Metodologia e levantamento de dados

AutorRenata Ghisleni de Oliveira
Páginas28-59
2. METODOLOGIA E LEVANTAMENTO DE DADOS
A estratégia metodológica da pesquisa compreende um estudo
qualitativo e utiliza-se da análise de discurso foucaultiana. Na obra do
autor, a noção de episteme vai sendo substituída pela de dispositivo e,
finalmente, pela de prática. Desse modo, a análise do discurso começará
a entrelaçar-se cada vez mais com a análise do não discursivo (práticas
em geral). Assim:
“As práticas discursivas não são pura e simplesmente modos
de fabricação de discursos. Elas tomam corpo no conjunto
das técnicas, das instituições, dos esquemas de
comportamento, dos tipos de transmissão e difusão, nas
formas pedagógicas que, por sua vez, as impõem e as
mantêm”. (FOUCAULT, 2013, p. 241).
Michel Foucault realiza o exame das diferentes maneiras pelas
quais o discurso cumpre uma função dentro de um sistema estratégico
onde o poder está implicado e pelo qual o poder funciona. O poder é
algo que funciona através do discurso, porque o discurso é ele mesmo
um elemento em um dispositivo estratégico de relações de poder e de
saber. Nesse sentido, o discurso é formador da subjetividade, uma vez
que se torna um modo de objetivação do sujeito em termos de verdade
(FOUCAULT, 2015).
Um operador conceitual importante para compreender a análise do
discurso proposta pelo autor é o de dispositivo. Segundo Oliveira (2015),
para Michel Foucault, o dispositivo constitui-se numa rede de relações
que podem ser estabelecidas entre elementos heterogêneos: discursos,
instituições, arquitetura, regramentos, leis, medidas administrativas,
enunciados científicos, proposições filosóficas, morais, filantrópicas, o
dito e o não dito e estabelece a natureza do nexo que pode existir entre
esses elementos heterogêneos.
Nesse jogo de formas e forças proposto pelo autor, buscou-se dar
visibilidade a enunciados, formais e não formais, entendidos como
dispositivos do processo formativo na FDCE/UFMG. Para tanto, elegeu-
se as escritas nas paredes (“pichações”) e algumas frases da seção
“Vozes Malditas” da Revista Voz Acadêmica do CAAP, tomadas como
uma arena de vozes sociais constituída no cotidiano universitário que
representa formas de resistência, tensionando normativas de regulação
do espaço institucional que buscam harmonizar o patrimônio público e
as relações (ZONTA; ZANELLA, 2019).
As escritas nas paredes fazem com o que o espaço físico deixe de
ser simplesmente parede, lajota, mármore e concreto para ser espaço
corporificado por marcas da vida que o transformam (ZONTA; ZANELLA,
2019, p. 180). Tais escritas, chamadas, no dia a dia da faculdade, de
“pichações” ou “pixos” fazem transparecer uma tensão existente entre
as diferentes pessoas que habitam o espaço da universidade,
constituindo-se em marcas da diferença (NASCIMENTO, 2017).
Os escritos nas paredes e alguns elementos arquitetônicos da
FDCE/UFMG foram fotografados pela pesquisadora, entre julho de 2018
e janeiro de 2020, resultando num total de 35 fotografias13 ,tendo o
cuidado de não identificar pessoas nas imagens. A escolha pela
fotografia deu-se por entender que o ato de fotografar se constitui
numa intervenção ética, estética e política nas normas visíveis e
invisibilizadas, nos ditos e não ditos que regem o uso dos espaços de
discurso, no caso da pesquisa, a universidade. Fotografar torna-
se, assim, um modo de provocar o próprio contexto universitário a
intensificar a reflexão sobre as relações que ali se produzem (ZONTA;
ZANELLA, 2019).
As “vozes malditas” são frases ditas, em geral, por professores em
sala de aula e enviadas para publicação por estudantes através de e-mail
disponibilizado pela revista. Na apresentação original, as frases contêm
a identificação de quem as pronunciou (nome e área do conhecimento
a qual o docente se vincula). Na pesquisa, optou-se por retirar a
identificação, indicando apenas o número da edição (da revista) em que
13 Além das fotografias feitas pela pesquisadora, utilizou-se uma fotografia divulgada pelo CAAP em rede social e a imagem de
quatro cartazes também divulgadas em rede social pelo referido centro acadêmico.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT