De Miriti, eu estou aqui. Aspectos culturais e econômicos da produção de artigos de Miriti para o Círio de Nazaré

AutorHelder Bitar, Suzy Elizabeth Cavalcante Koury
CargoCentro Universitário do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil/Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil
Páginas71-85
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DE MIRITI, EU ESTOU AQUI: ASPECTOS CULTURAIS E
ECONÔMICOS DA PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE MIRITI
PARA O CÍRIO DE NAZARÉ
AS MIRITI, I’M HERE: CULTURAL AND ECONOMIC ASPECTS IN THE
PRODUCTION OF MIRITI ARTICLES FOR THE CÍRIO OF NAZARETH
Helder Fadul BitarI
Suzy Elizabeth Cavalcante KouryI
Resumo: O Círio de Nazaré é considerado, pela UNESCO,
como patrimônio cultural imaterial da humanidade e
consiste na maior procissão da religião católica em todo o
mundo, realizada todo segundo domingo de outubro, na
cidade de Belém, estado do Pará. Dentre os vários símbolos
incorporados à festividade, os produtos feitos a partir da
árvore do miriti ganham destaque, pelo desenvolvimento
social e econômico que proporcionam às comunidades
produtoras, caracterizando-se como uma manifestação de
resistência cultural à introdução de novas espécies vegetais
e de aspectos da cultura globalizada. O artigo objetiva
discutir, a partir das teorias sobre desenvolvimento e cultural,
a contribuição da produção dos artigos de miriti para o
desenvolvimento econômico e a resistência cultural de
região. A abordagem da pesquisa é qualitativa, usando fontes
bibliográficas e documentais. Dentre os resultados, destaca-se
que a cultura das comunidades produtoras de artigos de miriti
se encontra ameaçada pelo processo da massificação cultural
da globalização, sendo o Círio de Nazaré, um ponto de
resistência devido a sua contribuição para o desenvolvimento
local.
Palavras-chave: Círio de Nazaré; Cultura; Desenvolvimento;
Globalização; Miriti.
Abstract: e Círio of Nazareth is considered by UNESCO
an intangible cultural heritage of humanity and is the largest
procession of the Catholic religion in the world, held every
October second Sunday in the city of Belém in the state
of Pará. Among the various symbols incorporated into the
festivity, the products made from the tree of Miriti, gained
prominence by the social and economic development
provided for the producing communities, and as a cultural
resistance for the introduction of new plant species and
aspects of globalized culture. e objective of this article
is to discuss, based on development and cultural theories,
DOI: http://dx.doi.org/10.20912/rdc.v16i38.111
Recebido em: 19.06.2020
Aceito em: 24.03.2021
I Centro Universitário do Estado do
Pará, Belém, PA, Brasil. Mestrando
em Direito, Políticas Públicas e
Desenvolvimento Regional. E-mail:
helderbitar@gmail.com
II Centro Universitário do Estado do
Pará, Belém, PA, Brasil. Doutora em
Direito. E-mail: suzykoury@gmail.com

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