Novas Propostas Pedagógicas para o Desenvolvimento de Disciplinas Ministradas em Línguas Estrangeiras nas Salas de Aula Multiculturais

AutorRoberto Birch Gonçalves - Luciane Stallivieri
CargoDoutora em Línguas Modernas - Doutor em Administração
Páginas130-142
Artigo recebido em: 13/06/2014
Aceito em: 02/12/2014
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
130
NOVAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO
DE DISCIPLINAS MINISTRADAS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS
SALAS DE AULA MULTICULTURAIS
New Proposals for Educational Development of Disciplines
Taught in Foreign Languages in Multicultural Classrooms
Luciane Stallivieri
Doutora em Línguas Modernas. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Brasil. E-mail: luciane.stallivieri@ufsc.br
Roberto Birch Gonçalves
Doutor em Administração. Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS. Brasil. E-mail: rbgoncal@ucs.br
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n41p130
Resumo
Este estudo discorre sobre a atual tendência da
oferta de disciplinas de graduação, ministradas
em línguas estrangeiras, fundamentais para a
formação dos profissionais globais, que necessitam de
competências diferenciadas para atuação em mercados
multiculturais. Fez-se uma reflexão sobre os conceitos
de internacionalização, mobilidade acadêmica e
internacionalização curricular e realizou-se um estudo
de caso longitudinal, num período de três anos (2010-
2013), descrevendo a trajetória da disciplina Intercultural
Communication, ministrada em língua inglesa numa
sala de aula multicultural, em uma Instituição de Ensino
Superior. Para análise dos resultados, foram utilizados
os dados fornecidos pelo sistema de avaliação on-
line. Os resultados mostram o grau de satisfação dos
estudantes que cursaram a disciplina e colocam em
relevo as competências dos profissionais que ministram
aulas em línguas estrangeiras em que a habilidade com
a língua é fundamental, no entanto, o domínio do
conteúdo e a aplicação de metodologias adequadas
não são menos importantes.
Palavras-chave: Internacionalização. Mobilidade
Acadêmica. Internacionalização Curricular. Disciplinas
em Línguas Estrangeiras.
Abstract
This study discusses the current trend of offering courses
in the undergraduate programs, taught in foreign
languages , as a fundamental aspect for the formation
of new global professionals who require different skills
to work in multicultural markets. To do so, the research
highlights some concepts of internationalization,
academic mobility and curricula internationalization.
A longitudinal case study was conducted over a period
of three years (2010-2013), describing the trajectory
of the Intercultural Communication discipline, taught
in English in a multicultural classroom, in a Higher
Education Institution. For the analysis, it was used the
data provided by online assessment system. The results
show the degree of satisfaction by students who attended
this course and emphasizes the strong responsibility of
professionals who teach courses in foreign languages
where language proficiency is essential, however the
content domain and the use of proper methodologies
are no less important.
Keywords: Internationalization. Academic Mobility.
Internationalization of Curriculum. Disciplines in
Foreign Languages.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT