Penal - Processo Penal

Páginas31-34

Page 31

Tráfico de drogas - Incerteza quanto à finalidade comercial - Mera presunção des classificação para uso próprio

Tribunal de Justiça do Paraná

Apelação Criminal n. 502.009-1

Órgão julgador: 5a. Câmara Criminal

Fonte: DJPR, 10.10.2008

Rel.: Des. Lauro Augusto Fabrício de Melo

Apelante: L. C. S.

Apelado: Ministério Público

TRÁFICO - DESCLASSIFICAÇÃO PARA USO PRÓPRIO - INCERTEZA QUANTO A FINALIDADE DE TRAFICÂNCIA - EXEGESE DO ARTIGO 28 DA LEI Nº 11.343/06 - RECURSO DESPROVIDO E, DE OFÍCIO, OPERADA A DESCLASSIFICADA PARA O MENCIONADO DISPOSITIVO LEGAL.

  1. A destinação do entorpecente ao comércio não pode ser presumida, mas antes deve ficar conferidamente demonstrada. Apresentando-se frágil e insegura a prova do comércio, justifica-se a desclassificação de tráfico para uso próprio.

  2. Certa a materialidade, mas incerta a finalidade, impõe-se desclassificar o fato de tráfico para uso de entorpecentes, mormente diante da prova coligida em juízo.

    VISTOS, relatados e discutidos estes autos de Apelação Criminal nº 502.009-1, do Foro Regional da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, Vara Criminal, em que é apelante L. C. S. e apelado MINISTÉRIO PÚBLICO.

  3. Trata-se de recurso de apelação interposto por L. C. S., em face da r. sentença de fls. 161/179, que julgando procedente a denúncia, condenou-o nas sanções do artigo 33 da Lei nº 11.343/2006, à pena de quatro anos, oito meses e vinte dias de reclusão, em regime fechado e, cumulativamente ao pagamento de seiscentos e setenta e cinco dias multa.

    Em suas razões recursais, afirma inexistirem provas suficientes para a condenação no crime de tráfico ilícito de entorpecentes, pleiteando, daí, pela sua absolvição.

    Contra-arrazoado o recurso, foram os autos remetidos a esta Corte de Justiça.

    A douta Procuradoria Geral de Justiça, com vista dos autos, pronunciou-se pelo desprovimento do recurso, com a redução de ofício da pena.

    Page 32

    É o relatório.

  4. A materialidade delituosa está evidenciada pelo auto de exibição e apreensão de fls. 15, auto de constatação de substância entorpecente de fls. 19 e laudo de fls. 139, quando constatado que o material apreendido tratava-se da substância benzoilmetilecgonina, na forma de base livre, popularmente conhecida como 'crack', sendo de uso proscrito no território nacional.

    Por outro lado, a autoria é certa e recai sobre a pessoa do réu-apelante, que em juízo afirmou que o 'crack' era destinado a uso próprio, verbis:

    ... que quando dos fatos, o interrogado era usuário de crack, sendo que agora não faz mais uso da droga; que no dia dos fatos, os policiais chegaram na casa do interrogado, e na revista à residência encontraram 7 pedras de crack em cima da geladeira que era para uso do interrogado; que o interrogado havia adquirido a droga, no dia anterior; que comprova a droga na rua; que 7 pedras de crack era o suficiente para interrogado usar apenas um dia; que quanto ao dinheiro apreendido na casa do interrogado, o interrogado havia recebido a prestação do seu carro que havia vendido, um Passat, sendo que recebia R$ 500,00 reais por mês; que era a primeira parcela que havia recebido, pois vendeu o carro por R$ 1.500,00 reais em três vezes; que a mulher do interrogado, havia escondido o dinheiro dentro de uma gaveta, para que o interrogado não usasse o dinheiro para comprar droga; que o interrogado não confessou na delegacia que vendia droga... (fls. 59/60).

    Os policiais que efetuaram a prisão em flagrante do apelante, em juízo, nada elucidaram a respeito de eventual envolvimento do mesmo com o comércio nefasto das drogas, asseverando, na oportunidade:

    ... que em razão de uma denúncia recebida de que no endereço mencionado na denúncia, estava ocorrendo tráfico de drogas, foi junto com o policial Edson até o local; que lá chegando bateram na porta, e o denunciado abriu; que o denunciado estava aparentando ter levantado...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT