Olhar soberano na fotografia de José Domingo Laso

AutorRafael Lazzarotto Simioni
CargoPós-Doutor em Filosofia e Teoria do Direito pela Universidade de Coimbra, Doutor em Direito Público pela Unisinos, Mestre em Direito pela UCS, Professor do Programa de Mestrado em Direito da FDSM e do Programa de Mestrado em Bioética da Univás, Pesquisador-Líder do Grupo de Pesquisa Margens do Direito (PPGD/FDSM)
1763
Rev. Direito e Práx., Rio de Janeiro, Vol. 13, N. 3, 2022, p. 1763-1786.
Rafael Lazzarotto Simioni
DOI:10.1590/2179-8966/2020/54050| ISSN: 2179-8966
Olhar soberano na fotografia de José Domingo Laso
Sovereign view in José Domingo Laso’s photography
Rafael Lazzarotto Simioni¹
¹ Faculdade de Direito do Sul de Minas, Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil. E-mail:
simioni2010@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8484-4491.
Artigo recebido em 25/08/2020 e aceito em 11/01/2021.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License
1764
Rev. Direito e Práx., Rio de Janeiro, Vol. 13, N. 3, 2022, p. 1763-1786.
Rafael Lazzarotto Simioni
DOI:10.1590/2179-8966/2020/54050| ISSN: 2179-8966
Resumo
A série fotográfica Quito a la vista, de José Domingo Laso Acosta, retrata os principais
pontos turísticos da cidade em 1911. Entretanto, por meio de intervenções nos negativos
fotográficos, Laso literalmente apagou a presença indígena das paisagens da cidade. A
partir da noção de vida nua (Agamben), analisa-se a relação entre arte, política e direito
na fotografia de Laso: a fotografia como correlato iconográfico do olhar soberano da
época.
Palavras-chave: Direito; Fotografia; Vida nua; José Domingo Laso Acosta.
Abstract
José Domingo Laso Acosta show the main tourist landscape of the Quito in 1911.
However, through interventions in the negatives and photographic retouches, Laso
literally erased the presence of the Indian from the city scene. Through the concept of
bare life (Agamben), the relationship between art, politics and Law in Laso’s photography
is analyzed: photography as an iconographic correlate of the sovereign view.
Keywords: Law; Photography; Bare life; José Domingo Laso Acosta.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT