Os meios online de solução de conflitos e seus efeitos no profissional do futuro

AutorMarcelo Negri Soares, Maurício Avila Prazak, Ana Cristina Freire de Lima
CargoProfessor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Direito da EPD ? Escola Paulista de Direito. Doutor pela FADISP/Doutor e Mestre em Direito pela PUC-SP/Advogada, Sócia - Diretora de Novos Negócios na Mediato ? Câmara Privada de Mediação
Páginas224-239
VOLUME 14 | NÚMERO 1 | Jan/jun 2023
OS MEIOS ONLINE DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E SEUS
EFEITOS NO PROFISSIONAL DO FUTURO
Maurício Prazak
Marcelo Negri Soares
Ana Cristina Lima
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OS MEIOS ONLINE DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E SEUS EFEITOS NO PROFISSIONAL DO FUTURO
Direito e Desenvolvimento, João Pessoa, v. 14, n. 1, p. 224-239, jan./jun. 2023.
OS MEIOS ONLINE DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E SEUS EFEITOS
NO PROFISSIONAL DO FUTURO
ONLINE CONFLICT SOLUTION MEANS AND THEIR EFFECTS ON
THE FUTURE PROFESSIONAL
Maurício Prazak1
Marcelo Negri Soares2
Ana Cristina Lima3
RESUMO:
O presente trabalho analisa o comportamento dos cidadãos que não querem mais tudo igual, nem
mesmo a forma de resolver seus problemas, e não aceitam mais o Judiciário como interveniente
e decisor de seus atos, mas preferem uma forma unitária de construção de soluções, feita
exclusivamente para eles, seja pelo modo convencional, todos numa sala de reunião, olho no
olho, ou através de microcomputadores, smartphones, telefones etc., que substituem, cada vez
mais, as salas de reunião nos padrões do passado. Assim, este estudo tem por escopo analisar a
utilização dos meios online de solução de conitos, o comportamento do operador do direito
diante desse desao e o que de fato faz diferença em termos de desempenho, conforto, segurança
da informação e, até mesmo, credibilidade.
Palavras-chave: Meios online de solução de conitos. Acesso à justiça. Desjudicialização.
Segurança da informação. Credibilidade.
K10
ABSTRACT:
This paper analyzes the behavior of citizens who no longer want everything the same, not even how
to solve their problems, no longer accept the judiciary as intervening and deciding their actions,
but prefer a unitary way of building solutions, done exclusively for them, either by conventional
means, all meeting in a meeting room, eye to eye, or through microcomputers, smartphones,
telephones and so on, which increasingly replace the meeting rooms from the past. Thus, this
study aims to analyze the use of these online means of conict resolution and the behavior of the
legal operator facing these challenges and what really makes a dierence in terms of performance,
comfort, information security and even credibility.
Keywords: Online dispute resolution. Access to justice. Reduce litigation. Information security.
Credibility.
1 Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Direito da EPD – Escola Paulista de Direito. Doutor pela FADISP.
2 Doutor e Mestre em Direito pela PUC-SP. Pós-doutor Uninove/SP. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Faculdade
Nacional de Direito). Professor Permanente do Programa de Ciências Jurídicas - Mestrado e Doutorado da Unicesumar (Maringá-PR).
Pesquisador FAPESP, ICETI e NEXT SETI. Rio de Janeiro – RJ – Brasil. E-mail: negri@negrisoares.com.br.
3 Advogada, Sócia - Diretora de Novos Negócios na Mediato – Câmara Privada de Mediação; Mediadora certicada pelo Instituto de
Certicação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML); Especialista em Meios Adequados de Solução de Conitos Humanos e
Mestranda em Soluções Alternativas de Controvérsias Empresariais pela Escola Paulista de Direito.
Recebido: 18/09/2020
Aprovado: 29/06/2023

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