A poesia como fonte histórica para o estudo da filosofia do direito

AutorMoacyr Motta da Silva
CargoDoutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina
Páginas121-141
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A poesia como fonte histórica para o estudo da Filosofia do Direito
Scientia iuriS, Londrina, v. 14, p. 121-141, nov. 2010
A POESIA COMO FONTE HISTÓRICA PARA O ESTUDO DA
FILOSOFIA DO DIREITO
POETRY AS HISTORICAL SOURCE TO THE STUDY OF
PHILOSOPHY OF LAW
Moacyr Motta da Silva*
Resumo: O estudo procura demonstrar, a partir da leitura da clássica
poesia de Homero, que os versos produzidos pelo autor constituem uma
rica fonte de temas para a Filosofia do Direito. Releva assinalar que a
obra pesquisada se constitui de uma poesia. Homero parece tê-la escrita
com o objetivo de demonstrar que, até mesmo na arte poética o artista
pode valer-se dos princípios da Moral, da Ética, da Justiça para assinalar
que nenhuma Sociedade se sustenta na riqueza da conquista por assaltos,
traições, mentiras. A partir deste universo temático, o autor elaborou
os seguintes tópicos: A predição da Tragédia; 2.0 A Guerra entre Dois
Reinados: causa primeira; 3.0 Leitura I Da Moral. Leitura II Da Política;
Leitura III Estética poética; Leitura IV O simbólico a Balança como
Instrumento de Equilíbrio; Leitura V Do Juiz. Leitura VI Da Cultura
Religiosa e Sociedade; Leitura VII A poesia de Homero como Instrumento
pedagógico. A pesquisa reflexiva desenvolvida na poesia de Homero,
procura destacar temas voltados para à Filosofia do Direito.
Palavras-chave: Filosofia do direito. Moral. Política. Sociedade.
Abstract: This study aims to demonstrate, from reading the classic
poetry of Homero, that its verses, created by the author, form a rich
source of topics to Philosophy of Law. So, it is important to detach that
the work which was object of this research is a poetry. Homero seems to
have it written with the aim of demonstrating that, even in its poetic art,
the artist uses the principles of Moral, Ethics, Justice to point that no
Society sustains itself in the richness of achieving robbery, treachery, lies.
From this universe of themes, the author elaborated the following topics:
The Prediction of Tragedy; 2.0 The war between two kingdoms: the first
cause; 3.0 First Reading of Moral; Second Reading of Politics; Reading
III Poetic Esthetics, Reading IV Symbolic  the balance as an Instrument
of Equilibrium; Reading V The Judge; Reading VI About Religious and
Society; Reading VII The Poetry of Homero as an educational instrument.
This introspective research, developed based on the poetry of Homero,
aims to detach topics related to Philosophy of Law.
Key-words: Philosophy of law. Morality. Politics. Society.
* Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor
aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Direito: Programas
de Mestrado e Doutorado. Professor titular do Curso de Pós-Graduação Stricto
Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí. Membro da Academia
Catarinense de Filosofia de Santa Catarina. Email: amello@univali.br
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Moacyr Motta da Silva
Scientia iuriS, Londrina, v. 14, p. 121-141, nov. 2010
INTRODUÇÃO
O artigo que ora apresenta-se, tem o seu olhar voltado para a poesia1 de
Homero2, obra que consagrou as letras da cultura da Grécia da Antiguidade3.
Por entender que a poesia de Homero permite várias leituras, ou seja, além da
clássica Guerra de Tróia,4 de cunho épico,5 os versos descortinam um universo
temático de diferentes assuntos. Como resultado da pesquisa, foi possível criar-
se o seguinte conjunto de temas: a) a predição da Tragédia. b) a Guerra entre
Dois Reinados: causa primeira. c) da Moral. Leitura. d) Da Política. e) Estética
poética. f) O simbólico  a Balança como Instrumento de Equilíbrio. g) Do Juiz.
Leitura. h) Da Cultura Religiosa e Sociedade. Leitura. I) a poesia de Homero
como Instrumento pedagógico. Por se tratar de obra de natureza poética, o
autor teve a necessidade de socorrer-se da leitura de pensadores contemporâneos
de Homero, tais como Hesíodo, Platão. O autor contou, igualmente, com
auxílio teórico de pesquisadores da atualidade como Comte Spoville, Emille
Durkheim, Jonathan Barnes e outros referidos em notas de roda-pé.
1 A Ilíada se constitui de poema criado exclusivamente pela imaginação de Homero.
Neste particular, a Ilíada, não representa uma releitura da história dos Aqueus e dos
Tróianos. Não se trata de episódios históricos vividos entre as duas culturas. Há,
porém certos momentos do poema, nos quais o poeta refere-se a cidades, costumes,
religião, decisões de justiça extraídos do contexto de sua época (Atenas, Ftía, Cálidon,
Tróia) Século VIII aC.). Do mesmo modo, a Ilíada escapa à categoria de mito.
Pesquisas desenvolvidas nesse sentido, indicam que a Ilíada foi integralmente escrita.
Provavelmente, grafada.
2 A cronologia de Homero não é precisa. Ela pode ser considerada, com tempo provável
anterior ao século VIII aC. Isto porque, há registros de que sua obra Ilíada foi escrita
nos meados daquele período. Duas cidades gregas reivindicam a terra natal de Homero,
Esmirna e Quios. Homero não se destacou apenas como poeta clássico da Grécia da
Antiguidade. Sua obra literária permanece viva até hoje.
3 Seus principais poemas foram a Ilíada e a Odisséia. O estilo literário de Homero
é o épico. A Ilíada de Homero constitui um dos ricos acervos literários da cultura
da Grécia da Antiguidade. O poema se constitui de vinte quatro cantos. O conflito
entre os Aqueus (gregos) e Tróianos durou, aproximadamente, dez anos. Homero faz
um recorte nos episódios, para alcançar um espaço de tempo de aproximadamente,
cincoenta e cinco dias.
4 O nome dado à obra Ilíada provém da palavra Ílio ou Ilion, com o significado
de Tróia (de Iliun deriva do Latim Ilium). Tróia representa o nome dado à uma
cidade lendária. O sítio arqueológico que se presume ter sido a cidade Estado de Tróia
pertence, na atualidade, à Turquia. A histórica cidade-Estado de Tróia, que à época
serviu de inspiração para Homero criar o genial poema Ilíada, integrava à Grécia.
Na atualidade, pesquisas arqueológicas revelam a existência de restos de um sítio
arqueológico que se supõe ter sido a tradicional Tróia descrita por Homero.
5 A palavra épica designa, para o presente estudo, atos relativos a acontecimentos
heroicos. Também versos que descrevem uma epopeia, feitos heroicos. Épico é
empregado na literatura, na poesia.

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