Nota do Editor

AutorLuiz Fernando de Queiroz
CargoEditor Responsável. Diretor do Instituto de Pesquisas Jurídicas Bonijuris
Páginas13-14

Page 13

Coordenar a revisão e edição do primeiro número da Revista Luso-Brasileira de Direito do Consumo foi um desafio que acabou se transformando em atividade prazerosa e fonte de imenso aprendizado.

Atendendo a convite do desembargador Joatan Marcos de Carvalho para lançar publicação binacional em parceria com a J.M. Editora, insistimos como ponto de honra que a revista não poderia ser apenas mais uma a ingressar no mundo jurídico, e que deveria fazer alguma diferença, aliando qualidade de informação com circulação significativa. Nesse sentido, sugerimos como condição contratual a impressão mínima de 5.000 exemplares - tiragem desta primeira edição -, dos quais 1.500 são destinados à comercialização e os demais à distribuição para bibliotecas jurídicas, doação para entidades sociais (para revenda em proveito próprio) e divulgação institucional.

Ao receber o primeiro lote de artigos enviados pelo professor Mário Frota, presidente do Conselho Diretor e idealizador deste periódico, sentimos a necessidade de fixar critérios próprios de linguagem, pois ainda é muito grande a distância entre o Brasil e Portugal no que diz respeito à implementação das regras do novo Acordo Ortográfico, já em plena vigência em terras brasileiras, desde janeiro de 2009, e só parcialmente em voga em terras lusitanas.

Para não chocar o leitor brasileiro e ir aos poucos acostumando o leitor português, adotamos o Acordo Ortográfico com bom senso, sem radicalismos, aceitando, por exemplo, ambas as grafias quando são facultativas (econômico/económico, comitê/comité), mas antecipando a ortografia que se tornará unificada (ação e não acção, adoção e não adopção). Nas citações, na legislação e na jurisprudência, mantivemos o texto na forma original, sem correções. Também deixamos no original alguns termos, como directiva, quando se referem a diploma legislativo, para que não se perca o sabor da palavra com tanta estilização.

Nas manifestações doutrinárias, perseguimos o mesmo ideal da Revista Bonijuris, por nós...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT