Primeiras Linhas

AutorCleyson de Moraes Mello/José Rogério Moura de Almeida Neto/Regina Pentagna Petrillo
Páginas1-7
PRIMEIRAS LINHAS
Vivemos em uma época de grandes transformações. Uma
era da disrupção, inclusive na área da educação. Uma sociedade
em constante transformação imersa em uma “modernidade lí-
quida”, conforme lecionava Bauman. O fluxo contínuo de de-
senvolvimento tecnológico impacta consideravelmente as for-
mas de aprender, comunicar, organizar, informar e relacionar-se
com os outros na vida em sociedade.
A 1ª Revolução Industrial teve início com a invenção da má-
quina a vapor, a 2ª Revolução Industrial veio com a introdução
da produção em massa na linha de montagem por Henry Ford,
no século XX. Já a 3ª Revolução Industrial teve como elementos
identificadores a introdução dos controladores lógico programá-
veis (PLC) e da tecnologia da informação (TI) nas fábricas. A
Revolução Industrial é caracterizada pela “Indústria 4.0” e “Ma-
nufatura Avançada”,1 em que máquinas inteligentes se comuni-
cam entre si, sem intervenção humana.
1
1 De acordo com David Kupfer, “o conceito de Manufatura Avançada
entrou em evidência após ancorar um plano estratégico publicado pelo
governo americano (A National Strategic Plan for Advanced Manufactu-
ring, Executive Office of the Presidente and Nacional. President and
National Science and Technology Council, fevereiro de 2012). Já Indús-
tria 4.0, como prefere denominar o governo alemão, ganhou vida como
uma iniciativa conjunta do Ministério de Economia e Energia com empre-
sas líderes, universidades ecentros de pesquisa do país quando também
em 2012 lançou as bases de um ousado programa de reconversão tecno-
lógica da indústria germânica com essa marca (The Vision: Industrie 4.0,

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT