Modelo de Concessão de Serviços Públicos e o Novo Marco Regulatório do Setor Portuário

AutorConrado da Silveira Frezza
CargoMestrando do Programa de Pós-Graduação em Transportes, vinculado ao Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Brasília
Páginas187-210
Modelo de concessão de serviços públicos e o novo marco regulatório do setor portuário (p. 187-210) 187
FREZZA, C. da S. Modelo de concessão de serviços públicos e o novo marco regu latório do s etor portuário.
Revista de
Direito Setorial e Regulatório
, Brasília, v. 1, n. 1, p. 187-210, maio 2015.
Modelo de Concessão de Serviços Públicos e o Novo Marco
Regulatório do Setor Portuário
Public service concession model and the new regulatory framework of ports
Submetid o(
submitted
): 15/12/2 014
Conrado da Silveira Frezza*
Parecer(
revised
): 18/01/ 2015
Aceito(
accepted
): 27/01/2 015
Resumo
Propósito
Este artigo visa apresentar o modelo brasileiro de concessão de serviços
públicos e de agênci as reguladoras, bem como analis ar de que forma o novo marco
regulatório do setor portuário está inseri do nesse modelo.
Metodologia/abor dagem/design
O método de abordagem é o indutivo e a t écnica para
obtenção de dados é a pesq uisa bib liográfica, com base e m docu mentação indireta. A
pesquisa foi de caráter qualitativo e teve como bas e a teoria processual admin istrativa da
Regulação.
Resultados
Os resultados sugerem que o novo marco regulatóri o do setor port uário
segue as regras de exploração do modelo de concessões e de agências reguladoras, apesar
de possuir características singulare s. Constatou-se, ainda, que o marco legal portuário
fornece condiç ões para uma produção regulatória orientad a à satisfação do interesse
público.
Implicações práticas
O art igo possibilita um mel hor entendimento acerca da relação,
nem s empre clara, entre o mo delo de c oncessões de serviços público s e a exploração do
setor portuário. Também são questões práticas relevantes a identificação de diferenças
entre o setor portuário e o modelo tradicional de concessões e a possibilidade de p rodução
regulatória no setor voltada ao interesse público.
Palavras-chav e: modelo de con cessão, agência reguladora, setor portuário, teoria
processual ad ministrativa da regulação .
Abstract
Purpose
This p aper aims to present the Brazilian model of public service concessions
and regul atory agencies, as well as to analyze how the new regulatory framework of the
port sector f its in this model.
*
Mestrando do Programa de Pós-Gradua ção em Tra nsportes, vincula do ao Depart amento
de Engenharia Civil da Universidade de Brasília. Possui graduações em Direito e em
Relações Internacion ais. É advogado, consultor e atua como analista na Secretaria de
Portos da Presidência da República. É pesquisador do Centro I nterdisciplinar de Estudos
em Transportes da UnB. É autor do livro Hobbes e Locke nas Relações In ternacionais
(Juruá, 2013). E-mail: conradodasilveira@gmail.com.
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Revista de
Direito Setorial e Regulatório
, Brasília, v. 1, n. 1, p. 187-210, maio 2015.
Methodology/a pproach/design
The meth od of approac h is the inductive one and
through literature rev iewing. It is a qualitative research based on the administ rative
process theory of regulation.
Findings
The results suggest that the new regulatory framework of the port sector
follows the rules of the concession model and regulatory agencies, despite ha ving unique
characteristics . It was also found that the port legal frame work provides condi tions for a
regulatory ori ented production to meet the public interest .
Practical implications
This study provide s a better understa nding of the relationsh ip,
not always clear, between the model of public service concession and rendering port-
associated s ervices. There are a lso relevant practical issues concerning the identification
of d ifferences bet ween the port sector and the traditio nal model of conce ssions and the
possibility of regulatory-oriented pr oduction to meet the publ ic interest.
Keywords
: concession model, regulato ry age ncies, port sector, administrative proce ss
theory of reg ulation.
Introdução
Os modelos de exploração de serviços públicos no Brasil têm variado
conforme a prevalência do viés público ou privado na ad oção de políticas
públicas. Atualmente, prevalece o modelo de concessões, e m que o Estado
mantém a titularidade do serviço, transfere sua execução à iniciativa privada e
delega a atividade de fiscalização às agências reguladoras.
Inserido nesse sistema, encontra-se o novo marco regulatório do setor
portuário, que prevê a exploração da administração dos portos por concessão, e
das áreas dentro dos p ortos por arrendamento que, no setor p ortuário,
assemelha-se à concessão. O novo marco legal estabelecido a partir da edição da
Medida Provisória 595/2012, posteriormente convertida na Lei
12.815/2013 nova Lei dos Portos e regulamentada pelo Decreto
8.033/2013, promoveu um r earranjo de competências entre os diversos entes
portuários e apr oximou o seto r do modelo de concessões e de agências
reguladoras.
A referida lei atribuiu à SEP/PR, entre outras competências, a de elaborar
o planejamento setorial em conformidade com as políticas e diretrizes de
logística integrada. O novo marco legal também atribuiu à SEP/PR a
competência para definir as diretrizes das licitações de áre as dentro dos portos
organizados e para celebrar contratos de arrendamento portuários.
De acordo com o novo marco regulatório do setor portuário, as
competências dos entes estatais foram distribuídas e ntre a SEP/PR, a Antaq
(agência reguladora) e as administrações dos portos. Trata-se de um modelo
complexo, pois não há ape nas a agência reguladora, mas também uma secretaria
e as administrações dos portos. Esses entes trabalham de forma conjunta e

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