Metodologia da Pesquisa Jurídica. Eduardo C. B. Bittar. São Paulo: Saraiva, 2001. 240p.

AutorTereza Rodrigues Vieira
CargoDoutora em Direito pela PUC-SP/Université Paris XIII; ex-Pesquisadora do Governo Federal junto à Faculdade de Direito do Largo de São Francisco; Pesquisadora Científica das Universidades UNICASTELO (SP), UNIABC (SP), UNIPAR (PR) e CESUMAR (PR)
Páginas189-190

Page 189

O trabalho ora analisado, indica formas para se elaborar um texto científico crítico e reflexivo. Trata dos limites da pesquisa científica, além de fornecer instruções técnicas, como fontes, áreas, linhas, organização, estrutura, técnicas de citação etc., elementos necessários ao bom andamento da investigação.

A justificativa dos meios pelos quais se alcançam os resultados científicos, que é o diferencial da ciência, é revelado pelo método, elemento fortemente valorizado pelo autor.

A disciplina da pesquisa (= o método) contribui para a escolha das fontes, determinando os resultados reflexivo e conclusivo de toda pesquisa. O método é quem liga o estado de ignorância ao estado de conhecimento, determinante para a obtenção dos resultados científicos.

Demonstra que o texto final deverá revelar a autonomia didática e independência conceitual, não prescindindo mais de seu autor para ser assimilado.

Page 190

A obra fornece ao leitor subsídios para a produção do trabalho, relacionando o método à ciência, às técnicas de pesquisa e a linguagem científica. Inova ao elencar nos Anexos, legislação sobre...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT