a importância da interface entre Psicologia e Direito
e de fortalecer o diálogo entre os saberes no âmbito da formação jurídica.
No entanto, a aproximação com o campo de pesquisa, nas entrevistas
e conversas com professores/as 1 e alunos/as do Curso de Direito,
sinalizou a emergência de um novo tema a ser estudado as questões
referentes à saúde mental e formação no contexto do ensino jurídico.
Destaco como contribuições importantes os debates realizados com os
alunos e as alunas de graduação nas disciplinas de “Tópicos em Direito
Civil - Educação Tutorial 1” (em 2018/01), “Tópicos em Teoria Geral do
Direito Privado - Educação Tutorial 2” (em 2018/02) e “Tópicos em
Teoria Geral do Direito Privado B - Universidade, Oportunidades e
Carreiras” (em 2019/01).
A participação nestas disciplinas se deu pelo convite do professor
Giordano Bruno para que eu promovesse um diálogo com a turma sobre
1 Nessa escrita, optou-se pela linguagem gendrada (variação de a/o), em razão da pesquisa tematizar questões de gênero e por
acreditar que toda forma de escrita expressa relações de saber-poder e auxilia na construção de modos de ser e pensar.

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