O povo Xukuru do Ororub

AutorBarros, Arthur Victor

Ao longo do século XIX, os intelectuais no Brasil discutiam um projeto em torno da construção de uma identidade nacional. Na História e na Literatura, o indígena foi apresentado como um símbolo da nacionalidade brasileira: uma representação associada ao ser domesticado. Essa representação do indígena perpassa uma ideia, conjugando aspectos épicos associados a uma mentalidade nativista e politicamente conservadora. A partir dessa construção, ao sujeito indígena, foi negado o direito a uma identidade própria. Mais além, as ideias em questão legitimaram a discussão sobre a miscigenação das raças, em que não existia o indígena, mas o "caboclo". As diversidades étnica, linguística e sociocultural, além da própria história, foram negadas a esses sujeitos.

Na contramão dessa visão positivada, a recente historiografia sobre o tema, também conhecida como "Nova História Indígena", busca evidenciar os indígenas como agentes sociopolíticos da/na História. Nesse sentido, coloca-se o livro Xukuru: memórias e história dos índios da Serra do Ororubá (Pesqueira/PE), publicado originalmente como tese de doutorado em História, na Universidade de Campinas (Unicamp), pelo historiador Edson Silva. A pesquisa faz parte dessa nova historiografia, em que é apresentada como um contraponto às narrativas oficiais. Nesse sentido, as análises atribuem a importância desses sujeitos na (re)construção de sua história. Ao mesmo tempo, as memórias Xukuru surgem como narrativas que fundamentam as reivindicações das suas memórias, afirmando sua identidade étnica e seus direitos, sobretudo, ao território.

A discussão apresentada pelo historiador tem como pilar as implicações dos discursos oficiais nas relações sociais e políticas à época; neste caso, legitimou o fenômeno das invasões dos territórios indígenas pelos senhores de engenho, no litoral, e pelos fazendeiros no interior. Essas invasões foram mais acentuadas entre os anos de 1850 e 1870, quando foi promulgada a Lei de Terras e declarada a extinção dos aldeamentos respectivamente. Em Pesqueira, Pernambuco, os fazendeiros invadiram os territórios Xukuru, destruindo a paisagem natural e os espaços destinados à agricultura de consumo. No lugar, foi introduzida a pecuária, produção a que os indígenas não tinham acesso. Para além das invasões, os fazendeiros forçavam acordos de venda desproporcionais ao valor da terra. Até mesmo o vício em bebida alcóolica foi utilizado para retirar as terras dos Xukuru.

É nesse contexto que está ambientada a mobilização do povo indígena Xukuru do Ororubá, habitante do antigo aldeamento de Cimbres. O território demarcado localiza-se no município de Pesqueira, distante 230 quilômetros da cidade do Recife, Pernambuco. Atualmente, o território também se estende até o município vizinho, Porção.

As relações de exploração e a disputa pelo reconhecimento oficial do direito sobre o território apresentam-se como indícios. As análises apresentadas pelo historiador fundamentam-se por meio de uma...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT